sábado, 12 de maio de 2007

Morte de torcedor deve gerar mudança na estrutura do Olímpico

http://esporte.uol.com.br/futebol/ultimas/2007/05/11/ult59u120449.jhtm

11/05/2007 - 15h56, Da Redação, Em Porto Alegre

A morte do torcedor William da Silva, que caiu da mureta que separa a arquibancada do Olímpico do gramado, deverá resultar em mudanças na estrutura do estádio. Por orientação dos órgãos de segurança, a divisória poderá ser aumentada em sua altura, para evitar novas quedas, já que elas tem sido freqüentes, especialmente no espaço onde atua a torcida Geral do Grêmio, a que costuma fazer o movimento da "avalanche", quando os torcedores descem os degraus da arquibancada correndo.
William desabou de uma altura superior a três metros e sofreu traumatismo craniano, vindo a morrer no Hospital de Pronto Socorro de Porto Alegre na madrugada de quinta-feira. A sugestão para elevação do muro foi da Brigada Militar, que há tempos vem pressionando os clubes a que parem de vender bebidas alcoólicas no estádio, o que seria uma das principais razões dos problemas com os torcedores.
A mureta tem apenas 80cm de altura e a distância até o solo do fosso onde com freqüência caem os torcedores, é de exatos 3,5m. Os gremistas costumam se equilibrar sobre ela, sendo que a largura para que firmem os pés é de apenas 9cm. "As quedas tem sido freqüentes, mas agora houve uma morte", lembrou o Coronel Jones, do comando da BM.
Há uma outra possibilidade de mudanças: como o Grêmio sonha em reformar o Olímpico para que venha a ser sede de jogos na Copa do Mundo de 2014, todo o espaço de arquibancadas deverá ser o preenchido por cadeiras, com o que a tradicional "avalanche" obrigatoriamente deixará de ser exercitada.
Especificamente quanto ao caso do jovem de 21 anos que morreu na última quarta-feira, após a queda ocorrida durante o jogo de Grêmio x São Paulo pela Libertadores, o delegado André Mocciaro da segunda delegacia de polícia de Porto Alegre já requisitou as imagens das câmeras internas do Olímpico para que auxiliem na elucidação do caso.
Testemunhas também serão buscadas. "As investigações começam nesta sexta-feira", avisou Mocciaro.

Nenhum comentário: