quarta-feira, 10 de outubro de 2007

Torcida jovem

Por MAURO PAULINO, diretor do Datafolha.

Especial para o Blog do Juca. http://blogdojuca.blog.uol.com.br/

Há algo que nos últimos 14 anos não mudou na cabeça dos brasileiros: seus times de preferência.
Nesse período alguns clubes conquistaram os mais cobiçados títulos, outros enfrentaram jejuns e crises históricas.
Nada interferiu na distribuição das torcidas pelo país.
Em 1993, quando o Datafolha fez a primeira de sua série de pesquisas sobre as predileções clubísticas dos brasileiros, o Flamengo ocupava a primeira colocação com 17% das menções, enquanto o Corinthians era citado por 10% dos que tinham mais de 16 anos de idade.
No levantamento mais recente, feito em agosto deste ano, o Flamengo continua com os mesmos 17% e o Corinthians varia apenas dentro da margem de erro estatística chegando a 12%.
Mesmo o São Paulo, com todas as conquistas obtidas nesse período, não apresenta variação significativa e contínua que possa caracterizar crescimento.
Alguns acreditam que se as pesquisas fossem feitas também com jovens a partir de 12 anos os resultados captariam a possível ascensão dos são paulinos.
Até aqui os números não confirmam esse argumento mas sinalizam uma boa notícia para eles.
No final de 1993, um ano após a conquista do primeiro título mundial e às vésperas do bicampeonato, o São Paulo contava com 8% dos torcedores entre os brasileiros mais jovens, com idade entre16 e 24 anos, número muito próximo dos 7% obtidos no total naquele ano.
Sete anos depois, passada a era Telê, outra pesquisa do Datafolha mostrava que a fatia mais jovem da torcida tricolor crescera para 12%.
Não foi o suficiente para alterar o seu percentual total mas, a partir daí o São Paulo passou a figurar em todas as pesquisas seguintes, junto com Flamengo e Corinthians, entre os únicos times com torcida acima da média nesse segmento.
Até aqui, São Paulo e Palmeiras permanecem empatados em 8% na terceira colocação do ranking de torcidas em todo o Brasil.
Mas o São Paulo leva vantagem entre os jovens (11% a 9%) enquanto o Palmeiras fica à frente entre os que têm mais de 60 anos (8% a 3%).
Nos próximos anos saberemos se essa característica somada ao tricampeonato mundial e aos feitos de Rogério Ceni serão suficientes para isolar os são paulinos como a terceira maior torcida do país.
O que a série de pesquisas revela de certo é que mesmo com o êxodo dos ídolos para o exterior e a interminável desorganização do futebol brasileiro, os jovens entre 16 e 24 anos são os que demonstram maior interesse pelo esporte, são os que mais freqüentam estádios e os mais assíduos espectadores dos jogos na TV.
O país do futebol deveria oferecer coisa melhor para essa insistente galera.

[...]

Pesquisa Datafolha
Está abaixo, outra vez, o endereço para quem quiser ver a pesquisa completa do Datafolha de setembro deste ano, analisada, mais no que diz respeito aos clubes paulistas, por Mauro Paulino, diretor do instituto, três notas abaixo:
http://datafolha.folha.uol.com.br/po/ver_po.php?session=510

Nenhum comentário: