sábado, 4 de agosto de 2007

Pequim ameaça prender torcedor de futebol por xingamento

Sexta-feira 3 de Agosto, 2007 11:16 GMT

http://br.today.reuters.com/news/newsArticle.aspx?type=sportsNews&storyID=2007-08-03T141615Z_01_B823802_RTRIDST_0_ESPORTES-FUT-PEQUIM-XINGAMENTOS-POL.XML

PEQUIM (Reuters) - Temendo que algum comportamento grosseiro envergonhe o país durante os Jogos Olímpicos de 2008, a polícia de Pequim ameaça prender torcedores que soltarem palavrões num jogo de futebol no fim de semana na cidade, como forma de educar o público.
Policiais ficarão nas arquibancadas filmando a torcida do jogo de domingo entre o Barcelona e o Beijing Guoan. Estarão atentos a espectadores que xinguem, briguem ou atirem lixo, segundo reportagem da agência de notícias Xinhua na sexta-feira.
"É bem descabido ter 30 mil pessoas gritando e xingando em massa", disse o porta-voz policial Liu Chunjiang à agência. "O que estamos tentando fazer é dar a orientação correta sobre como ver um jogo de futebol, não impor nada aos espectadores."
Além de serem detidos, os torcedores mal-comportados podem ser proibidos de entrar nos estádios durante um ano.
Liu disse que a polícia usará o amistoso de domingo como um teste para os Jogos Olímpicos do ano que vem.
Os pequineses são conhecidos na China por sua tendência a incluir palavrões cabeludos em qualquer conversa coloquial.
O governo teme que os palavrões e outros comportamentos "bárbaros", como cuspir em público e empurrar as pessoas, provoquem constrangimentos ao país durante a Olimpíada. Por isso, as autoridades fazem campanhas para tornar a população mais "civilizada."

(Reportagem de Ben Blanchard)

Nenhum comentário: