quarta-feira, 7 de novembro de 2007

2014 Senado convida Teixeira para explicar organização da Copa

Folha de São Paulo, quarta-feira, 07 de novembro de 2007

DO PAINEL FC
O presidente da CBF, Ricardo Teixeira, começou a enfrentar ontem um incômodo que queria evitar até a Copa de 2014. A Comissão de Educação do Senado, que também cuida de esportes, aprovou requerimento para que ele seja convidado a falar a seus membros sobre a organização do Mundial.
E o desconforto vai ser maior porque Pelé, de quem o cartola voltou a se distanciar, será convidado. Outro a ser chamado é o ministro do Esporte, Orlando Silva Jr.
Como se trata de um convite, o presidente da CBF pode recusá-lo, mas a atitude seria no mínimo deselegante com os senadores. A data das audiências não foi marcada.
O requerimento foi feito por Ideli Salvatti, líder do PT no Senado. Ontem, após a aprovação, ela disse ser obrigação do Congresso cuidar para que o Mundial tenha organização perfeita.
Caso aceite, Teixeira deverá ser bombardeado por perguntas sobre os critérios de escolha das cidades. E sobre a decisão de o comitê organizador, ainda a ser criado, não contar com a participação do governo, como ocorreu com o comitê de candidatura, presidido por ele.
A senadora catarinense está entre os parlamentares que querem que o governo federal tenha poder de decisão na organização. Ela não gostou de Florianópolis ter sido reprovada inicialmente pelos inspetores da Fifa por causa de sua estrutura em transportes coletivos.
Para Teixeira, os governantes só podem comandar as ações que terão investimentos públicos. Segundo ele, a maior parte dos recursos virá da iniciativa privada.A presença de Pelé foi sugestão do senador Antônio Carlos Valadares (PSB-SE). Ele quer saber a razão de o ex-atleta não ter sido chamado para a cerimônia na Suíça. Considerou uma "deselegância" a CBF não tê-lo convidado. Se aceitar o convite, Teixeira terá de explicar isso.

Nenhum comentário: