segunda-feira, 2 de novembro de 2009

Copa tem mais apoio que Olimpíada

Folha de São Paulo, domingo, 01 de novembro de 2009

Visibilidade internacional é maior argumento para os eventos, indica pesquisa com leitores da Folha

DA REDAÇÃO

Leitores da Folha apoiam as realizações da Copa do Mundo de 2014 e da Olimpíada de 2016 no país. E, entre os dois eventos esportivos, a preferência é pelo torneio de futebol.
O Datafolha ouviu 350 leitores do jornal, na Grande São Paulo, entre 19 e 20 de outubro. A maioria considera a cobertura da Folha sobre os eventos ótima (80%) e "crítica na medida certa" -73% em relação à Copa, 67% no caso dos Jogos.
Entre os entrevistados, 99% afirmaram saber que a Copa de 2014 será no Brasil. Na última sexta, o anúncio da Fifa, oficializando o país como sede do Mundial, completou dois anos. Apesar de só ter sido confirmada há 30 dias, a Olimpíada no Rio é tema conhecido por 98%.
Quando a pergunta é sobre o apoio aos eventos, a Copa está bem à frente: 65% dizem ser a favor do torneio, que ocorrerá em 12 cidades. Pouco mais de um quarto, 28%, é contra.
Entre aqueles que se disseram favoráveis, 28% citaram como argumento o aumento da visibilidade internacional do Brasil. Para 27%, o principal ponto positivo será a entrada de investimentos e o desenvolvimento econômico do país.
Aqueles que se opõem ao Mundial apontam principalmente que faltam investimentos em outros setores (74%).
No caso da Olimpíada do Rio, levando-se em conta a margem de erro, de cinco pontos percentuais para mais ou para menos, as opiniões são mais divididas. Mostraram-se favoráveis 52% dos entrevistados. Disseram-se contrários 41%.
Os motivos para cada posicionamento, porém, são parecidos como os apresentados para a Copa. Entre aqueles que apoiam a realização dos Jogos, 25% apontam a questão do cartaz internacional como o maior benefício ao país. Para 22%, a geração de empregos é o principal trunfo. Para os contrários, a questão de priorizar outros investimentos também aparece na ponta: é citada por 46%.

Nenhum comentário: