quarta-feira, 2 de abril de 2008

As bombas e as calças jeans

DOMINGO, MARÇO 30, 2008

http://ondeacorujadorme.blogspot.com/2008/03/as-bombas-e-as-calas-jeans.html

Certas coisas só acontecem com o Botafogo e com o futebol catarinense. No nosso estadinho, qualquer baderneirozinho consegue enganar a polícia e entrar em um estádio com bombas de fabricação caseira mesmo depois de ser revistado. Botam as bombas na cueca, escondem dentro de tambores... não é preciso muita engenharia nem planos muito mirabolantes para alcançar os objetivos.

[...]

Ainda no nosso estadinho, onde um torcedor foi baleado dentro de um estádio em 2005, outro foi morto com uma pedrada em 2006 e um terceiro teve a mão decepada por uma bomba de fabricação caseira neste ano, a federação de futebol local e as autoridades de segurança adotaram um método no mínimo curioso para "acabar" com a violência.
Proibiram primeiro torcedores visitantes de usarem as camisas de seus clubes nos jogos. Agora, proibiram o torcedor visitante de ir ao estádio usando qualquer peça de roupa que tenha as cores de seu clube. Daqui a pouquinho tem Figueirense x Avaí no estádio do Figueirense e eu estou aqui na casa dos meus sogros, pertinho do estádio, com uma camisa verde e calça preta, já que não vou poder usar o belo azul e branco do meu Avaí - sim, até o branco é proibido.

Só não sei se o meu tênis, que é branco com detalhes em azul, vai dar problema. Não ria. A resolução da Federação Catarinense de Futebol (FCF) fala que os torcedores visitantes não podem ir com peças de vestuário que tenham as cores de seu clube. Entendo que o tênis, assim como a meia (a minha também é branca), também é uma peça de vestuário. Nos últimos dias, aliás, a discussão entre FCF, segurança pública e imprensa era se nós, avaianos, poderíamos ir ao estádio usando calças jeans que, em sua maioria, são azuis.

Seria engraçado se não fosse triste. Qualquer pessoa com mais de dois neurônios sabe que proibir calças jeans não vai acabar com a violência no futebol catarinense. Assim como fazer visitantes irem ao jogo sem a camisa de seu time. Todo mundo, mesmo um torcedor do Figueirense que não estiver usando camisa de seu time, está arriscado a apanhar dos baderneiros, já que segurança de verdade não há. A única coisa que vai mudar é a beleza do espetáculo, que vai perder muito de sua graça.

Fico imaginando se o Veranópolis, clube gaúcho, disputasse o Campeonato Catarinense. O time tem cinco cores ("pentacolor"): branco, azul, verde, amarelo e vermelho. Provavelmente nos jogos fora de casa seus torcedores teriam que ir pelados. Claro, isso é exagero. Há soluções. Acabei de ouvir de meu sogro que, depois de muita discussão, as autoridades liberaram o uso da calça jeans para os avaianos. Ah, agora sim...

Nenhum comentário: