sexta-feira, 10 de outubro de 2008

Projeto para 2014 cria busca por 'padrão de espetáculo' no Maracanã

09/10/2008 - 12h13

Fernando Narazaki e Guilherme Costa
Em Teresópolis (RJ)

http://esporte.uol.com.br/futebol/ultimas/2008/10/09/ult59u173653.jhtm

O jogo entre Brasil e Colômbia, no Maracanã, na próxima quarta-feira, será um teste. Preocupada em dar uma demonstração de status da cidade na preparação para a Copa do Mundo de 2014, que acontecerá no país, a organização investiu em uma programação de entretenimento e uma campanha para o uso de transporte público.

"O que nós queremos é demonstrar um padrão de espetáculo. Pensamos em uma série de novidades para a programação a fim de incentivar o público a chegar mais cedo no estádio. Queremos que eles estejam lá e nem sintam o tempo passar", explicou Márcia Lins, presidente da Superintendência de Desportos do Estado do Rio de Janeiro (Suderj).

O Brasil já foi confirmado como sede da Copa do Mundo de 2014, mas o Rio de Janeiro ainda não. Há 18 cidades candidatas a receber jogos da competição, e a capital fluminense integra essa lista. O anúncio oficial das regiões escolhidas acontecerá em março do próximo ano, e a Fifa pretende eleger apenas dez - a Confederação Brasileira de Futebol ainda briga para aumentar esse número para 12.

Além da corrida para ser uma das sedes da Copa do Mundo de 2014, o Rio de Janeiro é o candidato mais forte para receber a decisão do torneio. Por isso, o jogo contra a Colômbia, válido pelas eliminatórias sul-americanas, transformou-se em um teste importante para a capacidade de organização da cidade.

"É uma honra sediar um jogo tão importante, e esperamos obter um sucesso como tivemos na partida contra o Equador. O Rio de Janeiro já vem trabalhando por essa questão da Copa, e a questão de infra-estrutura faz parte do projeto. Temos de buscar uma mudança de comportamento na operação, e a programação é uma grande aposta para isso. Vamos atingir um novo patamar de espetáculo", analisou Márcia.

O jogo entre Brasil e Colômbia terá início às 22h de quarta-feira, mas os portões do Maracanã serão abertos às 18h. A primeira atração será a apresentação de um vídeo do Canal 100 com imagens da seleção, produzido especialmente para o evento.

Depois disso, a organização fará uma promoção nos telões do estádio. Haverá perguntas sobre a história da seleção, e os primeiros torcedores que responderem por torpedos de celular ganharão prêmios (camisas oficiais, bolas, ingressos para a Copa do Mundo de futsal, ingressos para outros jogos no Maracanã, dois fins de semana em Búzios e dois fins de semana em Paraty).

"Além disso, teremos uma apresentação da banda Monobloco antes do início do jogo e um show de violino elétrico durante o intervalo. Faremos uma revoada de balões e um show de luzes nas cores da seleção. Queremos transformar o evento em um grande show", disse a presidente da Suderj, que calcula um contingente de mil pessoas envolvidas na preparação dessas atrações.

A programação de entretenimento faz parte de uma demonstração de status para a Copa do Mundo de 2014, mas esse não é o único intuito. A organização também pretende antecipar a chegada do público ao Maracanã para diminuir a aglomeração nas imediações do estádio.

"Sabemos que a Fifa estará observando, e a nossa expectativa é fazer um grande jogo. Vamos intensificar a questão do transporte público, que é uma cobrança constante da entidade, para podermos facilitar o trânsito do pessoal. Sabemos que a expectativa de agora é totalmente diferente do que acontecerá em 2014, mas queremos nos preparar da melhor maneira", comentou Virgilio Elisio, diretor-técnico da Confederação Brasileira de Futebol.

Contudo, a estratégia da organização para o jogo entre Brasil e Colômbia gera uma grande preocupação. Os portões do Maracanã serão abertos às 18h, no horário de pico de público no metrô. Por isso, o transporte público trabalhará com frota máxima no acesso ao estádio.

O transporte público ainda terá uma extensão em seu horário de trabalho. Tudo para poder atender ao público que deixará o estádio depois do jogo do Brasil. "Normalmente, ficamos abertos até meia-noite. Na quarta-feira, a estação Maracanã permanecerá até 1h30 ou enquanto tiver demanda. Calculamos que ao menos dez mil pessoas usem os trens", projetou Celso Fisbhel, representante do metrô que esteve presente na apresentação de logística para a partida.

Nenhum comentário: