sexta-feira, 18 de maio de 2007

Movimento Fora Dualib!

http://blogdojuca.blog.uol.com.br/

Sob a luz dos lampiões o Corinthians nasceu. E é sob a luz dos lampiões que o Corinthians renascerá!

No próximo dia 25 de maio, sexta-feira, a partir das 20h, será lançado o Movimento “Fora Dualib”, na Rua Cônego Martins com a Rua José Paulino, no Bairro do Bom Retiro. Essa é a mesma esquina onde Joaquim Ambrósio, Carlos da Silva, Rafael Perrone, Antônio Pereira e Anselmo Correia fundaram o Corinthians.

Depois do ato, serão feitas diversas manifestações pacíficas contra Alberto Dualib nos estádios, nas ruas, no clube e via internet. O Movimento só terminará quando o ditador corinthiano estiver longe de ocupar qualquer cargo político dentro do clube.

Essa é uma iniciativa de torcedores do Corinthians, insatisfeitos com a má gestão da diretoria corinthiana e de Dualib, o continuísmo, as fraudes, os desvios de verbas e o nepotismo.

Se você, corinthiano que, assim como nós, quer acabar com essa vergonha, compareça ao ato! E se puder, leve um lampião. Vamos limpar a história de nosso clube!

MANIFESTO
A idéia deste movimento surgiu durante uma reunião de corinthianos, realizada para discutir questões envolvendo o cotidiano do Sport Club Corinthians Paulista. Foi uma iniciativa de torcedores, organizados e não-organizados, que estão descontentes com a atual fase, a má gestão do clube e o continuísmo dentro do Parque São Jorge. Com o objetivo de lutar contra essa péssima administração – que tem como figura central o presidente Alberto Dualib -, criamos este movimento, totalmente independente, mantido pela nação corinthiana e sem nenhuma ligação com o grupo de oposição do clube.
Nós exigimos a saída de Dualib da presidência do Corinthians e o fim da ditadura no clube! Para isso, organizaremos uma série de manifestações pacíficas nas ruas, nos estádios, no clube e via internet. Cumprindo seu dever histórico, a nação corinthiana se reúne para uma luta que pertence a cada um dos 30 milhões de apaixonados pelo Sport Club Corinthians Paulista.
Desde o ano passado, o futebol do Corinthians enfrenta uma crise sem tréguas. Ao invés de ocupar seu lugar entre os primeiros, teve desempenhos medíocres nos dois últimos campeonatos Paulistas e brigou para não ser rebaixado no Brasileirão. Isso sem falar na falta de resultados em outras disputas, como Libertadores da América e Copa do Brasil. A má situação do Corinthians dentro de campo é reflexo dos transtornos administrativos do clube, que vem se afundando em problemas nos últimos seis anos.
A MSI surgiu para estancar a crise financeira do Corinthians. Mas, como todas as parcerias firmadas na era Dualib, foi assinada e gerida de forma obscura. A suspensão dessa última parceria, há cerca de um ano, fez com que o clube mergulhasse ainda mais em dívidas, já que sua arrecadação não é suficiente para sanar todos os gastos. Os gastos, por sua vez, são excessivos, o que comprova a má gestão do atual presidente, seus vices e diretores. Como se não bastasse, são cada vez mais freqüentes as denúncias de fraudes, desvios de verbas e nepotismo. Processos contra o presidente, movidos por associados do clube e torcedores se amontoam nos tribunais aguardando julgamento. Além das ações movidas por ex-técnicos e jogadores, que não receberam o previsto em contrato.
E assim é que Dualib vem se mantendo no poder há 14 anos, a um preço alto demais para o Corinthians e especialmente alto demais para os milhões de torcedores apaixonados pelo time do Parque São Jorge.
A ditadura deve terminar! Os associados precisam ter o direito de eleger seu presidente, assim como escolhem o conselho que representa seus interesses. Mais que isso: a nação corinthiana precisa se unir para tirar do poder um grupo de pessoas que ao invés de pensar no bem do clube, se preocupa unicamente com favorecimento próprio e disputas de poder.
Chega de conivência, chega de passividade! O Corinthians precisa ser administrado de forma clara e honesta para voltar a ser grande. E para honrar a sua história e o próprio hino.

“Seu passado é uma bandeira, SEU PRESENTE, UMA LIÇÃO.”

“O Corinthians vai ser o time do povo e o povo é quem vai fazer o time”
(Miguel Bataglia, primeiro presidente do Sport Club Corinthians Paulista)

Esta carta expõe os princípios do movimento, seu funcionamento a regras.

Do movimento:

- Conduzir as ações da Nação Corinthiana, a fim de fiscalizar a administração do Sport Club Corinthians Paulista e reivindicar ações que beneficiem o clube. Todas as decisões serão tomadas durante assembléia, inclusive a discussão de novas metas.

Meta 1:

- Contestar a má administração e o continuísmo vigente no Sport Club Corinthians Paulista.

Objetivo da Meta 1:

- Banir Alberto Dualib da presidência do clube e de qualquer outro cargo político dentro do Corinthians, acusado de irregularidades e má gestão.

Planos de ação para a Meta 1:

- Manifestações populares pacíficas, reunindo toda a Nação Corinthiana e chamando a atenção da opinião pública.

- Conscientização e discussões com interessados na causa. As manifestações ocorrerão em locais públicos, em jogos, dentro do Corinthians e via internet (sites e comunidades do Orkut). Serão utilizados panfletos (manifestos escritos), faixas, cartazes, veículos de comunicação, carros de som e cantos de protesto. Fica estabelecido que os cantos não serão executados durante os 90 minutos de bola rolando.

Divulgação:

- Visual: panfletos, faixas, cartazes, camisetas e adesivos.

- Virtual: internet (sites e comunidades no Orkut).

- Veículos de comunicação: TV, rádio, jornais, revistas, comunicação online e informativos.


Dois Comentários de leitores:

[pst_positron] [Manaus-SP]
Considero o manifesto oportunista. Não que um movimento de libertação precise ter compromisso com algum movimento dentro do clube, ou patrocinador. Mas onde está a crítica ao patrocinador, ou melhor, a forma que se deu a transação? Pelo jeito, parece que o problema é o time está indo mal. Se houvesse o apoio de alguma máfia ou algo ilegal, e o time estivesse disputando títulos, haveria tal movimento? Eles estão compremetidos com a ética dentro do clube ou temem uma queda para segunda divisão? Faltou dar mais enfase a intenção que eles tem com a queda do Dualib. Ele cai, e daí? Nada de diretoria transitória, até os associados puderem eleger seu presidente? Porque tal movimento não surgiu durante o campeonato brasileiro de 2005? Agora que está indo mal, é fácil eleger as bruxas. E quantos disseram amém a MSI? Não estou cobrando compromisso com erro, mas se aparecer outra organização obscura a tirar o time do buraco, eles manteriam o movimento?
18/05/2007 13:26

[luizhmello] [http://corcorinthiano.zip.net] [Sorocaba - SP]
Claro que torcedores do time de futebol do Conrinthians manifestarem seu desejo é válido. Pessoalmente, não aprovo a gestão Dualib, desde o começo, coisa que poucos lembram. Entretanto, é preciso lembrar que ele é presidente de uma associação chamada Sport Club Corinthians Paulista. Essa associação abrange e dirige um time de futebol profissional. O meio democrático mais aceitável para impedir o presidente é através de uma assembléia geral extraordinária, convocada com o objetivo específico de destituir a atual diretoria e convocar novas eleições. Como convocar essa assembléia, deve rezar nos estatutos da associação. Em outras palavras, esses movimentos não surtirão efeito, se os associados do clube não fizerem o que só eles podem fazer. Há, ainda, os instrumentos não democráticos, aos quais eu não recorreria. Insisto que basta à Assembléia, afastar o presidente da gerência do futebol e contratar um gerente profissional. Uma atitude legal e cabível.
18/05/2007 14:28

Nenhum comentário: