sexta-feira, 17 de julho de 2009

Jogos com torcida única são solução? Veja quem defende e quem é contra a ideia

http://esporte.uol.com.br/futebol/violencia-no-futebol/contra.jhtm

Após o confronto entre corintianos e vascaínos, antes da semifinal da Copa do Brasil, que deixou um torcedor morto, os debates em torno da violência relacionada ao futebol voltaram à tona. Uma das vozes mais atuantes nestas discussões é a do promotor Paulo Castilho, do Ministério Público. Foi ele quem sugeriu que uma das soluções para o problema seria a adoção do sistema de torcidas únicas, que vigora na Argentina. Se adotada, a medida faria com que, em clássicos, fosse liberada a venda de ingressos apenas para os torcedores de um dos times.

Como a proposta é polêmica, o UOL Esporte resolveu ouvir dirigentes, jogadores, políticos e, claro, os torcedores. Afinal, a medida ajudaria a minimizar a violência relacionada ao futebol? Deixe a sua opinião.

A FAVOR


“ É uma medida transitória e emergencial para conter esta onda de violência, até conseguirmos estabilizar a situação. ”
Paulo Castilho - promotor do Ministério Público-SP

“ Nos jogos na Ilha do Retiro e nos Aflitos, a única torcida visitante que vai ao estádio é a organizada, e sempre tem confusão. Por isso, sou a favor da torcida única. ”
Irinaldo Pacheco, o Nadinho - diretor-geral da Fanáutico, principal torcida do Náutico



“ É verdade que não faz sentido futebol sem público, mas é hora da torcida única como medida emergencial nas decisões ”
Orlando Silva Jr. - ministro do Esporte

“ Não tenho dúvida que esta experiência dará certo. Teve resultado na Argentina, e acho que é uma medida necessária para acabar com o quadro atual. É inconcebível esta violência que vemos nos estádios. Vou ao estádio para ver futebol, me divertir e hoje me causa medo ir ao estádio com toda esta violência. ”
Chico Sardelli - deputado estadual (PV-SP) e autor do projeto que prevê torcida única em São Paulo



“ Apesar de Minas Gerais não ser o maior exemplo de violência entre torcedores no país, não temos outra opção. ”
Alexandre Kalil - presidente do Atlético-MG

“ Essa é uma forma de a família voltar a assistir ao clássico. Com a torcida dividida, ninguém leva a mulher ou o filho. ”
Eduardo Maluf - diretor de futebol do Cruzeiro



“ Não pode ser definitivo, mas do jeito que as coisas estão, precisa ser adotado no Brasil inteiro, até solucionar o problema. ”
Hortência - ex-jogadora de basquete

“ Não podemos nos esconder atrás da realidade. A gente precisa de educação, que as leis sejam cumpridas e que as pessoas sejam punidas pelo que fazem. Acho que, em um primeiro momento, até seria uma alternativa. Porém, em um país onde o presidente da República não paga pelos erros que comete, se nem ele dá o exemplo, não vai ser o futebol que vai dar. ”
Dorival Júnior - técnico do Vasco



“ Teremos apenas uma grande massa de torcedores se deslocando, o que diminui a chance de encontros pela cidade. ”
Fernando Capez - deputado estadual (PSDB-SP)

“ A adoção da torcida única seria bem melhor, pois não teria tanto torcedor e, em questão de logística, melhoraria muito. ”
Major José Balestiero Filho - comandante do Batalhão de Choque da PM

“ Mais importante do que o sistema é o aumento do rigor nas punições. No entanto, pelo atual momento, é uma prática que pode ser utilizada em partidas de alto risco. Mas tem que ser um paliativo. ”
João Nilson Zunino - presidente do Avaí

CONTRA


“ A sensação de segurança fica maior, e os riscos menores, mas acho que ainda não é o momento. ”
Cel. Marcos Marinho - ex-comandante da PM de SP

“ Essa é uma vitória da violência, já que as torcidas terão de pagar por uma ineficiência do Estado. É muito errado usar a experiência da Argentina como argumento, pois isso é uma afronta ao torcedor. ”
Rafael Scarlatti - diretor da Mancha Alviverde



“ Iremos escamotear o problema, deixar de nos atentar para as causas envolvidas e confessar a impotência das autoridades. ”
Silvio Torres - deputado federal (PSDB-SP)

“ Acredito que iniciativas como a do Governo Federal de identificar os torcedores uniformizados, aliada à efetiva responsabilização criminal são muito mais eficazes. A presença dos fãs empurrando seus clubes é componente fundamental no espetáculo do futebol. ”
Fábio Koff - presidente do Clube dos 13



“ Isso não faz o menor sentido. Vamos continuar discutindo o cadastramento e tentar trazer as organizadas para dentro do clube ”
Roberto Horcades - presidente do Fluminense

“ As torcidas têm de estar devidamente identificadas e acompanhadas. Se alguns elementos participam de atos ilícitos, então essas pessoas devem ser banidas dos estádios. Não pode haver prejuízo para a maioria em função de alguns poucos. ”
Marcelo Campos Pinto - diretor da Globo Esportes



“ As pessoas tem de saber que a "guerra" é só dentro de campo, pela bola, e não com brigas e mortes de torcedores. ”
Ramón - lateral-esquerdo do Vasco

“ Isso é uma forma de segregação que a constituição não permite, além de ser uma declaração da falência do estado para manter a tranquilidade social. Essa é uma briga de gato e rato, mas não será com torcida única que a violência será coibida. Isso tira o direito de um inocente assistir a um jogo, embora ele não tenha agido de forma contrária à lei. ”
Marcílio Krieger - jurista desportivo



“ Acho ridículo, pois as autoridades não podem anular o direito que o torcedor tem de torcer pelo seu time no estádio. ”
João Paulo Aleriche - auditor e torcedor do Corinthians

“ Não estamos tomando uma providencia de caráter definitivo. Precisamos colocar os crimes na lei, para que a pessoa tenha medo de cometê-los. Caso contrário, é uma válvula aberta para a descrença e enfrentamento absoluto, colocando em risco, não só os torcedores, como os próprios policiais. ”
José Reinaldo Guimarães Carneiro - promotor e secretário-executivo do Gaeco

“ Quem quer brigar vai para a 'pista' de todo jeito. A violência em Pernambuco é fora dos estádios, e isso só vai fazer com que as brigas mudem de local. O que é preciso fazer é interditar as vias de acesso aos estádios, em dia de clássicos, e dividi-las entre as torcidas dos dois times. ”
Marcelo Domingues - vice-presidente da Torcida Jovem do Sport

Nenhum comentário: