sexta-feira, 24 de agosto de 2007

Entrevista II: NetVasco

Caros leitores,

A UTB continua entrevistando torcedores de todo o Brasil, que representem alguma torcida ou um site que aborde temas de torcedores. As entrevistas serão usadas para um mapeamento da situação atual dos torcedores brasileiros. Quais suas opiniões e interesses? Quais seus problemas?
Queremos uma visão pessoal, que não necessariamente representa toda a torcida.

1. Quem é você?

Marcus Vinícius Rabh Barbosa, 17, Rio de Janeiro, colaborador do site e Administrador do Fórum NetVasco (www.netvasco.com.br/netvasco ).

2. Descreva seu site: por que foi criado, qual é sua proposta?

O NetVasco foi criado em 2000 para divulgar o nome, a bela história, as muitas conquistas e o dia-a-dia do Club de Regatas Vasco da Gama.
Nesses 7 anos, muita coisa mudou e, hoje em dia, nosso site
e Fórum são referencias nacionais quando o assunto é Vasco da Gama.

3. Em quais aspectos, o estádio do seu time é diferente dos outros?

São Januário se destacou por ter sido contruído diretamente com a ajuda de Vascaínos de verdade, que doavam parte de seus salários para uma verdadeira "vaquinha" para a constução de São Januário, movimento esse conhecido como "A Campanha dos Dez Mil", onde foi arrecadado dinheiro suficiente para se comprar o terreno e fazer a construção do estádio.

São Janúario também se incorporou à história da Engenharia Civil do nosso país, já que o presidente à época se recusou a dar permissão ao clube de importar cimento Belga. Sendo assim, os construtores de São Januário criaram um novo estilo de construção: misturar uma pá de cimento com duas e meia de areia e três de pedra britada.

Além disso, todo o charme da arquitetura portuguesa dá o ar da graça no estádio Vascaíno, que, sem nenhuma dúvida, é um dos mais importantes do mundo, tanto pela beleza quanto pela sua história.

4. Qual é o maior problema do estádio do seu time?

Há um grande problema de acesso, já que as ruas das redondezas são muito estreitas e as vagas de estacionamento bastante reduzidas.

5. O que você acha sobre estádios que não possuem a geral e onde existe a obrigação de se sentar em cadeiras numeradas?

Uma medida completamente elitista e que quer impedir o maior bem do torcedor brasileiro: a cultura de torcer para o seu time do lugar que prefere no estádio.


5. Qual é, atualmente, a manifestação mais bonita da torcida do seu time?

Não há coisa mais linda do que ir a São Januário e ver a linda cascata de fogos que "despenca" da marquise das sociais de São Januário e toda a torcida vascaína cantando "Vou torcer pro Vasco ser campeão. São Januário, meu caldeirão !!!"

6. Quais são os pontos positivos e negativos na relação entre o grupo que você representa e a diretoria do seu time?

Nós do NetVasco buscamos sempre ser imparciais, porque nosso objetivo é ter um site que valorize o nosso clube, e não a diretoria e a oposição do clube.
É exatamente por isso que não há nenhum tipo de briga entre a diretoria e o NetVasco.

7. Como você avalia a atuação da polícia em dias de jogo no estádio do seu time? Qual o tipo de relação vocês têm com a polícia?

O policiamento poderia ser melhorado em qualquer estádio do país, principalmente na entrada e na saída dos jogos, onde sempre há choque entre torcidas.

Em São Januário temos um bom sistema de monitoramento através de câmeras de segurança, que filmam tudo que acontece no estádio, prendendo imediatamente o torcedor que violar alguma regra. Essa medida é muito interessante porque evita que o Vasco perca mandos de campo, já que o torcedor problemático é levado pela polícia logo quando é identificado.

8. Existem restrições em relação ao material da torcida no seu estádio?

Não. As torcidas do Vasco estão sempre presentes em São Januário para apoiar o Vasco com suas bandeiras, faixas, sinalizadores, fogos e baterias.

Inclusive é interessante informar que o uso de baterias em torcidas nos estádios foi invenção de uma Vascaína e acabou virando sucesso em todo o mundo.

9. Existem problemas em relação à discriminação racial, social ou sexual na torcida do seu time?

Nenhum.

Inclusive o Vasco tem uma grande tradição nesses casos de igualdade, pois foi o primeiro clube brasileiro a ter negros e analfabetos em seu elenco, contrariando, inclusive, as elites da época: Flamengo, Fluminense, Botafogo e América, que só possuiam jogadores de famílias ricas e com formação universitária.

10. Você viaja com seu time? No caso de sim: Quais as suas experiências? Qual foi sua melhor e pior viagem e por quê?

Nunca viajei, até por que, há pouco tempo, não morava na capital e estava, assim, impossibilitado de viajar com a torcida.

Mas temos grandes casos de viagens da torcida Vascaína pelo mundo, merecendo destaque a ida da nossa torcida ao Monumental de Nuñez, quando viram o espetacular gol de falta do Juninho na semifinal da Libertadores de 1998 e a ida de torcedores à Tókyo na final, lamentavelmente, perdida pelo Vasco no mesmo ano.

11. Quais as suas expectativas em relação à Copa 2014?

A minha única expectativa é que o Vasco possa ceder jogadores que ajudem na conquista desse título, que seria sensacional para o povo brasileiro, já que é bem provável que essa Copa seja realizada em território nacional.

Muito obrigado, Vinícius!

Nenhum comentário: