quarta-feira, 14 de maio de 2008

MTur: plano de mobilidade urbana para COPA

14/05/2008 11:48

http://www.bj.inf.br/conteudo_visualiza.php?contcod=13789

A ministra do Turismo, Marta Suplicy, em audiência que será realizada hoje, dia 14, no Palácio do Planalto, às 17h30, entregará ao Presidente Luiz Inácio Lula da Silva e à ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, projeto que prevê investimentos em mobilidade urbana para a realização da Copa de 2014. O projeto é intersetorial. Foi elaborado tendo em vista orientações do Presidente em fomentar a transversalidade no governo federal. Parte do interesse do turismo, mas agrega contribuições de projetos elaborados nos ministérios dos Transportes, das Cidades e dos Esportes.

Da parte do turismo, o projeto tem o acúmulo das discussões contidas no Plano Nacional de Turismo (PNT) 2007-2010, que prioriza a logística de transporte em um de seus macroprogramas; também resulta do estudo contratado pelo Ministério do Turismo sobre competitividade dos 65 destinos prioritários definidos pelo PNT e da observação de investimentos realizados na Alemanha (Copa de 2006), na China (que este ano sedia os jogos olímpicos) e ainda das ações que estão em andamento na África do Sul (Copa de 2010). O Ministério do Turismo realizou visitas técnicas nesses países e promoveu no dia 25 de abril (passado), no Rio de Janeiro, o Seminário Internacional: Perspectivas e Desafios para o Turismo – Copa do Mundo 2014. No evento, especialistas internacionais e brasileiros discutiram questões de infra-estrutura, competitividade e promoção turística, e houve o relato de experiências em países e cidades-sedes de grandes eventos.

No conjunto de informações apuradas pelo Ministério do Turismo, observou-se que o planejamento de países que realizaram ou realizarão eventos do porte da Copa de 2014 prioriza infra-estrutura de transporte e meios de transporte como investimentos fundamentais. Por isso, dentre as dimensões analisadas no estudo que será entregue ao Presidente e à ministra da Casa Civil, a questão dos meios de transportes urbanos é apontada para que possa ser incorporada nas ações do PAC.

Nenhum comentário: