segunda-feira, 16 de abril de 2007

Blog da União dos Torcedores Brasileiros (UTB)

Manifesto da União dos Torcedores Brasileiros (UTB)

No dia 18 de março de 2006 aconteceu em São Paulo um grande congresso de torcedores chamado Fan Hearing. Torcedores de diversos Estados do Brasil, associados ou não a torcidas organizadas, discutiram as principais necessidades e exigências dos freqüentadores dos estádios brasileiros. Dentre tais necessidades, as de mais destaque foram:

· Mais participação democrática do torcedor nas decisões do futebol brasileiro;
· Maior interlocução entre autoridades e torcedores;
· Proteção da cultura do torcedor, ameaçada pela mercantilização do futebol;
· Proteção da geral e do ingresso a um valor acessível;
· Maior segurança e organização nos estádios;
· Menor discriminação, seja ela racial, social ou sexual;
· Fim da truculência policial;
· Fim da criminalização das torcidas organizadas.

Para que tais exigências e necessidades sejam atendidas, os participantes do encontro consideraram fundamental a criação de uma entidade representativa dos torcedores brasileiros. A criação de uma associação de torcedores é vista como um fator fundamental para defesa dos interesses daqueles que apreciam o futebol e freqüentam os estádios.
Nessa perspectiva, o grupo participante do Fan-Hearing, torcidas organizadas e torcedores comuns fundaram a UTB – União dos Torcedores Brasileiros.

Quem é a UTB?

A União dos Torcedores Brasileiros (UTB) é uma associação supra-regional e supra-clubística de torcedores e torcidas de todas as partes do Brasil.
Percebendo que autoridades, clubes e grande mídia tendem a associar os torcedores à violência e à baderna, temos como finalidade superar as rixas existentes e chamar atenção para os problemas, exigências e necessidade de todos.
O foco principal de atuação da UTB é a proteção da cultura dos torcedores, formada historicamente e ameaçada dia a dia pela criminalização do ato de torcer, pela mercantilização do espetáculo e pelo descaso das autoridades ante os direitos do torcedor.
Consideramos o futebol como um evento de grande importância não apenas esportiva, mas fundamental para o lazer, a integração social e a identidade cultural de cada brasileiro.
A UTB se percebe como parte de um movimento de torcedores, que define seus interesses e exige seus direitos. Pretendemos ser um interlocutor reconhecido pelas autoridades, pela mídia e pelos clubes na discussão de ações e propostas que atinjam, direta ou indiretamente, a cultura do torcedor.

O que quer a UTB?

Queremos unir os torcedores brasileiros de todas as regiões, clubes e torcidas para dar mais peso a estas nossas exigências, que são problemas de tudo mundo. Estamos em contato com associações de torcedores da Europa (Alemanha, Inglaterra, Itália etc). Esperamos que, a partir de nossa iniciativa, torcedores e torcidas organizem-se em nível municipal, estadual e nacional Participe deste Blog deixando comentários ou entra em contato conosco:
torcedores.brasil@gmail.com .

Nenhum comentário: