segunda-feira, 17 de setembro de 2007

Com folga, Ronaldinho é o jogador mais admirado

Folha de São Paulo, 16.09.07

Astro do Barcelona agrada aos torcedores de todas as idades, classes e clubes
Seleção de Dunga atende mais ao gosto comum com o trio de astros como titular, faltando Ronaldo e Rogério para um time mais popular

DA REPORTAGEM LOCAL

Ele não foi bem na Copa, perdeu o posto de melhor do mundo, não ganhou títulos de expressão na última temporada com o Barcelona, pediu dispensa da Copa América, amargou a reserva da seleção e, mesmo assim, é o jogador mais admirado pelos torcedores brasileiros.
Pesquisa do Datafolha que colheu respostas espontâneas e únicas coloca Ronaldinho bem à frente de outros ídolos nacionais, do presente e do passado. O meia-atacante gaúcho foi o preferido de 22% dos entrevistados. Kaká, que vive seu melhor momento e deve ganhar o prêmio de melhor do mundo neste ano, ficou em segundo lugar na lista, com 10% dos votos.A vantagem de Ronaldinho pode até ser mais significativa, pois 5% das pessoas ouvidas apontam como o atleta mais admirado Ronaldo, sem especificar se é o jogador do Barcelona ou se é o "
"Fenômeno", do Milan. O Ronaldo que vive uma nova lesão polêmica teria no máximo 10% da preferência.Robinho também foi bem lembrado pelos entrevistados. O jogador do Real Madrid teve 5% dos votos, mesmo número de Romário, que chegou neste ano ao milésimo gol (nas contas dele) e virou até estátua.
O ídolo vascaíno ainda não aposentou a carreira e integra, ao lado do são-paulino Rogério Ceni (2%) e do palmeirense Edmundo (1%), a minoria citada na pesquisa que atua no país atualmente -Roberto Carlos, hoje no Fenerbahce, da Turquia, teve 1% de lembranças.
Além de ídolos do passado, como Pelé e Zico, o meia inglês Beckham recebeu significativos votos -a consulta do Datafolha admitiu jogadores de outras nacionalidades.A popularidade de Ronaldinho é maior entre o público masculino. Tem 25% dos votos dos homens e 19% da preferência das mulheres -Kaká apresenta os mesmos números para o público masculino e feminino.Ronaldinho é mais querido pelos mais jovens. Entre os entrevistados de 16 a 24 anos, ele é o preferido, com 26% dos votos. Entre os com 60 anos ou mais, também fica na frente, com 16% das lembranças. A adoração por ele é praticamente igual nas classes A/B (20%), C (24%) e D/E (21%).
O craque gaúcho agrada a um bom número de torcedores de todos os times, mas lidera com folga entre os gremistas (44% dos seguidores do clube que o revelou o admiram acima de todos). Rogério, por exemplo, é o preferido de 19% dos são-paulinos, mas só de 2% de corintianos e palmeirenses. Já Robinho tem a maioria dos votos dos santistas (25%).
Todos os bem votados atuam ou atuaram com a camisa da seleção. Ao resgatar agora Ronaldinho e Kaká para a equipe canarinho, portanto, o técnico Dunga atende, assim, ao gosto popular. Os dois craques devem formar com Robinho a parte ofensiva do time que jogará as eliminatórias da Copa de 2010.Na última pesquisa do Datafolha, apenas 1% dos torcedores apontou a seleção brasileira como seu time de preferência. Na lista anterior, pouco antes da Copa da Alemanha, esse número era de 3% (houve variação para baixo na margem de erro).
(RODRIGO BUENO)

Nenhum comentário: