quarta-feira, 17 de dezembro de 2008

Só 10% desaprovam a Copa no Brasil

Folha SP: São Paulo, segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

Pesquisa nacional do Datafolha revela que 79% dos brasileiros são favoráveis ao país organizar a competição em 2014

Índice de aprovação supera os 70% em todos os extratos da pesquisa, e só 11% dos ouvidos são indiferentes ou não quiseram responder

Jorge Araujo-30.out.07/Folha Imagem

Joseph Blatter, o presidente da Fifa, anuncia, em outubro de 2007, na Suíça, o Brasil como sede da Copa do Mundo em 2014

DA REPORTAGEM LOCAL

Só um em cada dez brasileiros é contra a realização da Copa de 2014 no país.
É isso o que mostra a primeira pesquisa nacional do Datafolha sobre o tema, realizada entre os dias 25 e 28 do mês passado e que ouviu 3.486 pessoas. A margem de erro do levantamento é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.
Nada menos do que 79% dos entrevistados se disseram a favor da competição, que o Brasil ganhou o direito de organizar no ano passado e só hospedou uma vez antes, em 1950.
Outros 5% afirmaram ser indiferentes, e 6% não souberam responder ou se recusaram.
Os que disseram ser contra a Copa foram apenas 10%.
O índice de aprovação ao Mundial brasileiro superou os 70% em todas as faixas de idade, escolaridade e renda familiar. Também ultrapassou esse patamar em todas as regiões do país tanto entre os homens quanto com as mulheres.
A preferência partidária, a opinião sobre o governo Lula, a cor da pele ou o clube de coração também não fizeram o índice de aprovação ao principal evento do futebol mundial ficar abaixo dos 70%.
Na divisão por idade, os mais entusiasmados com a competição no Brasil foram os entrevistados entre 16 e 18 anos -86% aprovam o torneio no país. Os mais reticentes foram os que já passaram dos 60 (71%).
A quantidade de dinheiro no bolso foi insignificante para medir a aprovação do Mundial de 2014. A variação entre as diferentes faixas de renda familiar ficou em 3%, ou dentro da margem de erro.
Já o lugar de moradia influi. Os sulistas foram os menos empolgados, com 72% dando o aval para a Copa e 11% a reprovando. Entre os nordestinos, 86% são favoráveis ao evento e apenas 5% contra.
Isso mesmo com todas as capitais do Sul entre as candidatas a obrigar as partidas do Mundial e só cinco das nove do Nordeste na disputa.
Na cidade de São Paulo, cotada para sediar o jogo de abertura, a aprovação à Copa é de 72%, mas o índice de rejeição é um dos mais altos entre todos os extratos da pesquisa -17% dos paulistanos não estão de acordo que o Brasil organize a competição mundial.

Histórico
A Fifa indicou o Brasil como sede da Copa de 2014 em outubro do ano passado. O país foi candidato único -a Colômbia chegou a cogitar entrar na disputa final, mas recuou depois.
No evento que sacramentou a escolha, na Suíça, estiveram o presidente Lula e mais uma grande comitiva de governadores, todos já fazendo campanha para as capitais de seus Estados serem escolhidas como sede -o anúncio das cidades escolhidas será em março próximo, e, segundo a CBF, isso caberá exclusivamente à Fifa.
A entidade nacional quer que 12 cidades sejam eleitas, mas a Fifa prefere apenas dez.
Na primeira vez que organizou o Mundial, há 58 anos, o Brasil fez uma Copa com apenas seis sedes -Rio, São Paulo, Curitiba, Belo Horizonte, Porto Alegre e Recife.

Nenhum comentário: