quarta-feira, 8 de agosto de 2007

Liberdade de expressão?

Liberdade de expressão?

www.saopaulofc.com.br

O técnico Muricy Ramalho será denunciado pelo procurador geral do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), Paulo Schmidtt, por ter criticado a decisão da entidade de absolver o atacante Dodô, do Botafogo, no caso de doping.Depois da vitória sobre o Juventude, por 3 a 1, na última quinta-feira, o treinador do time do Morumbi comentou o fato de maneira veemente, e chegou a dizer que no "Brasil tudo acaba em pizza" e que "o exame antidoping perdia a credibilidade".Schmidtt já pediu uma fita com as declarações do técnico são-paulino para enviar aos relatores do STJD com a denúncia. Caso seja acatado o pedido do procurador geral, Muricy Ramalho será julgado e pode ser suspenso de 70 a 720 dias.Segundo Paulo Schmidtt, Muricy Ramalho infringiu o artigo 190 da lei desportiva brasileira: "Manifestar-se de forma desrespeitosa ou ofensiva contra ato ou decisão de entidade de administração do desporto e da Justiça Desportiva".Questionado, via assessoria de imprensa, sobre a possibilidade de ir ao tribunal desportivo como réu, o técnico do São Paulo preferiu não comentar o caso.Essa polêmica surge às vésperas de um confronto decisivo contra o Botafogo de Dodô, que briga diretamente com o São Paulo pela liderança do Campeonato Brasileiro. O duelo acontece na quarta-feira, às 21h45, no estádio do Maracanã.
Leandro CanônicoUol Esporte

Comentários:

Uyrá (UTB): Acho que nem devo elocubrar muito sobre essa questão. Uma vergonha sem tamanho só de ser levantada. Mais uma vez nosso país mostra porque é BraZil com Z de zona. Temos a mais moderna das constiuições,que fica somente no plano das teoria. o que percebemos é uma prática autoritária, nos moldes do falecido ACM, algo que beira o infantil " Não gostei do que vc falou de mim, então você não brinca mais". Uma pena que a "justiça" se preocupe com coisas tão pequenas ( será que é à toa???) e deixe passar às vistas grossas problemas cabeludos. Verificou-se isso também no PAN, vi pouco do evento, e , ao assitir à final de handebol masculino a geradora de imagens optou por não mostrar a briga dos jogadores. Não que eu seja sedento por sangue e brigas, mas prefiro ver com meus olhos do que ficar refèm da interpretação de jornalistas ufanistas aos extremo. Uyrá

Leda (UTB): É impressionante e muito procupante ver que o futebol tem se transformado em um território em que é muito difícil e perigoso expressar opinões de modo democrático. O caso Muricy e mais um exemplo dessa transformação muito negativa para o futebol brasileiro.
Enquanto isso, um juiz profere uma sentença baseado em argumentos claramente preconceituosos. E até agora nenhuma punição lhe foi imposta. Enquanto isso, a bandeirinha Ana Paula Oliveira teve que apitar na segunda divisão do Campeonato Paulista como punição pelos erros cometidos na partida da Copa do Brasil entre Botafogo e Figureirense. Ela de fato cometeu um erro que prejudicou o clube alvinegro, mas um erro tão grave quanto o cometido por Carlos Eugênio Simon ao não assinalar um pênalti a favor do Atlético Mineiro pelas quartas de final da Copa do Brasil, no jogo contra o Botafogo. Entretanto Carlos Eugênio não foi punido e continou atuando nos gramados, prova disso é que amanhã apitará o importante jogo entre Botafogo e São Paulo.
Há dois pesos e duas medidas no futebol nacional e realmente tem se dado muita importância a coisas que não deveriam ser alvo de tanta discussão. Aquilo que realmente é relevante passa muitas vezes despercebido e perde-se com isso a oportunidade de fazer do futebol uma arena de boas e relevantes discussões de temas que não são restritos a esse esporte mas que podem se manifestar por intermédio dele. Perde o futebol, perde todos nós.
Leda

Um comentário:

Anônimo disse...

A não exibição de imagens da briga é um respeito aos telespectadores que num sábado/domingo de manhã não querem ver alguém enfiando uma cadeira em outro pessoa (além da classificação do horário, etc). Como você acha que uma criança pequena reagiria ao ver alguém levando um soco na cara sem qualquer aviso? Eu ainda não quero explicar pra minha filha de 7 anos que um bando de idiotas podem se agredir gratuitamente. Aliás, chega a ser inocente a crença de que a TV tem que exibir a briga ou qualquer outro tipo de violência gratuita e fora de contexto, ela transmite o que julgar melhor (dentro dos limites estabelecidos em Lei). A globo fez o correto, melhor pecar pelo zelo do que pelo exagero, neste caso. Pense que existem milhares de outras pessoas assistindo também.