quarta-feira, 17 de outubro de 2007

Governo teme não "absorver" quantidade de torcedores no Maracanã

17/10/2007 - 09h20

http://www1.folha.uol.com.br/folha/esporte/ult92u337276.shtml

SÉRGIO TORRESda Folha de S.Paulo, no Rio

Análise reservada da Secretaria de Esporte do Estado do Rio e da PM (Polícia Militar) prevê caos em volta do Maracanã, nesta quarta-feira, caso o público da partida entre Brasil e Equador, válida pelas eliminatórias para a Copa do Mundo-2010, deixe para chegar ao estádio após as 21h.
Os acessos não propiciam a entrada simultânea, com rapidez, das milhares de pessoas esperadas. A estimativa é de 80 mil a 90 mil pessoas, entre pagantes, convidados e trabalhadores no Maracanã. O jogo contra o Equador começa às 21h45.

Dois pontos de aglomeração são considerados bastante críticos: os acessos às arquibancadas pela estátua do Bellini (avenida Maracanã) e pela Uerj (Universidade do Estado do Rio de Janeiro).

Caso haja tumultos --e pior, vítimas--, tanto a CBF quanto o governo estadual temem a repercussão ruim no exterior, afinal o Brasil pleiteia sediar a Copa de 2014, e um Maracanã arrumado e confortável tem tudo para ser um de seus principais trunfos.
O próprio secretário de Esporte, Eduardo Paes, pré-candidato a prefeito do Rio em 2008 pelo PMDB, admitiu, em entrevista por telefone, estar preocupado. Tanto que fixou para as 18h a abertura dos portões e providenciou atrações variadas para entreter o público, especialmente as crianças, como tatuagens, pinturas corporais, distribuição de 100 mil bandeiras, chutes a gol e apresentação de música.
"Se chegarem todos os torcedores ao mesmo tempo, às 21h, não terá como absorver. Vai ter problema", previu o secretário, que proibiu o estacionamento em volta do estádio. "Não venha de carro", alertou.
Na tentativa de evitar tumultos, a PM vai mandar ao Maracanã um efetivo de 1.200 policiais. Além de administrar um entorno complicado, com pessoas não acostumadas a freqüentar um estádio de futebol, já que o perfil de público esperado é mais variado do que aquele que freqüenta normalmente os jogos do Campeonato Brasileiro, os PMs terão a incumbência de impedir enfrentamentos entre torcedores inimigos. As ameaças pela internet começaram já há um mês, entre supostos representantes de organizadas do Flamengo, do Vasco e do Botafogo.

A situação do gramado, queixa do treinador Dunga, também preocupa, embora o secretário negue que haja problemas. O jogo de hoje será o 81º disputado no estádio neste ano. É um recorde, segundo Paes, que credita o uso constante do estádio ao fato de "o Maracanã estar um espetáculo".

Nenhum comentário: