segunda-feira, 7 de maio de 2007

Torcida mata fome antes de a bola rolar

http://globoesporte.globo.com/ESP/Noticia/0,,MUL32695-8066,00.html

07/05/2007 - 16h52m - Atualizado em 07/05/2007 - 18h38m

GLOBOESPORTE.COM leva nutricionista para avaliar quais as condições de higiene

Fred Huber Do GLOBOESPORTE.COM, no Rio de Janeiro

Alimentos expostos ao sol: perigo para os torcedores de Fla e Bota
Dia de final no Maracanã combina com sol, cerveja, churrasquinho, cachorro-quente... Antes de a bola rolar para a decisão entre Flamengo e Botafogo, os torcedores fizeram o "aquecimento" nos bares e carrocinhas nos arredores do estádio. Mas, será que os alimentos que as torcidas comeram respeitam um padrão mínimo de higiene?

A reportagem do GLOBOESPORTE.COM convidou a nutricionista Flavia Garcia para uma inspeção nos principais pontos de encontro antes do horário da partida. Ela encontrou inúmeros problemas, tanto de conservação quanto de exposição dos alimentos.

- Os problemas são basicamente os mesmos. Esses lugares têm problemas de refrigeração, limpeza, a temperatura de conservação não é adequada, mulheres com cabelo solto, sem luva... Vi bandejas com alimentos expostas ao sol, canudos sem papel, baratas e ferramentas junto com comida. Alguns bares têm balcão de madeira, o que também é um problema - afirma, acrescentando que, proporcionalmente, os bares estão em condições piores que as carrocinhas.

Uma das barracas visitada foi a de Cristina Souza, há 15 anos trabalhando como vendedora. Ela revela que teve que chegar no Maracanã às 6h para conseguir um bom lugar e fugir do confronto com a polícia. O trabalho, segundo ela, só termina por volta de uma da manhã, bem depois do término da partida.


As condições de higiene dos bares não passaram na avaliação da nutricionista

- A gente não pode botar a barraca lá na frente (na rua principal, perto das bilheterias do estádio) porque eles pegam as mercadorias e não devolvem. Eles (a polícia) não gostam de camelô - diz.

Outro vendedor, que não quis se identificar, diz que a alegria de todos é quando o Flamengo vai estar em campo. De acordo com ele, os torcedores rubro-negros são os que mais "simpatizam" com os quitutes.

- A torcida do Flamengo é a alegria de todos, porque tem as pessoas mais humildes, e o Vasco vem em segundo lugar. A torcida do Botafogo, que normalmente são pessoas mais velhas, e a do Fluminense, preferem parar antes nas lanchonetes famosas. Essas duas costumam chegar em cima da hora do jogo - afirma, acrescentando que os dias de partidas à noite são bons porque as pessoas saem do trabalho direto para o jogo e, geralmente, estão com fome.

Um dos pontos importantes ressaltados por ele foi a comercialização de cerveja somente em latas de alumínio.

- Nada de cerveja em garrafa, até para nossa segurança - diz.

Todos comerciantes que conversaram com a reportagem disseram que ninguém passou mal ou voltou para reclamar dos alimentos até hoje. A torcida rubro-negra, feliz da vida, nem deve ter ligado para isso. Resta saber se os torcedores botafoguenses tiveram uma digestão tão tranqüila.

Nenhum comentário: