terça-feira, 24 de março de 2009

Violência nos estádios não é só coisa de uniformizados

http://blogdojuca.blog.uol.com.br/arch2009-03-22_2009-03-28.html

Já faz certo tempo, alguns torcedores, na Vila Belmiro, destruíram a cabine da Sportv.

Ontem, no Pacaembu, houve quem quisesse fazer o mesmo com a cabine da CBN.
Uns malucos, sem noção, acharam que os copos d'água arremessados pelos cartolas do Santos, da tribuna acima da cabine, tinham sido jogado da cabine da emissora.
Nos dois casos as cabines ficam acima dos setores mais caros em ambos os estádios.
O que dá a medida da irracionalidade que toma conta de certas pessoas que têm certeza de sua impunidade.
Se o nível de agressividade, de "valentia", em simples comentários nos blogues pelo mundo afora é o que é, imagine num campo de futebol.
Nos blogues há a garantia do anonimato e nos estádios o da ação coletiva, como nos linchamentos.
Não é por acaso que cada vez mais emissoras de rádio e TV preferem fazer suas transmissões dos estúdios, para não expor suas equipes e equipamentos.
A ausência do Estado, da autoridade, nos estádios dá nisso.
Seja nas arquibancadas, como mais uma vez o Pacaembu testemunhou, seja nos setores vips.
E não é com carteira de torcedor que o problema será resolvido, como já ensinou o Estado britânico.
Que ensinou também que o torcedor tratado feito animal, age como animal.
Comentário para o Jornal da CBN desta segunda-feira, 23 de março de 2009.
http://cbn.globoradio.globo.com/comentaristas/juca-kfouri/JUCA-KFOURI.htm


Comentários:

[acfcflu] [RIO/RJ/BR]
Juca,isso é o cúmulo da estupidez.Que o torcedor é tratado como animal é verdade,mas agir como tal,também é malcaratismo,coisa de marginal.Isso afasta os verdadeiros torcedores.

23/03/2009 21:16




[donizetehonorio] [Taguatinga-DF]
Juca, a atitude do Pres. do time da "baixada" parece ser apenas pano de fundo para a mascarar a situação de calamidade que ocorre no seu "feudo". Assim, joga para os incautos "testemunhas" do mediano clube do cais do porto. As "velinhas de Taubaté" acreditam piamente em atos irresponsáveis como os que praticou o dito senhor. Aliás, insuflados pelo capitão-mór, já preparam uma retaliação à altura. Mais violência futura portanto. Se sou pres. do TODO PODEROSO TIMÃO, já estaria ajuizando uma ação na justiça para não jogar no "chiqueiro de vila belmiro". Nunca. Em nenhuma situação. Se a justiça não deferir o pedido, a direção do CORINTHIANS deveria abrir mão, de comum acordo com sua a FIEL, de qualquer ingresso que fosse. Nada mudaria. Somos superiores e ganhariamos o jogo de qualquer maneira, em qualquer lugar. Afinal, devemos considerar que o time da "baixada" não consegue sequer encher o seu pequeno estadiozinho. Teriamos lá sem os FIEIS, algo próximo de 6 mil testemunhas. Abçs.

23/03/2009 18:22




[Vovó em Brasília] [BRASÍLIA]
Meus queridos netinhos: algo tem de ser feito para coibir essa violência. Não vou mais aos estádios desde quando as organizadas tomaram conta. A carteirinha é uma idéia mais brasileira: os ingleses, com os hooligans, sofreram e ficaram fora dos jogos europeus por vários anos. Como não temos a possibilidade de manter detido o torcedor na delegacia até o final do jogo( imagine, nas nossas delegacias????) a carterinha ao menos é uma saída. Se não é a melhor que venham com outras antes de criticarem! Sugerir que se resolvam antes as mazelas sociais, etc, é não querer resolver. Agora, o Presidente do Santos, trocando sopapos com adversários e os próprios torcedores, isto não precisa nem de carteirinha para identificar....Ainda mais, fazendo ameaças aos adversários para a próxima partida em Santos.... Só internando o meu netinho... Deve estar muito chateado com a atuação do time e do Neymar. Bobagem! O menino é novinho e tem solução. O Marcelo Teixeira, não. Beijocas da vovó.

23/03/2009 17:52




[luizhubner] [sao paulo sp]
par mim essa carterinha veio em uma boa hora quem nao te dinheiro para comprar que junte dinheiro para comprar te garanto que muitos ficarao de fora do estadio a muitos foragidos da justiça e traficantes infiltrados nessas organizadas tambem acabara com o consumo de drogas nos jogos faltando acabar com a bebida alcoolica dentro e fora do estadio dai sim tera torcedores de bem cadastrados e filmados duvido que vai ter baderna carterinha ja

23/03/2009 17:11




[ronaldo_sp] [Brasil]
Muitas vezes um ato violento é uma maneira desesperada de quem já não aguenta tanta injustiça nas mãos de quem detém o poder. Jornalistas são apenas profissionais que deveriam agir no máximo de seu respeito, já que de tem o poder da comunicação nas maõs. Por isso, jamais brincar, jamais debochar, jamais acusar falsamente, levantar falsos testemunhos sem prova nas mãos. Não é santo, nem dono da verdade. Tanto que enxerga 2 fatos idênticos, como diferentes, com a intenção de "provocar" ou acusar pessoalmente uma torcida, ou alguém? No jogo SPFC x Corintihans foi igual. Uma torcida revoltada por nada, dirigentes corintianos irresposáveis ao microfone, e nada, nenhum texto condenando-os pelas asneiras que ajudava a incendiar o pre-classico. Agora, os culpados são apontados nos textos. Santistas marginais. E age sangue frio para aguentar esse jornalismo. Haja postura de babaca para ouvir quieto.

23/03/2009 16:54




[rangelreis] [Santos/SP]
Manipulação da midia:o que saiu do foco é o que se fez com a diretoria santista colocando-a num camarote bem próximo da torcida de Vips corintianos que a todo momento usava de xingamentos contra os mesmos.O MT errou,ele foi mais pela emoção do que pela razão(mas alguns "jornalistas torcedores" não agem da mesma forma),pois apesar de ser provocado não poderia jamais descer ao nível daqueles que o xingavam,o Presidente do Santos apenas deu motivos para tirar toda a atenção da origem dessa confusão,fez com que os cordeirinhos(de mentira)ficassem à margem dessa pôlemica.Isso tudo soa como um bom material para manipulação para num confronto posterior entre os dois clubes,tirarem o clássico da Vila Belmiro,com certeza teremos aqueles que diram "É uma temeridade um clássico na Vila".Ok digamos que se isso vier a acontecer,que se leve o jogo para o Pacaembu,e que seja destinado os 6% para os visitantes,e que eles fiquem no mesmo cantinho espremidos no estádio que eles pensam que é deles.

23/03/2009 16:45




[marangbh] [SP-Brasil]
E a parcela de culpa da imprensa? Ninguém vai falar nada. Alimentaram até a última hora a polêmica dos ingressos, tanto no jogo do Morumbi quanto no do Pacaembu. Contando com a briga pós jogo para terem mais assunto durante a semana seguinte. Todo mundo sabe que os urubus adoram uma carniça. Por que não fazem um trabalho sério, mostrando a bandidagem que é a Gaviões, a Indenpendente, a Mancha e a Torcida Jovem? Mostrem as drogas, os menores envolvidos, os ingressos que recebem etc. Vocês pódem até achar que não vende jornal. Vende sim. Ou será que existe também os Jornalistas Organizados?

23/03/2009 16:36




[cesarvizidoro] [Santo André, SP, Brasil ]
Mas isso EH ÓBVIO JUCA!!!! Demorou tampo tempora para vc perceber isso???? Violência não eh um problema dos Estádios, eh um problema da Sociedade, o problema eh que pra alguém falar de maneira séria e sem discursinhos prontos sobre o assunto precisa sentir na pele ( na própia ou de pessoas próximas )...... Ontem a culpa foi da polícia na confusão com os santistas, assim como foi no morumbi com os corinthianos, assim como foi ano passado na Final do Paulista com os Palmeirenses, os Torcedores sempre foram os msms e sempre irão agir da msm maneira nos Estádios de Futebol, era assim a 40 anos atrás e continuará assim por mais 200 anos à frente, ação gera reação, e a ação sempre vem da polícia, ou começa no meio dos Torcedores " comuns " ( como foi ontem nas cadeiras do Pacaembu ) e passa aos Organizados, a culpa cai em quem leva a fama, mas a solução não vem pq tem gente querendo fazer sua fama em cima disso......

23/03/2009 15:58




[hearns] [SP br]
Caro donizete honório-DF, diante das asneiras q escreveu percebe-se q vc não tem competência sequer p/ ser ASPONE do MOLUSCO BARBUDÂO ... "PELAMORDEDEUS !!!".

23/03/2009 15:47




[Walter Camargo] [Santana de Parnaiba, SP, Brasil]
Que Marcelo Teixeira é péssimo, quem é da oposição no Santos está careca de saber e os acontecimentos de ontem podem ter um pequeno peso nas eleições do fim do ano. Agora: faltou mençào às 3 bombas que a torcida do Corinthians arremessou ao recinto onde se encontrava a do Santos, o que gerou toda a confusão com a PM no fim do jogo. Ou para a imprensa esse é um fato a esconder?

23/03/2009 15:30




[jtcreal] [SP]
Donizete, seu comentário é tão ridículo quanto o presidente do seu time. Corinthiano não tem memória, vota no Collor. Andres Sanches = papagaio de pirata de Dualib, Andres Sanches = balada na companhia de jogadores; Andres Sanches = Amigo e defensor de Kia e parceria MSI. E a torcida do corinthians ainda apoia as coisas que essa diretoria faz: trazem o Ronaldo (contratação política)para apagar as m...que fazem nos bastidores. Pq hj o jornal, radio e televisão não falam do R9, matador??? Pq o cara não fez nada e vai continuar não fazendo e o corinthiano idolatrando Andres Sanches, aquele que fez o curinthia ir para a 2ª, junto com o Felipe, Dentinho e outros...Com esse time meia boca e treinador retranqueiro vai pra segunda no brasileiro novamente.

23/03/2009 15:25




[renatocot] [sp sp]
plenamente de acordo com o gerson rodriguez.eu estava no pacaembu e vi o que aconteceu.a torcida do santos furou o cordao e chegou na grade junto à numerada.Aí a polícia tentou controlar a situação e a torcida do santos investiu e foi controlada no cassetete.Jogaram um sinalizador contra a torcida do corinthians, também.Vomentar pela TV também é possível mas a sua ( do comentarita) informação é limitada. E ainda acho que voce, na profissão que tem, deveria ir ao estádio.

23/03/2009 15:16




[danielesq] [Porto Alegre / RS]
O Corinthians tem a torcida mais engraçada do Brasil. Quando o SPFC separou 10% de ingressos para eles no clássico eles deram xilique, fizeram uma tempestade num copo d'agua. Em primeiro lugar cederam menos que 10% para o Santos e essa imprenssa parcial nada falou a respeito. Em segundo lugar: Você se acham no direito de reclamar quando recebem 10% de ingressos? Tá vendo como a emoção deixa a razão para trás? E você heim seu Juca, que nada falou a respeito. Logo você?

23/03/2009 14:57




[donizetehonorio] [Taguatinga-DF]
Juca, acho que a diretoria do CORINTHIANS não deve mais reservar ingresso algum para torcedores destes outros times de São Paulo. É fácil. Entre num acordo com o JECRIM e com a PM/SP e veta-se entrada destes vândalos profissionais que se dizem torcedores de SPFW; Palmeiras e esta "minguada" mas extremamente violenta uniformizada do time da "baixada", como ficou provado ontem. Então sugiro assim: "Jogo do TODO PODEROSO TIMÃO, como já somos maioria absoluta mesmo, só nós teremos acesso ao estádio. Fora com estes violentos torcedores destes outros times. É uma temeridade deixá-los adentrar em estádios de futebol. Só para que não se esqueçam, freguesia continua, agora são 117 vitórias do TIMÃO sobre o "san7os". Abraços, e tomara que o Dr. Andrés Sanches leia meu comentário e comece a pensar na implementação de minhas idéias.

23/03/2009 14:23




[Alberto Junior] [Belo Horizonte(MG)]
O problema dessa discussão é que ela gira, gira e volta no mesmo denominador comum: a impunidade. Enquanto a impunidade não for erradicada ou, ao menos, bem diminuída dificilmente o nosso país irá evoluir.

23/03/2009 14:02




[bibianasjc] [http://blogdabibiana.blogspot.com/] [São José dos Campos/SP]
E o que dizer, novamente, das lamentáveis atitudes dos dirigentes, que se comportam como torcedores fanáticos ao invés de se colocar em seus devidos lugares e trabalhar a favor do futebol (utopia pura!) ao invés de trabalhar contra? E a FPF que não faz nada para intervir nessa palhaçada toda? Tudo a dizer é: HA-HA_HA, esse é o país da copa de 2014! Piada é pouco!

23/03/2009 13:57




[paulheavy] [S.Paulo]
Juca, cada vez mais me convenço que não há mais solução,pois aqui é um dos poucos lugares do mundo onde as prostitutas gozam,os políticos andam com dolares nas cuecas e ao serem pegos, alegam que nada sabiam, jornalistas, radialistas e apresentadores de tv torcem descaradamente chegando muitas vezes a brigarem com as imagens dos videos-tapes ou sonoras,a polícia apanha e nada muda pela passividade e complacencia de todos...Quanto pior,melhor,não? Quer valer que no próximo final de semana teremos mais problemas entre são paulinos e palmeirenses? Como dizia Charles DeGaulle : definitivamente,o Brasil não é um país sério!!! Eu concordo em gênero,número e grau...Infelizmente. Saudações Tricolores Paulo

23/03/2009 13:39




[Roberto Azevedo] [São Paulo S.P. Brasil]
Nem em um cabeleireiro feminino, se escuta tanta besteira como estou escutando agora no programa e sport's da Jovem Pan. Flavio Prado, é de uma mediocridade sem par. O Wanderley Nogueira e seus comandados, não merecem nem um centavo do que recebem como jornalistas esportivos. É bárbaro.

23/03/2009 13:37




[Josh Simon] [Santos]
Juca, Da mesma forma que após o jogo do São Paulo e Corintians vc ressaltou varias vezes que a responsabilidade dos fatos era do time mandante. Que tal, a bem da verdade e coerência vc reservar um post para reafirmar sua tese sobre responsabilidade do mandante do jogo. Como vc citou em seu post do dia 16/02, "Sem faniquitos, fundamentalismos, fanfarronices e demagogias".

23/03/2009 13:32




[hearns] [SP br]
Caro Roberto, o cantinho do Pacaembú onde ficou a Torcida do Santos é mehor q a Vila Belmiro ; já o cantinho do Morumbi é muito melhor q o Pacaembú ... MORUMBI, o ESTÁDIO DA COPA !!!!

23/03/2009 13:29




[Paulino] [Sao Paulo/SP]
Uma torcida que contabiliza o brasileiro de 2005 , o "mundial risivel" de 2000 nao existiu ,os paulistas de 77,79,88 etc. etc.. é capaz de aprontar qualquer coisa e sera sempre a maior responsavel pela violencia no futebol paulista.

23/03/2009 13:29




[Marcos Magno] [São Paulo]
Não existe justificativa para a violência mas sempre há um estopim para ela. No clássico alvinegro de maior rivalidade, encurralar a torcida em minoria absoluta foi total falta de preparo e prevenção. Só poderia dar no que deu. Se o Santos tivesse vencido, seria um massacre da mesma forma. Se a PM não conseguiu conter 2.000 torcedores santistas, com 30.000 corinthianos frustrados estaríamos contando as vítimas até agora.

23/03/2009 13:22




[antoniosergio0505] [USA]
Dirigentes, procuradores, PM e imprensa esportiva plantam batatinha. Logo, colhem batatinha. Com as condiçoes de infra-estrutura existentes, jogo tem que ser uma torcida só. O resto é conversa fora...

23/03/2009 13:04




[renato.jm] [São Paulo - SP]
Caro Juca, é após ler um comentário como esse que me pergunto: Que propaganda utópica é essa da FPF que mostra que o torcedor tem lugar garantido/marcado no estadio se nem ao menos educado e civilizado ele consegue ser. É como a histórica Dr.Jekyll e Mr.Hyde: basta uma dose de insanidade sem sentido que o médico respeitado e chefe de familia se transforme, no estádio, num monstro sem noção que coloca a loucura sem razão da paixão pelo time acima de qualquer outra coisa, até mesmo da racionalidade (!!!)

23/03/2009 12:40




[José Carlos Pereira] [SP]
Isso mesmo, nem sempre a violência vem das uniformizadas ou dos mais pobres. Boa parte das vezes são bodes expiatórios. José Carlos.

23/03/2009 12:08




[robson] [São Paulo,São Paulo,Brasil]
O que eu não me conformo é ver as imagens com os guardas tentando por respeito e os torcedores partindo pra cima, revidando, querendo brigar com a policia. Onde nós vamos parar. Não existe mais respeito às autoridades????

23/03/2009 11:58




[DOUGLAS] [guarulhos]
Sr Juca. Nada realmente justifica agressoes, pancadarias, etc, etc. O fato é que muitos de voces, que nao assumem o time a quem torce, tambem estimulam esse tipo de atitude. Pois vejamos. Ouvi a semana inteira, analistas ENRUSTIDOS, dizendo que o SANTOS CORRE POR FORA na busca pela ultima vaga. Como , alguem pode com os pontos ai a serem analisados, fazer esse tipo de comentario, pois, se o Santos ontem tivesse ganho o jogo, passaria o corinthians, e quem poderia estar CORRENDO POR FORA, ERA O PROPRIO CORINTHIANS. entao, o que falta tambem, é deixar um pouco o ufanismo ronaldo, o corintianismo de lado, e analisar como o sr mesmo faz, de forma imparcial e com criterios, fatos que nao acontecem com jornalistas mencionados pelo sr, da sportv , que se escondem e fazem papel de bom moços, quando nao sao. Mas ressalto, nada justifica a violencia, porem, nao podemos isentar nem dirigentes, nem jogadores, e muito menos a imprensa, todos tem sua parcela de culpa,

23/03/2009 11:57




[eginaldo.bringel] [nova odessa-sp]
Juca, ontem tive o prazer de assistir o jogo do cruzeirosxrio branco , em andradas-mg, junto com a minha esposa. sem torcida organizada, sem violencia,sem flanelinhas....etc... senhoras, senhores, crianças,familias inteiras,tudo como deveria ser em qualquer outro lugar. realmente inacreditavel.ainda da para assistir futebol em estadios.

23/03/2009 11:45




[Roberto Azevedo] [São Paulo S.P. Brasil]
Não tem mais como haver jogos seguros, em estádios Medievais como os brasileiros. Encurralar uma torcida, como fizeram com a Jovem e esperar bom comportamento, é de uma ignorâcia impar. Quem foi o estrupício que organizou aquilo? Enquanto tentarem, jogar a culpa no povo, vai ser assim. Por qual motivo escuso, os jornais, rádios e televisões, não exigem a construção de um estádio que preste, na cidade de São Paulo? Pacaembú, Morumbi, Canindé, Vila Belmiro, Brinco, Moisés, Parque Antartica, etc.. já cumpriram sua vida útil, a muito tempo. Tem dinheiro para tudo nesse país, menos para o futebol, que dá dinheiro para um monte de vagabundos a mais de 80 anos.

23/03/2009 11:32




[antoniohbc] [São Paulo SP]
Estava ontem na área Vip do Pacaembu e presenciei 2 copos de água atirado pelo presidente do Santos Marcelo Teixeira (que estava nas tribunas) em direção a torcedores na área Vip!

23/03/2009 11:28




[rafael] [São Paulo]
Dois incidentes registrados no Campeonato Paulista, os dois foram com a Torcida do Corinthians, coinciDência? TALVEZ.

23/03/2009 11:11




[cccassini] [toledo pr brasil]
Caro Juca. Não compare seres humanos com os animais por favor. Os seres humanos são piores.....pois tem cérebro para pensar. Portanto, os animais não merecem ser rebaixados a nivel de humanos...são muito melhores... abraços

23/03/2009 11:10




[Eduardo] [Belo Horizonte]
Juca, infelizmente a cultura da violência e da agressividade imperam neste país, basta observar no comportamento das pessoas até os cães (pitbulls) das pessoas deixaram de ser simples cães, tenho absoluta certeza de que os bandos uniformizados (aquilo que alguns chamam de torcida) são os responsáveis pelos atos de violência nos estádios e pior fora deles também. Possíveis causas disso: somando-se aos bandos organizados e ao comportamento com tendência agressiva, acrescento à parte irresponsável da mídia, que explora essa rivalidade ao extremo, um estado omisso, promíscuo e covarde, e como você bem disse a certeza da impunidade desse bando. Tomara que estas imagens tenham ido pra FIFA, este país não merece sediar uma copa do mundo.

23/03/2009 11:06




[graglesantos] [São Paulo SP BR]
Ao invés de portando carteirinha, certos torcedores, independentemente do valor pago pelo ingrsso, já deveriam ir é algemados aos estádios...

23/03/2009 11:02




[jtcreal] [SP]
Ora Juca, estranho que vc não fala nada da atitude da diretoria do Time da Marginal s/ número durante toda a semana passada, em relação aos ingressos. Da mesma forma que a torcida corinthiana organizou a baderna no SP x Corinthians, a torcida do Santos em protesto quis mostrar sua indignação (erroneamente diga-se de passagem). O Sr. Andres Sanches e o restante da diretoria que insitou essa baderna na semana anterior ao clássico. Esse senhor, Andres, deveria parar de ficar na balada com jogadores, deveria parar de ficar iludindo a torcida com zidane, crespo, riquelme e tratar de assuntos sérios do futebol. Corinthiano não tem memoria, esqueceram que o Andres era o papagaio de pirata do Dualib, que ele sempre defendeu com unhas e dentes o Sr. Kia e a parceria MSI. É assim que ele trata o futebol, vide a questão dos ingressos.

23/03/2009 10:59




[egiannin] [são paulo - sp - br]
Acho díficl rebater tudo o que foi dito nesta matéria. Tudo caminha para uma única solução. Torneio em dois turnos com presença apenas da torcida do mandante. Se brigarem entre si, como punição, portões fechados no próximo jogo como mandante.

23/03/2009 10:58




[elston] [renato.elston@zipnet.br] [Rio Claro-SP]
O jogo de ontem mostra o quanto o futebol está na mão de dirigentes dissimulados. O sscp fez de tudo para criar dificuldades para o SANTOS FC e sua torcida. Conseguiu. Os santistas não tiveram ingressos e foram ao estádio sob permanente ameaça de serem agredidos pela desproporção no número de torcedores. Assista a um jogo nessas condições e me diga se após 15 minutos todos não estarão dispostos a se defender, dos adversários ou da PM. O Marcelo Teixeira deve ser criticado por tudo, mas não por estar se defendendo de agressões sofridas em um camarote no meio dos torcedores rivais. Grande parte da imprensa é composta por torcedores parciais: veja transmissões da SporTV e os vídeos de sua equipe disponíveis na Internet. Não tem credibilidade e aguça a rivalidade (a torcida do SANTOS FC não é a única que se estranhou a imprensa esportiva) A imprensa apenas recebe de volta aquilo que proporciona. Mas, como sempre, a última palavra, a verdade instituída, é a do jornalista.

23/03/2009 10:56




[elston] [renato.elston@zipnet.br] [Rio Claro-SP]
O jogo de ontem mostra o quanto o futebol está na mão de dirigentes dissimulados. O sscp fez de tudo para criar dificuldades para o SANTOS FC e sua torcida. Conseguiu. Os santistas não tiveram ingressos e foram ao estádio sob permanente ameaça de serem agredidos pela desproporção no número de torcedores. Assista a um jogo nessas condições e me diga se após 15 minutos todos não estarão dispostos a se defender, dos adversários ou da PM. O Marcelo Teixeira deve ser criticado por tudo, mas não por estar se defendendo de agressões sofridas em um camarote no meio dos torcedores rivais. Grande parte da imprensa é composta por torcedores parciais: veja transmissões da SporTV e os vídeos de sua equipe disponíveis na Internet. Não tem credibilidade e aguça a rivalidade (a torcida do SANTOS FC não é a única que se estranhou a imprensa esportiva) A imprensa apenas recebe de volta aquilo que proporciona. Mas, como sempre, a última palavra, a verdade instituída, é a do jornalista.

23/03/2009 10:56




[laurentino.neto] [rio de janeiro-rj-brasil]
Acredito que a melhor forma de se acabar com a violência e a consequente paz nos estádios seja um processo de reeducação dos presidentes de clubes, vide a dupla Juvenal-Marco, que provocaram a torcida do Corinthians o tempo todo e ontem o presidente do Santos atirando copos nos torcedores, fato que o Sr. não citou. O futebol precisa de torcida nos estádios para se renovar para que as gerações vindouras, gostem de futebol, precisa de todas as torcidas em campo, basta escoltar e isolar a entrada dos visitantes e segurar por pelo menos uma hora sua saída, deixá-los esperando mesmo, isso é feito aqui no Rio e funciona e que a polícia esteja presente nos limitrófes do estádio e da rua.

23/03/2009 10:43




[victoraas] [Curitiba/PR]
Juca, quando teremos um clássicos MEIO A MEIO com 120 000 pessoas como nos anos 80. Chega de copiar modelo de Europa e EUA , é uma babação de ovo que só a classe média gosta. Que falta faz os clássicos com o Morumbi abarrotado.

23/03/2009 10:29




[João Pedro] [BH]
Ok, concordo com vc. Violencia é o fim da picada. Mas a mídia precisa também reflrtir muito. Jornalistas de SP falam de outros estados sem saber direito o que falam. Materias são feitas sem melhor apuração de fatos, etc... A midia esportiva anda uma vergonha!

23/03/2009 10:28




[techbaguete] [Cornélio Procópio - PR - Brasil]
É realmente lamentável que isso continue acontecendo. Tinha torcedor enfrentando a polícia como se fosse um torcedor rival. Não que uma ou outra dessas atitudes se justifique, mas enquanto o nível de educação continuar assim, estaremos ainda muito longe de ter estádios como na Europa, sem alambrados. E pensar que 2014 e o Mundial de Futebol no Brasil tá chegando... onde vamos parar?

23/03/2009 10:26




[leonardofreirepereira] [São Paulo, BR]
Já ia me esquecendo de um detalhe muito importante: tudo indica que a confusão começou nas numeradas, onde se acomodam os vips e autoridades. Engraçado que, por lá, não vi a polícia bater em ninguém. Ou seja, o tal ingresso de R$ 150 imuniza o torcedor contra a truculência policial e, na esteira dos vips, ficam protegidas as autoridades e os convidados. E pau em quem compra ingresso popular...

23/03/2009 10:14




[leonardofreirepereira] [São Paulo, BR]
Não se trata de fazer a defesa de torcidas uniformizadas, mas de reconhecer que a rivalidade insana e irresponsável de torcedores e dirigentes aliada ao despreparo da polícia (pra não falar da lambança do árbitro no final do jogo), resultam em cenas como as vistas no final do clássico. Torcedores devem ser punidos, dirigentes devem ser punidos, policiais devem ser punidos. Nem todo torcedor organizado é bandido, como nem todo tordecor tido como "autônomo" é santo. E o presidente do Santos é daqueles valentes que, cercados por seguranças, acham que podem dizer e fazer o que bem entendem. Insuflados, a torcida do Santos enfrentou a polícia, que agiu com a costumeira selvageria oficializada. E ainda há quem defenda ações daquela espécie, sob o imbecil argumento de que "ninguém apanha de graça". Não esqueçamos que as autoridades que usam seus porretes estatais e agridem pessoas dentro do estádio são as mesmas que deveriam nos defender dentro e fora dele.

23/03/2009 10:03




[leonardofreirepereira] [São Paulo, BR]
Não se trata de fazer a defesa de torcidas uniformizadas, mas de reconhecer que a rivalidade insana e irresponsável de torcedores e dirigentes aliada ao despreparo da polícia (pra não falar da lambança do árbitro no final do jogo), resultam em cenas como as vistas no final do clássico. Torcedores devem ser punidos, dirigentes devem ser punidos, policiais devem ser punidos. Nem todo torcedor organizado é bandido, como nem todo tordecor tido como "autônomo" é santo. E o presidente do Santos é daqueles valentes que, cercados por seguranças, acham que podem dizer e fazer o que bem entendem. Insuflados, a torcida do Santos enfrentou a polícia, que agiu com a costumeira selvageria oficializada. E ainda há quem defenda ações daquela espécie, sob o imbecil argumento de que "ninguém apanha de graça". Não esqueçamos que as autoridades que usam seus porretes estatais e agridem pessoas dentro do estádio são as mesmas que deveriam nos defender dentro e fora dele.

23/03/2009 10:02




[Paulistano] [S. Paulo SP]
ELES venceram! Com muita tristeza parei de ir aos estádios. Quem gosta de ser bem tratado, parou. Se o objetivo dELES era este, ELES conseguiram. Seja lá quem forem ELES...

23/03/2009 09:50




[sandro.a.cardoso] [Porto Alegre, RS, Brasil]
"... os copos d'água arremessados pelos cartolas do Santos..." - Cartolas, a pior torcida uniformizada.

23/03/2009 09:45




[leao] [Sao Paulo]
Juca, o imperador da Vila Belmiro incitou 2000 santistas a partirem para a briga contra 31000 corintianos. Seria um massacre. Não fosse à disposição de algun policiais abnegados. O ditador da zona do cais, Marcelo Teixeira, e seu staff incitaram os santistas. Ridiculo é ver programas esportivos, TV Gazeta, vendo e ouvindo as imagens de um presidente descontrolado, brigando com torcedores, tentar minimizar as palavras do dito presidente. Ele foi pior que presidente de torcida uniformizada. Incitou e correu, cercado de seguranças. Ontem foi fácil identificar quem incitou. Quero ver se alguém terá coragem de punir este sr. Dúvido.

23/03/2009 09:40




[hearns] [SP br]
Violência, violência pandêmica ... E os inúteis Poderes Legislativo e Judiciário não fazem nada além de olhar para os seus respectivos subsídios e privilégios. E os omissos Governo e militares assistindo a tudo isso de camarote, sem qualquer "projeto de Brasil". E os vândalos da Idade Contemporânea mandando ver no faroeste do Futebol : "ESSA TERRA NÃO TEM DONO !!!". E não há como manter distãncia de toda essa gente ... DEUS, me tire daqui.

23/03/2009 09:39




[marcio.dutra] [Curitiba - Parana]
Ontem Corinthians x Santos...quem demonstrou TOTAL FALTA DE PREPARO foi a POLICIA de SP! O que a policia pretendia encurralando os torcedores? batendo como se estivessem tocando gado (acho que gado tem mais respeito). NENHUM MEIO DE COMUNICAÇÃO comenta sobre a Policia, apenas dizem que a culpa é da torcida! Respeitem o torcedor!

23/03/2009 09:24

Nenhum comentário: