domingo, 15 de março de 2009

Burocracia, as delicadas e os canzarrões

http://blogdojuca.blog.uol.com.br/arch2009-03-08_2009-03-14.html

Por WALTER FALCETA JR

Julia, adolescente delicada, comparece ao estádio de vez em quando, com seu pai, Omar, que também encara essa aventura de vez em quando, se lhe sobram tempo e recurso.
Esses contra-parentes, pessoas civilizadas, compõem a saudável diversidade da plateia futebolística.
São o chamado público-família, em falta nas arenas esportivas.
Agora, de acordo com a vontade do ministro Orlando Silva, entretanto, esses dois alegres palestrinos devem embarcar num pesadelo orwelliano caso desejem continuar a frequentar o Parque Antártica.
Serão fichados, carimbados, selados, avaliados e rotulados.
O argumento para a criação da Carteira do Torcedor é, como sempre, a cínica proposta autoritária: troque um naco de sua liberdade por segurança.
Todavia, indaga-se: será que a paz nos estádios depende realmente de mais um passaporte?
Faltam-nos, na verdade, bons equipamentos de vigilância, arquitetura adequada, policiais bem treinados, sistema apropriado de aplicação da lei e trabalho educativo, principalmente com os jovens.
Se as câmeras flagram um cidadão que atira uma pedra contra o bandeira, basta que os agentes de segurança o detenham e o encaminhem ao braço da lei.
Existem já inúmeros documentos, como RG, CPF, CNH, entre outros, que permitem a identificação do meliante eventual ou contumaz.
Logicamente, o sistema burocratizado não intimida os canzarrões.
Estes, certamente, terão suas carteiras de torcedor no primeiro dia de emissão.
As vovós animadas, as tias curiosas, os executivos necessitados de espairecimento, entretanto, encontrarão mais um obstáculo se quiserem oxigenar socialmente as praças esportivas.
Este público da saudável diversidade tende a rarear nos estádios, cada vez mais reservado aos canzarrões cadastrados.
Cabe destacar que o Estado já coleciona inúmeras atribuições, como na Saúde e Educação, e admira ver que assumirá outras responsabilidades no cadastramento oneroso de milhões de pessoas.
Fato é que alguém pagará por esse delírio de controle, seja o já castigado torcedor, seja o Estado.
E alguém certamente lucrará com a emissão das marcas no gado.
O presidente Lula, irmão corintiano, provou já muitas vezes do júbilo de torcer no estádio.
Viveu as virtudes de amor incondicional, da decisão espontânea, da construção natural, e não agendada, da experiência comunitária.
Que ele seja, portanto, coerente com o que pensa, propõe e pratica.
Julia, Omar e outros milhões de livres apaixonados pelo esporte agradecem.
*Walter Falceta Jr é jornalista.


Comentários:

[Alessandro Piva] [São Paulo - SP]
Será que eu consigo a boquinha de fazer as carteirinhas? Fazer das torcidas de SP já deverá me dar um bom lucro. Quanto custará cada uma? Será repassada no preço do ingresso? Sinceramente, ir ao estádio de futebol é muito bom. Agora pensem bem. Pacote básico de TV a cabo + PPV é mais barato que ir ao estádio 4 vezes no mês. De quebra ainda assisto o linha de passe nas noites de segunda.

14/03/2009 23:53




[vagnerdal] [São Paulo SP Brasil]
Parabéns pelo exposto acima. Você escreveu exatamente aquilo que é o meu pensamento sobre este assunto. Eu sou um torcedor que vai ao estádio exporadicamente, levando meu filho de 12 anos e meu pai de 73 anos. Nós avaliamos bem antes de ir, por exemplo se é uma partida de torcida única, se existe risco de haver confusão caso nosso time não vença; Agora teremos mais um obstáculo que é esse documento. Para que isso, se já temos RG, CPF, Titulo de Eleitor, Carteira Profissional e programas de computador que poderia registrar tudo isso no momento que compramos ingresssos. Parece que nós cidadãos comuns, realmente estaremos cada vez mais longe dos estádios. Quem tiver condições vai ter que se contentar com o Pay-per-view. Quem não tiver (maioria esmagadora)desiste do futebol ou acompanhe pelo rádio.Desculpe-me pelo tamanho de meu comentário, mas ele é do tamanho de minha indignação.

14/03/2009 22:25




[fs.1915] [SG RJ BR]
Provavelmente darão um caminhão de dinheiro para uma "ONG amiga" confeccionar tal inutilidade. O problema pode ser resolvido com elaboração e cumprimento de leis mais severas em relação à bandidagem. O cidadão não pode ter seus direitos aviltados em detrimento à regalias dadas à bandidos. Segundo o senhor Casoy - "Isto é uma VERGONHA!!!"

14/03/2009 22:23




[acfcflu] [RIO/RJ/BR]
Excelete texto,a carterinha deve ser pra identificar as vítimas da violência mais rápido.

14/03/2009 21:28




[custodiaconceicao] [paraúna-goiás]
juca veja a verdade não só concordo com o jornalista walter falceta jr vou além disto tudo, pois isto é coisa da idade das pedras pois isto tá muita atrasado com a coisa pois se fizerem isto mesmo vão enganar as pessoas burras,tolas e ignorante juca esta é a verdade pura nua e crua.

14/03/2009 21:25




[bentocordeiro] [Sao Paulo, SP]
Isto vai dar em nada. Quando o governo (PT) quer resolver um problema eles criam uma comissao (Secretaria do Fotebol?) ou mandam um projeto de lei para o Congresso. Ora, projeto de lei não é lei. Is vai passear pelos escaninhos do Congresso por gerações, será mutilado, re-escrito, e nunca será aprovado. O objetivo da medida já foi alcançado: grande evento de mídia, montanha de opiniões, tema de blogs. Jornal Nacional, primeira página. Pronto, pode virar a página. Aliás tenho até dúvidas se esta medida tem base constitucional. Se, afinal eu estiver errado e esta medida for implementada, então será apenas a última barreira colocada entre mim o o estádio que mais gosto de ir. Não vou fazer carteira de torcedor.

14/03/2009 21:23




[gauchao2] [RS]
Grêmio e Inter ja possuem mais sócios que a capacidade de seus estádios. Sócios que estão devidamente cadastrados e possuem um cartão magnético que da acesso ao jogo. O grande objetivo da dupla Grenal é que a totalidade do estádio seja preenchida por seus sócios. Teríamos então 100% de torcedores identificados. O cadastro com cartão magnético esta disponível para não sócios da dupla grenal também. Esse cadastro com o cartão magnético que a dupla grenal faz não burocratizou o sistema e não atrapalha em nada, pelo contrário, facilitou a vida do torcedor que pode adquirir o ingresso pela internet sem ter que frequentar filas nas bilheterias. Pra quem mora no interior do estado então, foi uma benção !!!! Torcedores identificados, o que precisa mudar são as penas pros delitos cometidos no estádio e arredores.

14/03/2009 21:09




[rmourasoares] [BH/MG]
Em complemento à mensagem anterior, para garantir a segurança nos estádios, o estado tinha era que, conforme previsto no estatuto do torcedor, afastar o baderneiro: pegou o vagabundo fazendo besteira, leva pro juizado especial, até mesmo aquele que existe em qualquer estádio, e faz o juiz, o promotor e o defensor público de plantão, julgar o cara de imediato e, por sentença, afastar o cara por x jogos, dependendo da gravidade, comparecendo no juizado 2 horas de começar o jogo, qualque jogo de times da cidade, e só sair 2 horas depois do fim do jogo. Foi assim que a inglaterra acabou com a violência dos hooligans! Simples, só falta os políticos, a PM e o judiciário terem vontade exercer seus papéis e cumprirem a lei.

14/03/2009 21:08




[rmourasoares] [BH/MG]
Texto simples, mas brilhante. O governo, mais uma vez, ataca aquele que não oferece perigo, ou seja, o cidadão comum, cumpridor de seus deveres. Bandido não se inibe com cadastro! Mas eu, que sou frequentador assíduo do mineirão, agora, vou ter que comprovar que sou torcedor idôneo, ao invés de esperar pela exclusão do estádio do vagabundo que vai lá só pra arrumar confusão. Daqui a pouco vão dizer pra mim: pra sua segurança, não vá ao campo, pois não temos como garantir sua segurança. É brincadeira!

14/03/2009 21:00




[jkbonifacio] [SÃO PAULO]
eu já tenho tanto documento que não sei onde coloco mais nos bolsos, é brincandeira, melhor e sacanagem esse pessoal fazer aquilo que na cabeça deles acreditam que faz a diferença, e eu votar nesses, meu Deus o que devo fazer!!!!! sinceramento amo o futebol, loucamente, mas e agora, não serei capaz de fazer mais uma carterinha, não mais chega!!!!!!!

14/03/2009 20:42




[bilneno] [Fortaleza,Ceará e Brasil]
Juca, A coluna do Fernando Rodrigues fala dessa atitude também. Abraço,

14/03/2009 19:45




[futebol.debate] [http://futeboledebate.zip.net/] [SÃO PAULO]
Olá pessoal entre no meu blog é comentem esta muito bom...abraços...http://futeboledebate.zip.net/

14/03/2009 18:09








[Nádia] [São Paulo, SP, Brasil]
Não acho que o que foi citado no texto é utópico. Não acho, porque existe em outros países. E não venham me falar que aqui não dá porque aqui é Brasil, que o ministro que inventou essa burocracia disse que está seguindo o exemplo do Reino Unido. Poupem os torcedores de burocracia e arragem algo que seja realmente feito por eles.

14/03/2009 18:07




[daniela-squassina] [Santo Andre]
É o governo tentando fazer algo para melhorar... tenho certeza que nao é escrevendo colunas em blogs que a violencia nos estadios sera controlada. Parabens ao governo federal por iniciar um processo de cadastramento, facilitando identificar quem faz baderna ou nao.. como sempre, quem nao deve nao teme. O "executivo" como disse nosso amigo Walter Faceta, que seja humilde o suficiente para tirar sua carteirinha.

14/03/2009 17:23




[pcatena] [São José dos Campos]
grande george orwell..

14/03/2009 16:43




[hexaunico633] [SP]
Tanta gente para pensar numa solução para a violência nos estádios e a apresentada é a CARTEIRINHA. Brincadeira. E ainda que identifique os vagabundos, a impunidade vai continuar do mesmo jeito. A polícia já não descobriu quem era o vagabundo que atirou a bomba na torcida no último jogo do Morumbi? Um torcedor integrante da Gaviões da Fiel? Saiu na imprensa. E o que aconteceu até agora? Prenderam ele por isso? Feriu umas 40 pessoas e o que aconteceu com ele? IMPUNIDADE ... (afora que era ladrão e foi preso roubando).

14/03/2009 15:48




[pablorozete] [governador valadares mg brasil]
no brasil bandido fichado mais de 100 vezes e continua cometendo um monte de atrocidades e o governo acha que cadastrando torcedores vai acabar com a violençia ta de brincadeira.acorda gente futebol e coisa seria.carteira do torcedor mais um documento que nao vai servir pra nada no bolso do povo brasileiro.

14/03/2009 15:37




[José Carlos Pereira] [SP]
A carteirinha lembra a Albânia, país tão do agrado do ministro. O segundo passo será a probição do torcedor ir aos estádios. Somente serão permitidos os membros do partidão. José Carlos.

14/03/2009 15:08




[ejcalil] [São Paulo-SP]
O tal do Orlando Silva, o ministro não o cantor, é do PCdoB. Liberdade para este sujeito é lustrar as botas de Mao Tsé Tung, Stalin, Fidel Castro, daquele ridículo ditadorzinho da Coréia do Norte, Trotsky ( esse não foi ditador de nada, mas gostaria muitíssimo ) com a própria língua. Bom, não esqueçamos do estulto-mór da República Federativa do Brasil, o inigualável néscio de nome Aldo Rebelo, também do PCdoB. E tinha gente que adorava elogiar o Aldo Rebelo.

14/03/2009 14:21




[wcpereiro] [mairinque/sp]
assim comentei com o meu grupo "ara ara incrusive": nunca fui muito assistir futebol em estadio lotado, sem cerveja e sem amigos adversarios ao meu lado para curtir realmente um domingo de futebol mas a partir de julho, o governo lula me impedirá de ir caso eu não tenha uma carteirinha que ajudará os amigos deles a ganhar mais uma graninha aliás carteirinha é pior até que torcida organizada torcida tem que ser desorganizada por uma torcida desorganizada!!!

14/03/2009 14:16











[edsleite] [São Paulo]
Juca, acabei de ver uma matéria no Globo Esporte onde eles mostraram a dificuldade do torcedor em voltar pra casa após um jogo de quarta feira pelo paulista. Eles praticamente "encurralam" os secretários de transporte por conta que falta ônibus/metrô na volta do torcedor devido ao horário. Ora, como pôde a Globo ser tão demagoga sendo que esses jogos só são o horário que são devido a exigencia dos mesmos por conta de sua grade de programação ? Eles acham que todos são palhaços ou isso é uma forma de lavar as mãos ?Grande abraço !

14/03/2009 13:53




[caconetz] [SP]
Boa, Walter

14/03/2009 13:40




[felipejb] [pontaesquerda.acholegal.com] [São Paulo, SP]
O tiagolannes tocou num ponto importante que vi poucas pessoas mencionarem até agora (na verdade, além dele, só meu irmão): e os turistas? não poderão mais assistir, eventualmente, a uma partida no país porque não terão a tal carteirinha?

14/03/2009 13:20








[MCC] [São Paulo]
Que idéia mais.... Idiota, para se dizer o mínimo. Cadastrar torcedor com carteirinha é a tipica idéia de quem nunca foi a um estádio, ou se foi não passou da tribuna de honra e só chegou com carro oficial.

14/03/2009 12:56




[Family100] [São Paulo, SP,Brasil]
Juca, Esta atitude mostra novamente a imcopetência deste governo, bastava criar um campo no sistema de emissão do bilhete e colocar o número do RG do cidadão. Já temos RG, CPF, CNH,CONSELHO REGIONAL,CARTÃO DO CIDADÃO,CARTEIRA PROFISSIONAL, CARTEIRA DO ESTUDANTE,CARTÃO DO BILHETE ÚNICO, etc... Porque não termos um único documento com chip com todas estas informações!!! Sabemos o porque não é Juca. Mário Gatti Junior

14/03/2009 12:37




[gilvitor] [Recife/PE]
Brilhante, nada a acrescentar.

14/03/2009 12:35




[tiagolannes] [9 de Julio - Argentina]
E eu que moro fora do pais? Nao poderei em um dia que visite minha familia assistir um jogo porque nao me cadastrei? E um turista, como sera isso?

14/03/2009 11:51




[Clidão /Fiori] [são paulo-sp-brasil]
Com certeza varios serão favorecidos com a emissão das carteiras, a porcentagem ñ será - q. 20%. Acorda, Brasil zamperetti fiori cidadão e, ex-árbitro de futebol

14/03/2009 11:47




[Clidão /Fiori] [são paulo-sp-brasil]
Este "governo" e o ministro dos esportes, q devera ser candidato nas proximas eleições, fazem promoção socializando a baderna. Acorda, Brasil zamperettifiori cidadão e, ex-árbitro de futebol

14/03/2009 11:44




[emilianocavalcante] [Fortaleza - Ce]
E como ficam aqueles que moram noutro Estado e passam por grandes centros do futebol esporadicamente? Poderão se cadastrar em seus Estados e isto valerá nacionalmente? Ou estarão impedidos de comparecer ao espetáculo? É óbvio que isto é fumaça para encobrir a incompetência de nosso governo. Resolver o problema da violência é tão inacreditavelmente simples, basta utilizar a Lei. É só criar instrumentos legais que garantam punição irrevogável para os arruaceiros. Mas nosso políticos não gostam de trabalhar, eles preferem nos enrolar com esta fumaça, a encarar os fatos com responsabilidade.

14/03/2009 11:40




[ivanglima] [Santo André]
Ok. Então vamos continuar assistindo barbaridades nos estádios e nos arredores, sem fazer algo. Algo precisa ser feito. Estas são as melhores medidas? Não sei. Mas tentar fazer alguma coisa é melhor que nada.

14/03/2009 11:32




[Lárimer Daniel] [www.larimer.daniel.zip.net] [Florianopolis -SC]
De fato, cadastrar os "bons" não impedirá a ação dos "maus"... A recuperação das praças esportivas para o conjunto da sociedade, deve se dar enfrentando aqueles que as tomaram de assalto: As torcidas organizadas... Deveria haver uma lei simplesmente proibindo associação formal ou informal com a finalidade de dirigir-se em grupos e uniformizados para estádios e competições. Simples assim... Na maioria das grandes tragédias nos estádios o envolvimento das tais torcidas organizadas é recorrente...

14/03/2009 11:03




[lorisheleno] [sp/SP/Brasil]
Realmente ninguem precisa de mais um documento de identidade, mas acho que o problema nao eh somente esse. O fato das bilheterias venderem ingressos que estao fisicamente ali tambem ajuda a malandragem. As entradas deveriam ser vendidas como pasagens de onibus, quando o comprador deve ser identificado; e por um sistema integrado que imprime o ingresso no momento. Usando tecnologia poderiamos ter diversos pontos de venda facilitando acesso e diminuindo acao dos cambistas. Eu que cresci indo ao estadio com minha mae, que levava sozinha, entre filhos e sobrinhos, ate 5 criancas, ja nao vou ao estadio ha muito tempo... que tristeza.

14/03/2009 10:56








[alessandrotaques] [Natal-RN / BR]
O presidente Lula posou com as camisas da Mancha Verde e da Independente. Péssimo! Mais uma vez, um ato popularesco, outro equívoco, mesmo que pela melhor das intenções, que é a paz nos estádios. Já que vai posar, que o faça com as camisas oficiais dos respectivos times. Como esse texto do Walter nos confirma: essa nova carteirinha inclina-se para tais organizações ao invés do torcedor comum.

14/03/2009 10:36







[felixweb] [Rio]
AVISO AOS TORCEDORES: Para obter a carteira nacional de acesso aos estádios de futebol, é necessário que o requerente obtenha previamente o atestado de burro.

14/03/2009 09:56




[deodatofilho] [Arujá]
Estou plenamente de acordo com nosso amigo Walter. Já não vou muito ao estádio devido ao tratamento recebido e ao perigo envolvido, também tenho asco de burocracia. Juntando as duas coisas o resultado é mais um torcedor de sofa (ou pay per view dependendo da grana)

14/03/2009 09:11




[Ivon] [praia grande, sp, brasil]
Facil para vc atrás de um computador dizendo o que os outros devem ou não fazer. estão tentando resolver a questão da violencia nos estadios e vc vem criticar. Faça algo produtivo, de sugestões concretas e não essas utópicas que vc escreveu. abraços

14/03/2009 08:51

Um comentário:

AntonioR disse...

O ponto positivo desta medida ao meu ver, é que assim teríamos uma nocáo mais exata do tamanho das torcidas dos nossos grandes clubes de todo o BRASIL. Garanto que muitos iriam se surpreender com os números. O Brasil náo é só RIO e SÁO PAULO.