domingo, 18 de maio de 2008

Bahia discute infra-estrutura para a Copa 2014 em seminário

http://www.futebolinterior.com.br/news.php?id_news=44138

Salvador, BA, 13 (AFI) - Será que a Bahia está preparada para sediar uma das chaves da Copa do Mundo de Futebol, em 2014? Para iniciar essa discussão, o Sinaenco Bahia (Sindicato Nacional das Empresas de Arquitetura e Engenharia Consultiva) vai realizar no dia 20 de maio, em Salvador, um evento que reunirá arquitetos, engenheiros, gestores públicos e secretários de Estado.

O encontro na Bahia será o primeiro de um ciclo que se realizará também em São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Recife, Fortaleza, Belém, Curitiba e Porto Alegre. Em outubro de 2007, o Sinaenco apresentou um estudo inédito sobre a situação dos estádios brasileiros. Neste estudo, o estádio da Fonte Nova foi apontado como o estádio em pior situação dentre os 29 vistoriados pela entidade.

Em novembro do mesmo ano, o Sinaenco realizou durante o 8º Enaenco (Encontro Nacional das Empresas de Arquitetura e Engenharia Consultiva), em São Paulo, o primeiro seminário sobre a Copa do Mundo de 2014, que contou com a participação da ministra do Turismo Marta Suplicy e do ministro dos Esportes, Orlando Silva, entre outras autoridades.

Tendo em mente que o grande legado da Copa de 2014 será o Brasil de 2015, o engenheiro Claudemiro Santos Júnior, presidente do Sinaenco-BA, acredita ser necessário começar a planejar o evento desde já. “É preciso começar agora a planejar o país que queremos nesse futuro próximo”, explicou o engenheiro.

Santos Júnior acrescenta que são muitas as necessidades que deverão ser atendidas para o êxito deste grande evento, como equipamentos esportivos, arenas, hotéis, transporte urbano, segurança, aeroportos e energia. “O Brasil e a Bahia não podem desperdiçar essa grande oportunidade de desenvolvimento”, concluiu.

Dentre os temas do seminário "Desafios da Bahia para sediar a Copa de 2014", que será realizado no auditório da Escola Politécnica da UFBA, a partir das 14h, estão mobilidade urbana, infra-estrutura turística e os projetos para a nova arena.

Nenhum comentário: