sábado, 2 de junho de 2007

Campeonato Paranaense 2008 fere estatuto do torcedor

http://www.jornaldebeltrao.com.br/noticias/noticias.asp?id=25030&idsessao=6

Da Redação do FutebolPR, 31/05/2007 - 21h2

O Campeonato Paranaense de 2008 teve sua fórmula de disputa aprovada terça-feira passada. O que os clubes decidiram em arbitral, porém, vai contra o Estatuto de Torcedor, que só permite alterações em um regulamento após dois anos de vigência.O estadual de 2005 separou os clubes em dois grupos na primeira fase e determinou fases eliminatórias (mata-mata) típicas de uma copa: quartas-de-final, semifinal e final. O mesmo formato repetiu-se em 2006.Em 2007, estabeleceu-se o turno único, sem divisão de chaves, manteve-se a passagem de oito dos 16 clubes para a etapa subseqüente e o mata-mata até a decisão, que foi entre Paraná e Paranavaí. Pelo estatuto, este novo regulamento deveria ser bisado. O Paranaense aprovado, porém, tem apenas duas fases: o turno único e um octogonal decisivo (também em turno único).

Campeonato Paranaense
Fórmulas aprovadas a partir de 2005
2005/2006
16 clubes. Primeira fase com dois grupos (turno único). Da segunda fase em diante houve etapas eliminatórias: quartas-de-final, semifinal e final. Dois clubes foram rebaixados.
2007
16 clubes. Primeira fase sem divisão por grupo (turno único). Da segunda fase em diante houve etapas eliminatórias: quartas-de-final, semifinal e final. Dois clubes foram rebaixados.
2008
16 clubes. Primeira fase sem separação de grupo (turno único). Os oito primeiros colocados classificam-se para o octogonal decisivo (turno único). Quatro clubes serão rebaixados.

Estatuto do torcedor
Artigo 9.º, parágrafo 5.º: É vedado proceder alterações no regulamento da competição desde sua divulgação definitiva, salvo nas hipóteses de (...) após dois anos de vigência do mesmo regulamento, observado o procedimento de que trata este artigo.

Nenhum comentário: