quarta-feira, 16 de abril de 2008

Existe racismo nos estádios cariocas?

http://www.racismonofutebol.org.br/index.php/Opiniao/Existe-racismo-nos-estadios-cariocas.html

A equipe da iniciativa Diálogos contra o Racismo esteve presente, no dia 12 de abril, no jogo entre Fluminense e Vasco, válido para a semifinal da Taça Rio. A idéia era divulgar a campanha “Mande um cartão vermelho para o racismo no futebol” e ouvir opiniões de pessoas dessas duas grandes torcidas sobre discriminação racial no futebol.
A primeira impressão que tivemos é que existe uma grande insegurança quanto à definição do termo ‘racismo’ e sua diferenciação com ‘preconceito’, ‘discriminação’, ‘xingamento’ ou ‘violência’, tanto dentro como fora dos estádios. Em geral, termos como ‘pó-de-arroz’ ou ‘bacalhau’ foram consideradas brincadeiras válidas, mas a percepção muda quando os(as) torcedores(as) são questionados(as) sobre o grito: 'Ela, ela, ela, silêncio na favela!'. A maioria detectou nisso um preconceito ou até racismo.

Ao final das entrevistas, pedimos às pessoas que respondessem a pergunta ‘Onde você guarda seu racismo?’, o que deixou muitas perplexas. A maioria se declarou não-racista e gostaria que as pessoas racistas deixassem o racismo bem guardado em lugar não acessível – corroborando com as pesquisas já realizadas sobre racismo, a maioria acredita que no Brasil existe racismo, mas diz que não o pratica. Algumas assumiram que todo mundo tem algum preconceito e que é muito difícil controlar os impulsos, as palavras, os gestos, mas que é preciso tentar.

Nenhum comentário: