quarta-feira, 8 de agosto de 2007

Aprovada, nova Vila Belmiro aguarda investidores e mira Copa-14

06/08/2007 - 19h13, Bruno ThadeuEm Santos

http://esporte.uol.com.br/futebol/ultimas/2007/08/06/ult59u127393.jhtm

O projeto de ampliação da Vila Belmiro foi apresentado, nesta segunda-feira, pela diretoria do Santos ao prefeito da cidade, João Paulo Tavares Papa, que se comprometeu a executar toda a infra-estrutura externa do estádio. Com o plano pronto, clube e prefeitura agora iniciam os contatos com a iniciativa privada para bancar a obra.
Por não ainda ter investidores para custear a ampliação da Vila - que passará de 21.700 para pouco mais de 37 mil espectadores - o presidente do Santos, Marcelo Teixeira, não fixou data para começo e término do empreendimento, muito menos o gasto para a modernização do estádio santista."
É muito precipitado informarmos o custo. Haverá licitação e, portanto, não seria interessante estabelecermos um valor, até porque o projeto está apenas começando. O mesmo vale para o início das obras. Estejam cientes de que a ampliação será feita por fases e o Santos não precisará mais subir a serra para disputar decisões", discursou o mandatário alvinegro, em encontro na prefeitura de Santos.
A Conmebol exige capacidade mínima de 40 mil espectadores para finais de Libertadores. De acordo com o dirigente santista, posteriormente à reformulação prevista para a Vila Belmiro, um outro estudo está sendo feito para que o estádio abrigue até 45 mil torcedores. Para isso, o clube cogita demolir parte do setor das sociais para levantar novas arquibancadas.
Independentemente da quantidade de torcedor, a Vila Belmiro deverá ser usada para treinamentos de alguma seleção que disputará a Copa do Mundo de 2014; o Brasil é o único candidato. "O Santos está buscando atender as solicitações da CBF, pois caso haja a confirmação do Mundial no país a Vila deverá receber uma seleção para treinamentos. A equipe indicada terá o CT [Rei Pelé] e contará também com um estádio para excelente preparação", informou Marcelo Teixeira.
Por ora, o dirigente alvinegro adia outros projetos de arena santista. Estudos com grupos alemão e holandês não saíram do papel. "O Santos tem uma série de projetos, mas o prioritário no momento é esse da Vila Belmiro. Mas nada está descartado com outros interessados, até porque não estão diretamente ligados ao Santos, ao contrário desse projeto com a prefeitura".

Apesar do aumento da capacidade do estádio, não está prevista no projeto a criação de bolsões de estacionamento nos arredores da Vila Belmiro. Na avaliação do dirigente do Santos, o torcedor já possui diversos locais de estaciomento de veículos nos acessos à Vila. O único plano em pauta será a melhoria do estacionamento localizado entre a Portuguesa Santista e a Santa Casa. "Atualmente não há nenhum tipo de problema de trânsito no entorno da Vila Belmiro. Até por recomendação da Fifa é solicitado para que não haja estacionamento no estádio, evitando trânsito e outros transtornos. As áreas e bolsões existentes próximos da Vila são suficientes para receber os torcedores".

Nenhum comentário: