segunda-feira, 25 de junho de 2007

Incrível. Impressionante. Imbatível.

Domingo, Junho 24, 2007

http://ondeacorujadorme.blogspot.com/2007/06/incrvel-impressionante-imbatvel.html

A torcida do meu time, assim como a da maioria dos clubes brasileiros, é oportunista. Só vai na hora boa. Como estamos em ÚLTIMO lugar na Série B, não somos campeões desde 1998 e nosso rival conquistou cinco títulos estaduais nesse período e está na Série A desde 2002 (...), em fóruns de discussão diversos torcedores pregam o abandono do estádio como forma de protesto contra a atual diretoria.

Esses torcedores acreditam que, dessa forma, o time milagrosamente vai começar a ganhar de goleada, dar espetáculo e ter dinheiro para contratar craques. É um tipo de torcedor que existe em todos os clubes (em uns mais, em outros, menos): nas horas boas, pinta o rosto com as cores do clube, leva bandeiras, canta, faz juras de amor eterno, etc., mas basta as vitórias rarearem para dizer "vou cancelar meu título de sócio", "não vou ao estádio enquanto não ganhar", "se fizer time, a torcida vai" e outras coisas do gênero..

Nada contra esse tipo de torcedor. Acho que é uma maneira diferente da minha de se relacionar com seu time de futebol. É quase uma relação de cliente que está descontente e deixa de comprar em determinado estabelecimento. "Ah, não tem mais pão doce com creme e farofa? Só pão seco? Então não venho mais aqui enquanto não voltarem a fazer pão doce com creme e farofa!". Isso eu não consigo fazer.

Se eu morasse me Belo Horizonte, estaria no Mineirão na tarde de 27 de novembro de 2005. Cantaria junto com os outros 40 ou 50 mil torcedores atleticanos o hino do Galo depois do empate por 0-0 com o Vasco que rebaixou o time pela primeira vez à Série B. Se morasse em Salvador, estaria com os 25 mil torcedores do Bahia que empurraram - em vão, mas empurraram - o time na Série C do ano passado.A única coisa que eu jurava nunca fazer (e nunca fiz) é ir a jogo com o time já eliminado ou já rebaixado. Mas mudei meus conceitos depois que vi os quatro vídeos que reproduzo abaixo http://ondeacorujadorme.blogspot.com/2007/06/incrvel-impressionante-imbatvel.html . Eles me deixaram envergonhado como suposto "torcedor exemplar" que pensava que era. Fiquei ainda mais encabulado ao lembrar de um jogo contra o Náutico em que saí do estádio dez minutos antes do fim só porque estávamos perdendo por 4-1 (terminou 4-2).

O time desses caras de verde-e-preto, o Nueva Chicago, JÁ ESTAVA REBAIXADO para a Segunda Divisão argentina quando enfrentou o Independiente FORA DE CASA, no ano passado. E eles fizeram isso... A coisa mais decente que os jogadores, os que rebaixaram o clube, poderiam ter feito é dar o uniforme para 11 torcedores jogarem.

Nenhum comentário: