domingo, 15 de março de 2009

A carteirinha do torcedor

http://blogdojuca.blog.uol.com.br/arch2009-03-08_2009-03-14.html

Desde que presidiu a UNE, o hoje ministro do Esporte, Orlando Silva Jr., adora uma carteirinha.
E agora ele propõe uma para o torcedor que, sem ela, promete, não poderá entrar num estádio no ano que vem.
Teremos, enfim, o torcedor cadastrado, o que não é má idéia, embora seja pouco provável que seja bem sucedida assim, da noite para o dia.
A verdade é que a providência tarda, embora, reconheçamos, melhor tarde do que nunca.
Acontece que a identificação do torcedor já poderia ser feita hoje na compra do ingresso, que pode ter um chip e o diabo a quatro, como permite a moderna tecnologia.
A coisa mais parece espuma, puro marketing, como tantas medidas prometidas para controlar a violência nos estádios e imediações, sem sucesso nos últimos anos.

Comentários:

[czarnobai] [São Paulo, SP, Brasil]
Complementando meu comentário anterior... Seria mais eficiente e barato criar um presídio especial, onde seriam levados apenas os torcedores arruaceiros e brigões, presos nos estádios e nas ruas em enfrentamento de torcidas organizadas. As torcidas organizadas teriam toda libertade de agir dentro deste presídio, poderiam brigar xingar, provocar, ameaçar à vontade, matar-se se for o caso. Teriam toda a liberdade para entoar seus hinos de guerra e seus palavrões. Ah sim, poderiam também fazer samba enredo se quisessem. OS de bom comportamento, após cumprir a pena poderiam sair e voltar ao convívio da sociedade. Os bandidos sem recuperação ficariam cumprindo pena sobre pena por briga, arruaça, agressões e assassinatos. Poderíamos tirar os fossos e os alambrados dos estádios pois apenas gente de bem iria ao futebol, sem precisar das carteirinhas do ministro e do presidente. Resolver o problema não é difícil. Vamos esperar o PCC dominar os estádios também? E depois o que virá?

14/03/2009 16:37




[czarnobai] [São Paulo, SP, Brasil]
Pois é Juca. Teremos uma carteirinha para ir ao futebol, outra para ir ao teatro, outra para ir ao cinema, mais uma para sermos atendidos no hospital, uma claro para nos identificar como membros do partido. No futuro talvez precisemos de uma carteirinha para fazer compras no supermercado. Sem dúvida precisaremos uma carteirinha para garantirmos nosso lugar nas filas, afinal elas serão parte de nossa rotina. Lógico que para todo o esquema funcionar serão necessários milhares de identificadores de impressões digitais na porta dos estádios, outros tanto nos centros de confecção de carteirinhas, centenas de cópias de softwares, e câmeras digitais, papel especial para impressão das carteirinhas, tinta, plástico, etc. Será necessário fazer um concurso público para contratar os funcionários que vão expedir as carteirinhas, ou um contrato especial isento de licitação para contratar empresas especializadas em fazer carteirinhas. Com isso acabam com a crise e enchem as burras. Stalin fez isso.

14/03/2009 16:21




[danielilirian] [São Paulo]
Acabo ler com o nariz tampado mais um artigo asqueroso do jornalista Fernando Rodrigues. A idéia da carteira do torcedor é meramente uma idéia , uma tentativa de se melhorar as condições dos torcedores do estádio. Ela provavelmente seja equivocada sim, mas daí surgirem escritos como este que saiu hoje na Folha, é o cúmulo do absurdo. Os jornalistas da mesma, incluindo o dono deste blog, têm por hábito atacar os comunistas e "encontram" argumentos dos mais esdrúxulos para fazê-lo. A comparação desta carteirinha com os métodos de Stálin ultrapassam os limites do ridículo. O título do mencionado artigo " O stalinismo no futebol", é inqualificável, pois é incapaz de compreender as enormes diferenças entre o periodo em que Stalin governou, com os problemas vividos pelos torcedores nos estádios brasileiros. São coisas absolutamente incomparáveis. Indignante pra não dizer outra coisa. É nojento o anticomunismo de todos os jornalistas da Folha de São Paulo.

14/03/2009 15:13




[ffreire1974] [Brasília]
A idéia é ótima, principalmente se for usada na aquisição dos ingressos, tal qual os bilhetes integrados que se usam nos ônibus e metrôs. A possibilidade de fazer isso e acabar com os cambistas e com a circulação de dinheiro físico é muito boa. É hipocrisia falar em burocracia. Ninguém entra em nenhum edifício comercial do país se não passar por um cadastro prévio, tirando foto em webcam e tudo, ou então usando uma cartão que serve SÓ pra isso e pra mais nada. Todo mundo aqui tem um cartão funcional que dá acesso apenas ao seu local de trabalho, e outro cartão só pra entrar na academia. Os que andam de ônibus têm o seu só para isso. Pq reclamar de um cartão que pode vir a trazer mais segurança (é óbvio que só o cartão não vai fazer isso!). Imagina só: o Eurico Miranda nunca mais vai poder sair com a renda do jogo numa bolsa e dizer que foi assaltado. Ah, tb não gosto dos implementadores da ideia, mas nem por isso vou deixar de reconhecer a sua importância, desde que seja levada a cabo

14/03/2009 14:18




[Ana] [Maceió]
O futebol brasileiro é o único que não consegue acompanhar a tecnologia com relação à venda e entrada do torcedor no estádio. Como vemos que a modernidade chega fácil ao sistema bancário, por exemplo, tornando o Brasil um dos mais desenvolvidos no mundo neste quesito, só posso deduzir que isto não acontece com venda de ingressos e entrada de torcedor no estádio porque os dirigentes não querem. A quem interessa esta bagunça que faz com que existam filas quilométricas, evasão de renda e cambistas a rodo? Quando esta pergunta for respondida com seus personagens devidamente identificados, talvez comecemos a usar a tecnologia na melhora do simples ato de ir ao estádio de futebol.

14/03/2009 14:14




[rodilsoncampos] [Americana SP]
Juca, a cada dia vc dá prova de que critica por criticar e nunca apresenta nada de concreto. Assim como 70% dos paulistas, odeio Paulo Maluf, mas nunca critiquei seus cingapuras, pois só quem morou num barraco de madeira sem qualquer infra-estrutura sabe que o cubículo do cingapura e infitamente melhor. Pois bem, os discípulos de seu adorado "professor FHC" estão no poder em SP há mais de vinte anos e o que fizeram para melhorar as condições dos Estádios?

14/03/2009 13:44




[pcrodr] [cidade do único penta e atual hexa São Paulo FC]
A ideia é boa, os executores dela é que não são confiáveis para implementá-la.

14/03/2009 12:37




[Marcio] [Niterói-RJ]
Só para retificar... no meu comentário anterior, citei a OAB-RJ, mas na verdade foi a OAB Nacional que emitiu opinião a respeito desse projeto. Abraços!

14/03/2009 12:08




[m.fritsch] [sp,sp,br]
Vide coluna do Fernando Rodrigues na F.S.P.

14/03/2009 10:51




[Green Land] [Sao Paulo]
Essa conversa do direito de ir e vir eh uma piada. Qual a diferenca entre esses bandidos que estao soltos por ai e aqueles que estao presos? Ninguem eh obrigado a conviver com bandidos em que a gente pode se tornar vitima.

14/03/2009 04:28




[isabellecaro] [são paulo]
A idéia é boa, mas infelizmente sabemos que não será para resolver definitivamente o problema. Está mais para: Fizemos o possivél, mas não deu...

13/03/2009 23:38






[Carlosvr] [Recife, PE]
Se o cartão puder ser carregado com o valor do ingresso, tem uma grande vantagem... É o fim dos cambistas!

13/03/2009 21:12




[Will Adjei] [Rio de Janeiro]
Medida eleitoreira conforme escreve Ancelmo Gois na sua coluna: Orlando Silva 2010 Costurou-se no camarote de Lula e Cabral na Sapucaí a candidatura ao Senado do ministro Orlando Silva.

13/03/2009 20:53




[acfcflu] [RIO/RJ/BR]
Realmente não sei qual seria a melhor medida pra coíbir a violência.Até porque ela acontece muito mais nas cercanias dos estádios,estações de trens.Acho que aí só o policiamento intensivo.Mas indentificar os baderneiros e bani-los é de urgencia urgentíssima!

13/03/2009 20:29




[tropiamv] [Belo Horizonte - MG]
Ah!!!! Ia me esquecendo... Que tal criar uma carteirinha pra fazer compras em supermercado???? E por quê não carteirinha pra entrar na Igreja???? Outra carteirinha pra visitar o Senado e a Camara? E mais uma pro jogo de tenis? Outra pro basquete? E uma pro volei? E uma pra entrar na agencia bancária? Ou na lotérica? Que tal uma pra ir no funeral de um parente que morreu??? Ah... Quanta babaquice...

13/03/2009 20:27




[hsf] [www.atireiopaunogato.com.br] [Vitoria(ES) - Brasil]
Olha Juca, isso de fato mais parece uma jogada de marketing, das mais espalhafatosas. Existem diversas outras formas de se coibir a violência nos estádios, inclusive, através da identificação do cidadão, com as carteiras de identidade que já existem. Carteirinha serve bem para estudantes, mas tenho as minhas dúvidas se servirão para desordeiros profissionais, figuras tão lamentáveis quanto conhecidas de nosso futebol. Esta minha opinião também tive a oportunidade de expressar em um post que trato deste tema em nosso blog, "Atirei o pau no gato". Grande abraço e parabéns pela "audiência"...

13/03/2009 20:23




[tropiamv] [Belo Horizonte - MG]
Caro Juca: Que coisa mais maluca essa de carteirinha de torcedor!!! Imagina um turista chega no Rio de Janeiro e queira ir ao Maracanã? Terá que fazer carteira de torcedor??? Que coisa de louco.... E caso eu queira levar meu filho de 7 anos pela primeira vez num estádio? Terei que fazer carteira para ele também??? Me poupem!!! Tantas maneiras haverão de ter controle, mas essa, de carteirinha de torcedor, é o fim da picada.... Espero que essa lei não passe nunca e, se passar, que o STF providencie pra considerá-la inconstitucional.... Viva o FEBEAPA. Ele está de volta. Salve Sergio Stanislaw Ponte Preta Porto....

13/03/2009 20:21






[destemidomax] [Ourinhos SP]
Isso se resolveria cadastrando as digitais dos torcedores...assim ficaria muito mais facil barrar supostos condenados ou inaptos por punição a não irem aos estadios.

13/03/2009 20:02




[dipillaf] [Brasília-DF]
Ano passado, em Siena, vi o jogo com o Milan e a entrada só poderia ser adquirida com identidade ou passaporte. Claro, com lugar marcado. No jogo hexa do São Paulo, no Bezerrão de Brasília, os "em pé" na escada acabaram com a visão de quem chegou antes e se acomodou nas "especiais" !!!

13/03/2009 19:46




[hearns] [SP br]
Esse é o país da carteirinha e da carteirada , e tenho dito.

13/03/2009 18:44




[ffillipe] [brasil]
Juca, gosto de ler o que vocês escreve, mas essa é demais. Pensei que você fosse uma pessoa bem informada, vejo que me enganei. Essa medida do "ministro" é fascista ou você desconhece isso?

13/03/2009 18:17




[klebero] [Linhares - ES]
Desculpe Juca, mas não preciso ser "fichado" para ir ao cinema, ao teatro, a qualquer lugar... Por que seria no futebol? Bem, mas no fundo isso é apenas mais um factoide desse ministro sem nenhum comprometimento com o esporte...

13/03/2009 18:13




[Marcio] [Niterói, RJ.]
Caro Juca, Não acredito que esta seja uma boa medida, pois como diz o presidente da OAB-RJ, isso poderá cercear a liberdade, o direito de ir e vir, cláusula pétrea da nossa Carta. Mas existem outras medidas, tão eficientes, ou até mais, como se faz na Europa, e até mesmo utilizando-se de dispositivos já previstos nas nossas leis. O importante é fazer valer o direito do cidadão de ir a um estádio, ter segurança, lugar para sentar, e poder aproveitar o máximo do espetáculo com sua família e seus amigos. Previsão legal já existe, é só botar pra funcionar. Senão será mais um "Estatuto do Torcedor". Literalmente. Abraços!

13/03/2009 17:40




[rafael] [São Paulo]
Juca, me desculpe, respeito a sua opinião, mas achei ruim essa da carteirinha. Vc acredita que aquele torcedor comum, não o "TORCEDOR PROFISSIONAL" das organizadas vai se sujeitar a mais uma dificuldade para assistir ao seu time no estádio? E aquele pai que no almoço de domingo, se empolga com as notícias da Folha, com as informações do seu time de coração ressolve pegar seus filhos e ir ao estádio, e quando chega na bilheteria não pode comprar o ingresso porque ele deveria ter uma carteirinha que provavelmente só poderá ser feita em um lugar longe da casa dele, durante a semana e em horário comercial, ou seja, todos os ingredientes para que ele compre o Pay Per View. Acredito que a carteirinha vai servir para dificultar o acesso dos comuns ao estádio e não vai servir de nada para os bandidos que frequentam o estádio, porque ele pode até ser preso, mas não vai cumprir nenhuma pena se praticar algum ato de vandalismo. Abc.

13/03/2009 17:36




[Alexandre D. Torre] [Bragança Paulista]
É mais uma "ideia brilhante" da companheirada que infelizmente governa este país. Nunca na historia deste pais, criou-se tanta maracutaia para favorecer alguem, neste caso algum companheiro fabricante de carteirinhas.....

13/03/2009 17:33




[mv29] [Sao Paulo, SP Brasil]
Juca, nem todo brasileiro é "bancarizado" mas isso não é problema. A CAIXA (CEF), entre outros bancos, tem infra-estrutura para atendimento a todo cidadão (exemplo casas lotéricas, caixa aqui, terminais 24hs, auto-atendimento, internet banking e agências). Outra coisa importante, num futuro não muito distante, teremos a Certificação Digital como padrão entre outras coisas para o atual RG. Portanto, apesar da lentidão, podemos evoluir basta vontade política, respeito ao torcedor e honestidade.

13/03/2009 17:28




[fumi57] [São Paulo]
É um completo despautério , sem sentido em que ao invés da polícia identificar os baderneiros são todos identificados e daí tentar uma solução . é mais cômodo para a polícia , para as empresas de marketing direto , mailing que agora terão um grande cadastro para criar o perfil do torcedor padrão , para vender todo tipo de bugiganga . O certo é identificar o torcedor na hora da compra do ingresso evitando todo tipo de incoveniente .

13/03/2009 17:28







[antoniosergio0505] [USA]
Espuma... espuma... espuma pura. Pra que serve o RG, a carteira de habilitação ? Vai ser cadastrado aonde ? Quem dará manutenção ? Espuma... pura espuma. Esse Ministro não é mole não... vai ser ruim lá na casa do chapéu.

13/03/2009 17:10




[José Carlos Pereira] [SP]
Juca, Juca, está entrando em outra furada. O cara é conhecido. Depois da carteirinha virá o crachá e a fila acabará com esse nome, passando a ser demanda reprimida. Risível. Sobre a impunidade dos arruaceiros nada falam, aliás, até falam, mas não fazem nada de objetivo. José Carlos.

13/03/2009 17:07




[mtfitness] [Sao Paulo]
Juca, Adoro seus comentários e sua postura diante do esporte nacional, mas como um cara que ama o marketing de verdade, aquele que Peter Drucker originou em 1954, tenho q chamar sua atenção para esse uso pejorativo do "é puro marketing", como se fosse a nova Lei de Gerson. Ora,Juca, o marketing de verdade é o que faz os clubes e estádios europeus serem o que são, e nos provocam a inveja q temos deles. Aquilo é marketing, e nem de longe se confunde com essa idéia preconceituosa de que algo q nao presta, ou q é feito só para enganar trouxa, seja "puro marketing". Quem dera nossos dirigentes usassem o marketing em suas decisões, como fazem as grandes empresas. Um abraço, Marcos Tadeu

13/03/2009 17:04




[sanpss] [Natal-RN-Brasil]
Não concordo com o Celão, em um ponto, não é somente "meia dúzia" que faz isso são várias "meias dúzias" que fazem isso, acho que tem que cadastrar os integrantes das torcidas uniformizadas e se alguém da torcida fizer bobagem, o time ficaria meia dúzia de jogos jogando com portões fechados, em um ano estaria quase a totalidade dos problemas resolvidos, a não ser que parte da mídia fizer lobby em favor das uniformizadas como, aliás, sempre fazem. Abraços!!

13/03/2009 16:53




[jonh] [São Paulo]
Muita besteira. Agora tem que ter cadastro para tudo. Tem é que prender quem faz coisa errada e não ficar rotulando todo mundo. E no mínimo teremos que preencher três vias enviar a receita e esperar o aval, registrar em cartório e esperar para ser chamado. Ou seja, boa sorte!

13/03/2009 16:47




[antonioetevaldo] [São Paulo]
Sou favorável a identificação desde que a venda seja facilitada e o torcedor não seja mais tratado como gado, como acontece hoje, além disso é necessária a numeração dos lugares no estádio, aa limpeza dos banheiros e a possibilidade de se comer algo minimamente decente nos estádios. Outra coisa necessária é a melhora do trabalho da policia, que é péssimo.

13/03/2009 16:43




[gabriel.mac05] [brasilia]
Poderiam substituir a carteirinha futebol pelas "carteirinhas" RG ou o CPF!

13/03/2009 16:18




[ivanmagalha] [Brasília/DF]
Que idéia bestial. Ou seria de uma besta? Moro em Brasília e sou corinthiano. Vira e mexe gosto de ir a a São Paulo e, quando a tabela ajuda, ver um jogo do meu time. Agora terei de fazer uma carteirinha para isso? No Rio é comum os hotéis ofereceram aos turistas, muitos deles estrangeiros, uma ida a um jogo no Maracanã. Eles também terão de fazer carteirinha?

13/03/2009 16:17




[celio_sc7] [SAMPAFC]
Resta saber agora quem será o fornecedor das carteiras que irá encher o rabo de grana para uma coisa que, no máximo, deixará de existir em 6 meses...

13/03/2009 16:14




[renatofalzoni] [sp-sp-br]
Já temos um carteirinha. Chama-se RG. Para que uma nova identificação. É exigir o porte do RG aos torcedores. Qual diferença de mostrar um RG ou uma outra carterinha. QUE MERDA DE BRASIL. Cada dia fico mais triste.

13/03/2009 16:09




[ubilis] [http://finalidade.blogspot.com] [Botucatu, SP, Brasil]
Ouvi no noticiário matutino da Jovem Pan que haverá método biométrico para identificação nas catracas, ao entrar nos jogos. No caso, leitura de impressão digital. Quem já experimentou o sistema, sabe que ele é imperfeito e frequentemente dá erros de leitura. Agora, imagina só erro de leitura e torcedor sendo barrado em dia de clássico, dez minutos antes de começar a partida, com mais milhares atrás esperando pra entrar...

13/03/2009 15:38




[francismarerik] [Rio de janeiro]
Ia falar exatamente o que o usuário fperpe falou...exemplo de um gringo doido pra assistir um jogo no maraca o cara nao vai conseguir assistir por que não é cadastrado.. aliás são N variantes que dá nisso... se torna impossível fazer esse cadastro...

13/03/2009 15:36




[tambosi] [Joinville, SC, Brasil]
O que precisa realmente é utilizar a tecnologia atual para atrelar o ingresso com algum documento de identificação, que será solicitado na entrada do estádio, acabando desta maneira com os cambistas. Mas pelo que vejo não há interesse algum.

13/03/2009 15:21




[adrianoufigueiredo] [Baln.Camboriú/SC/Brasil]
Oi Juca ! O ministro avisa a população que após o cadastramento do torcedor legal e os mesmos receberem sua carteiras,retornem aos pontos de cadastro para se cadastrar para entrarem no cinema e depois nos teatros e depois para boates depois metro e assim por diante até todos aprenderem a ser cidadões legais.Desculpa tenho que ir para a primeira fila.

13/03/2009 15:14




[SP Mad] [6-3-3]
Juca, isso não vai funcionar. Cadê a tecnologia. Isso aí é idade da pedra. Já ouviu falar de identificação biométrica? Usando a digital para autenticar a pessoa seria a unica forma de garantir que a pessoa é quem diz ser. Ou você acha que os catraqueiros não vão aceitar uma grana pra dizer que eu sou você? Essa é mais uma daquelas soluções banais saídas da cabeça de uma pessoa despreparada para ocupar o cargo que lhe deram. Abs. Carlos

13/03/2009 15:07




[apjr] [mauá - sp]
Juca isso nao fere o direito de liberdade no território nacional , o direito de ir e vir ? E se eu nao tenho a carterinha , nao posso entrar no estádio e ver o jogo? E se acontecer de somente poder comprar o ingresso somente se comprar a carterinha, não seria VENDA CASADA ? Proibido pelo código de defesa do consumidor? Vemos que de boas idéias o inferno petista é cheio.... Basta apenas um cadastro nacional , com a possibilidade do cadastramento na hora. Se puder responder minhas dúvidas ficaria feliz

13/03/2009 14:50




[dsequeir] [São Paulo/SP]
Essa história de carteirinha é ridícula e absurda. Se um primo ou amigo meu que mora no exterior vier ao Brasil ele simplesmente será proibido de ir ao estádio? Parece mais uma maneira de meter a mão no Erário! Imagine a quem serão ligadas as empresas que ganharão as licitações?

13/03/2009 14:44




[cleliotjr] [curitiba/pr/brasil]
Qual seria próxima medida? Tatuar um número no antebraço dos "torcedores"? ...parece que isso já foi feito...

13/03/2009 14:29




[fleet] [São Paulo]
QUEM VAI FORNECER AS CARTEIRINHAS PARA O ESTADO? QUEM VAI PAGAR? - Essa é a real questão, pois já temos leis em abundância. O que falta é cumprir. Prender e penalisar os bandidos...

13/03/2009 14:13




[lc.sanches] [São Paulo/SP]
Juca, boa tarde! Com essa idéia da Carteirinha do Torcedor, como ficam os torcedores eventuais? Aqueles que, por exemplo, ontem, com Morumbi vazio, resolveriam ir até o hoje, em função da presença de poucos torcedores e menor potencial de confusão? Não seria mais interessante o ingresso ser nominal? isso mesmo, ter o nome impresso no ingresso? como acontece am muitos lugares mundo afora?Parabéns pelo Blog.

13/03/2009 14:13

Nenhum comentário: