quarta-feira, 13 de maio de 2009

O presidente acima da lei

http://blogdojuca.blog.uol.com.br/arch2009-05-03_2009-05-09.html

Do Estatuto do Torcedor, em vigor desde 15 de maio de 2003:
Art. 22.
São direitos do torcedor partícipe:
I - que todos os ingressos emitidos sejam numerados; e
II - ocupar o lugar correspondente ao número constante do ingresso.

Está bem claro, não?

Faz quase seis anos que o torcedor brasileiro tem direito a sentar na cadeira correspondente ao número do ingresso que ele comprou.
Ocorre que hoje, o todo poderoso presidente da CBF, Ricardo Teixeira disse, numa clara demonstração de que está acima do bem e do mal e da lei, na frente do ministro do Esporte, que neste Campeonato Brasileiro a entidade exigirá que alguns estádios assegurem que o torcedor sente no lugar que lhe cabe.
Para treinar para a Copa do Mundo de 2014, segundo ele.
Ou seja, ele decidiu que alguns têm que cumprir a lei, outros não.
Viva ele!

Comentário para o Jornal da CBN desta quinta-feira, dia 7 de maio, de 2009.
http://cbn.globoradio.globo.com/comentaristas/juca-kfouri/JUCA-KFOURI.htm



Comentários:

[aylton-affonso] [Santo André - SP - Brasil]
Casuísmos não se justificam, como bem disse alguém por aqui, mas que essa história de "lugar numerado" é algo totalmente incompatível com nosso jeito de torcer, isso é. Digo e repito, futebol não é ópera, nem aqui nem na Europa! Quando era frequentador contumaz dos estádios, lembro-me que, comprado o ingresso, e se não era jogo de estádio lotado, esperava o arranjo dos times em campo, para ver prá que lado o Timão atacaria no 1º tempo. E corria prá lá, para pegar um lugar. Quando o juiz apitava o final do 1º tempo, corria para o outro lado. Pô, isso é legal, isso tem a ver com o futebol, e não ser obrigado a ficar sentado num lugar que sequer você tem direito a escolher! Está em curso um processo de "puritanização" e de tentativa de elitização do futebol, que, a pretexto de combater a violência e a bagunça generalizada (na venda de ingressos, por ex.), apela para um moralismo canhestro, para um politicamente correto irritante. Nem bandeiras mais são permitidas, que coisa chata !

08/05/2009 18:24


[meuemeieu] [Vinhedo - Sao Paulo]
Juca, será que para não respeitarmos o lugar marcado no ingresso, não deveríamos ter o direito de escolher o lugar onde vamos sentar quado compramos o ingresso????? Não vejo como alguém possa aceitar essa idéia sabendo que ela não tem critério nenehum! Não entra na minha cabeça que eu possa ser o primeiro da fila a comprar o ingresso e ficar num lugar pior que aquela pessoa que comprou seu ingresso minutos antes do jogo, na mão de um cambista! Se querem lugar marcado, que se de direito ao cidadão de escolher o seu lugar.

08/05/2009 14:07


[rmessi] [são paulo-sp Brasil]
acho esta lei fora da realidade, se vão me obrigar a sentar no lugar demarcado no ingresso, quero o direito de, ao comprar o ingresso, escolher o local que vou sentar.

08/05/2009 12:34


[andrelago] [Brasil]
No Bezerrão, no Gama, quando estou sozinho gosto de ficar na bagunça, na arquibancada leste. Quando vou com minha filha e esposa, prefiro ficar na Oeste. Quando tem sombra, gosto de ficar no meio, mas quando o sol bate, prefiro ficar no canto. TA VENDO? Igual a mim tem muitos, esse negocios de cadeira numerada não agrada ao torcedor brasileiro.

07/05/2009 22:52


[fs.1915] [SG RJ BR]
Esqueceram de colocar no estatuto que o torcedor deverá ser educado para respeitar o lugar a ele destinado. Isso acontece?

07/05/2009 22:44


[joaoalencarandrade] [BlumenauSC-TaubatéSP]
Juca, porque os presidentes de clubes, inclusive o Luiz Beluzzo tão elogiado por você, permitem essa promiscuidade que é a venda de ingressos? Todos são coniventes com isto. Ricardo Teixeira é o modelo seguido. O que esperar desse cidadão? É disso aí prá baixo. Triste é saber que esse cidadão têm trânsito livre com a presidência da república. Não sou favorável a violência, mas R. Teixeira cruzando meu caminho,soltaria alguns palavrões em sua direção. É o mínimo que merece.

07/05/2009 21:35

[manxa22] [BH]
Esse negócio de lugar marcado no estádio não dá certo no Brasil. De forma geral, no exterior, só se tem expectadores, aqui temos torcedores, que gostam de ficar em pé pular e não simplesmente colar a bunda na cadeira. até porque se quiser fazer isso a poltrona de casa é bem mais confortável.

07/05/2009 20:32


[ronaldo_sp] [Brasil]
Acho que enquanto "jornalistas organizados" fizerem um trabalho dúbio, de criticar e torcer, nada vai repercutir. Que fique tudo como está para torcedores profissionais não se acharem com poder demais nas maos.

07/05/2009 19:30


[murilix] [SP]
Está coberto de razão, pois ele sabe que é impossível implementar isso do dia pra noite em todos os estádios do Brasileirão. Antes começar o processo e expnadi-lo do que emperrá-lo até que todos os estádios tenham condições. Inclusive porque é melhor ter ALGUNS estádios cumprindo a lei do que NENHUM. Mas pra você tudo é motivo pra xingar o Ricardo Teixeira, né?

07/05/2009 18:36


[arquiduque61] [São Paulo, SP]
Soube que o ORLANDO SILVA, o Ministro das Multidões, mudou seu domicílio eleitoral para São Paulo !!! A figura virou arroz de festa, está em tudo quanto é evento !!! Se tiver final de bocha ou de pelota basca, podem ter certeza, lá estará ele, ORLANDO SILVA, entregando o troféu aos campeões !!! É incrível como o PMDB, com toda a sua competência fisiológica, deixou a pasta dos esportes para o PC do B !!! O esporte dá uma mídia gratuita que nenhum outro ministério consegue dar, nem o da Fazenda !!!

07/05/2009 18:03


[fernandomiguel] [são paulo]
Não adianta fazer lei num país que tem lei que "pega" e tem outras que não "pegam". O estatuto do torcedor não é muito diferente de outros estatutos que não conseguimos implementar, como o est. do idoso, o da criança e do adolescente, que são leis que garantem direitos no papel, mas na realidade esses direitos não se concretizam.

07/05/2009 17:21


[J Luis] [http://sampafotos.blogspot.com] [São Paulo - SP]
Juca, nas últimas duas vezes que fui ao Morumbi (contra Sto. André e América de Cali), fiquei no setor especial, onde o ingresso é numerado, comprado e escolhido via internet. Não tem comparação. Nada de aperto, nem confusão. Duvido que algum torcedor comum seria contra isto. Só mesmo quem acha que é dono de lotes da arquibancada para reclamar.

07/05/2009 15:21


[Natália] [SP]
[devilla101] [SP], se ele não o faz, deveria fazer. É exatamente por pensamentos como esse seu que Brasil é o Brasil!

07/05/2009 14:02


[devilla101] [SP]
O Juca é daqueles chatos que chega na estádio com o ingresso na mão e faz 18 pessoas trocarem de lugar...

07/05/2009 12:39


[digomiero] [Curitiba]
Não que eu goste do Ricardo Teixeira, muito pelo contrário... mas tem que levar em consideração que a lei, goste você ou não, não está sendo cumprida de forma alguma... só alguns setores de alguns estádios te garantem sentar no exato local que teu ingresso indica... então não vejo essa declaração como uma decisão de que alguns podem deixar de cumprir a lei, vejo como uma NECESSIDADE URGENTE de que alguns PASSEM a cumpri-la... ele como presidente da CBF não escreveu a lei, não é responsável pela execução da lei nos estádios... Bom, tendo dito o que eu penso de verdade, e deixando meu ódio por ele agir: SÉRIO QUE ELE DISSE ISSO???? MEU DEUS, QUE HORROR... CADEIA NELE!!!

07/05/2009 12:39

[olerud] [São Paulo]
Caro Juca, me desculpe a agressividade mas eu estou com essa pessoa no limite da minha civilidade. Só mesmo em um país como o Brasil para um salafrário como esse continuar andando pelas ruas depois de duas CPIs que acabaram em mais uma grande e gorda pizza. Um recado para esse senhor: Não cruze meu caminho, não tolero injustiças, ladrões e muito menos monopólios administrativos (muito mal administrados por sinal) com o dinheiro alheio. Qualquer macaco faria um trabalho melhor que você. Faça um favor para a humanidade e dê um tiro na sua própria cabeça e nos poupe da sua presença. O pior é ver que existem pessoas que ainda conseguem ter a audácia de PREMIÁ-LO no maior evento de comunicação do Brasil. Simplesmente inacreditável....

07/05/2009 11:02


[sconeg] [Balneario Camboriu]
Juca! ainda sobre ingressos? Até quando vamos ter que aturar está palhaçada de ingressos esgotados estarem nas mãos de cambistas? Para depois anunciarem publicos inferiores a venda total, dando indicio de devolução de ingressos pelos cambistas? Esta claro que existe a conveniência da federação de dos próprios clubes... Este é um caso de policia!!!!

07/05/2009 10:56


[bitnas] [Feira de Santana - Bahia]
Isso acontece, porque os clubes são falidos, e tem que aceitar todas as decisões da cbf e da rede globo, quero ver isso acontecer com o seu conrinthians que deu um baile na administração do são paulo que todo ano a metade de sua arrecadação era de jogos do timão no morumbi, por isso enquanto os times brasileiros não procurarem outras maneiras de renda ficarão presos a cbf e a rede golobo com jogos no meio da semana as 21:30 isso é um absurdo.

07/05/2009 10:20


[rafael.slmb] [Brasilia,DF]
Ô Juca, vim visitar seu blog a fim de alguma novidade e vc me dá uma noticia de (mais) uma pataquada do nosso excelentissimo Sr. presidente da CBF. São esses os nossos representantes, Teixeiras, Nuzmans, Orlandos (tapioquinha), são essas as pessoas que querem organizar uma Copa do Mundo e uma Olimpiada.

07/05/2009 09:29


[De Vaneyo] [santos/sp]
Quais seriam os estadios"com privilégio" no Brasileirão,de estarem liberados da exigência legal? Alguem poderia informar?Quanto ao sr.Ricardo Teixeira, só mesmo processando-o por ser o responsavel da entidade organizadora do Campeonato e pregando a desobediência civil.

07/05/2009 09:15


[marangbh] [SP]
Ah tá, agora você se preocupou com a questão ingressos. Falou em CBF e Ricardo Teixeira, você vira o maoir defensor dos direitos do torcedor. Por que se calou sobre os INGRESSOS FALSOS na final do paulista, vendidos oficialmente pelo CURINTIA?

07/05/2009 08:20


[wildesentose] [Salvador-Bahia]
Qual é Juca, tanta coisa importante pra pensar e você insiste nessa frescura de assistir jogo sentadinho, isso é coisa de fresco, quem quer ficar sentadinho assistindo jogo fica em casa torcendo pela TV a cabo, torcedor brasileiro tem sangue latino nas artérias não come esse regue não.Convença ao torcedor brasileiro a assistir o jogo sentadinho no seu lugarzinho quietinho, bonitinho, fofinho...ahhhh isso é coisa de...de...de...deixa pra lá.

07/05/2009 07:44


[fabiopardo] [São Paulo]
E ainda queremos sediar uma Copa do Mundo... brincadeira. Estive na Alemanha na Copa do Mundo de 2006 e sinceramente não vejo como, em apenas cinco anos, mudarmos a mentalidade do nosso povo e principalmente de dirigentes e políticos brasileiros arrogantes e egocêntricos, que com certeza devem estar pensando em muita$ coisa$, menos no Futebol! Seja o que Deus quiser.

07/05/2009 01:36

[edualt] [Sp]
Mais uma lei fora da realidade e estupida. Em nenhum lugar do mundo todos os lugares sao numerados, mesmo na europa isso ocorre só nos jogos da UEFA. É claro que isso não dá razão pro casuismo.

07/05/2009 01:28

Nenhum comentário: