terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

Normas redundam mas também desrespeitam Estatuto do Torcedor

Folha de São Paulo, domingo, 08 de fevereiro de 2009

DA REPORTAGEM LOCAL

Se em alguns casos as regras dos Estaduais redundam o Estatuto do Torcedor, há desrespeito à lei nos regulamentos.
No do Paranaense, cita-se expressamente que são 12 os times no torneio. Só que, no anexo, constata-se que, na prática, são 15. O objetivo é ter 12 equipes, mas isso só ocorrerá no futuro, com o rebaixamento de mais clubes do que os que subirão à primeira divisão. Em 2010, estão previstos 14 times.
Na redação, as regras são as mesmas em 2009 e 2010, mas o número de times muda o campeonato. Isso fere o estatuto, que diz que não pode haver alteração no regulamento em pelo menos dois anos.
"É um torneio de transição até chegar a 12 times. Mas a natureza da lei foi preservada, o torcedor saberá o que ocorrerá nos próximos anos. Já há regulamento para 2010", disse o assessor jurídico da federação paranaense, Juliano França.
Outros torneios descumprem artigo que só permite mudança de horário ou local de jogo dez dias antes. O Gaúcho prevê alteração até 72 horas antes. No Rio, o prazo é de oito dias, igual ao Baiano.
O Estadual do Rio também tem falha no regulamento. O artigo 19, ao determinar quem é rebaixado em caso de empate de pontos, prevê que devem ser seguidos os critérios do artigo 4, item que trata dos troféus extras. É o artigo 5 que detalha critérios desempates. A Folha não conseguiu contato com o diretor técnico da federação.
Em São Paulo, os mandos de campo seriam decididos levando-se em conta resultados de 2008. Só que o Corinthians (5º) joga mais em casa do que o São Paulo (3º). A assessoria da federação paulista disse que os clássicos, que devem ser no Morumbi, eram mando do São Paulo. Pelo regulamento, o mando é da FPF.(RM)

Nenhum comentário: