segunda-feira, 9 de julho de 2007

Cantos

http://ondeacorujadorme.blogspot.com/2007/07/cantos.html

Outro dia vi uma reportagem no Globo Esporte sobre as belas e singelas canções da torcida do Botafogo. Bonitas e sem apologia à violência.
Na final da Libertadores, a Globo também mostrou uma canção que os gremistas importaram dos hermanos. Também muito bela e sem falar em "matar", "porrada" ou "terror".
Odeio pieguice e sei que canção de torcida tem que ser algo para extravasar. Não tem graça ir a estádio e não gritar palavrão. De vez em quando, não tem nada demais colocar um p***, um f*** ou um c*** no meio das musiquinhas. Mas acho que o negócio no Brasil descambou para um lado ruim. É muita apologia à violência, ameaça a rivais, etc., e nada de apoiar o time.
Tirando as partes em que chamam os colorados de "macacos" (racismo, por mais que tentem inventar mil teorias para justificar o "apelido"), as canções dos gremistas são perfeitas. Falam do seu time e do amor que têm por ele. Perfeito. E o estilo gremista de torcer, inspirado nos vizinhos castelhanos, aos poucos começa a tomar corpo em outras partes do país. Vejo isso em alguns vídeos da internet.
Que bom. Acho que chegamos a um momento em termos de torcidas de futebol que precisamos escolher o que queremos. Eu, sinceramente, não saio de casa para ir ao estádio gritar que vou matar torcida X, dar porrada em torcida Y e quebrar torcida Z. Espero que, cada vez mais, esse tipo de canção entre em desuso. Estádio não foi criado para uma meia-dúzia brincar de bandidinho.

Confere: http://ondeacorujadorme.blogspot.com/2007/07/cantos.html

Nenhum comentário: