terça-feira, 21 de agosto de 2007

Para não receber punição, Sérvia inicia combate ao racismo

Futebol/Eliminatórias para Euro-2008 - (20/08/2007 14:48:30)

http://www.gazetaesportiva.net/ge_noticias/bin/noticia.php?chid=114&nwid=248382

Belgrado (Sérvia) - Temendo a exclusão de campeonatos europeus, a Federação Sérvia de Futebol (FSS) dará início a partir desta quarta-feira uma campanha contra o racismo. Para o duelo contra a Bélgica em Bruxelas, pelas Eliminatórias para a Eurocopa-2008, os jogadores da seleção eslava vestirá camisetas com mensagens anti-racistas e a entidade distribuirá panfletos aos torcedores nas imediações do Estádio Roi Baudoin.
Recentemente, a FSS foi multada em 33 mil dólares (aproximadamente R$ 66 mil) em decorrência dos insultos racistas proferidos por torcida e atletas durante a partida contra a Inglaterra, em junho, pelo Campeonato Europeu Sub-21.
Alem disso, a Uefa iniciou as investigações sobre acusações de que o meio-campista norte-americano DaMarcus Beasley, do Rangers, havia sido discriminado em solo montenegrino por torcedores pró-Sérvia. O fato teria acontecido na derrota do time escocês na na derrota por 1 a 0 diante do FK Zeta, em Montenegro, pela etapa de classificação da Copa dos Campeões da Europa.
Para evitar tais acontecimentos, a entidade máxima do futebol europeu avisou à FSS que qualquer comportamento racista por parte dos torcedores resultaria na expulsão do país de competições européias oficiais. A primeira medida dos dirigentes sérvios foi optar por não organizar caravanas de torcedores rumo à Bélgica. No entanto, há outras preocupações em relação a sérvios que vivem fora do território eslavo.
“É evidente que a maioria dos incidentes foi causada por torcedores que não vivem em território sérvio”, disse Zvezdan Terzic, presidente da FSS. “Grande parte dos fãs viveu anteriormente em áreas devastadas por guerras iugoslavas. O que tentamos explicar a eles é que a guerra acabou e que o país agora vive em paz com a Europa”, complementou.

Nenhum comentário: