segunda-feira, 2 de novembro de 2009

Mais antenada, Fifa espalha Fan Fests no mundo

Folha de São Paulo, domingo, 01 de novembro de 2009

DA REPORTAGEM LOCAL

Mais atenta às inovações tecnológicas do que o COI, a Fifa expandirá as Fan Fests, espaços com telões e infraestrutura semelhante à de estádios, para além das fronteiras da próxima sede da Copa, a África do Sul.
Além das nove sedes sul-africanas, outras seis cidades espalhadas pelo mundo receberão o evento: Rio, Roma, Londres, Paris, Berlim e Sydney.
Em 2006, no Mundial da Alemanha, cerca de 18 milhões de pessoas acompanharam os jogos ao vivo em telões distribuídos por 12 cidades no país. O público presente nas Fan Fests foi seis vezes maior do que o que assistiu às partidas nas arquibancadas dos estádios.
O COI já planeja promover um evento similar na Olimpíada de Londres, em 2012.
"Já teve [transmissão em telas gigantes] em Pequim no corredor olímpico. Mas não funcionou muito bem, não atraiu tanta gente. Foi mais um teste", comenta Félix Alvarez, vice de operações da IMG, empresa de marketing do COI.
"Agora, em Londres, creio que será mais eficiente, e devem ser instalados em vários pontos, como Trafalgar Square, a Ponte de Londres, etc", diz o executivo, enumerando pontos turísticos da capital inglesa.
Sean Jefferson, consultor da WPP, maior grupo de agências de publicidade do mundo, questiona se a transposição do modelo da Fifa pode ser aplicado com sucesso na Olimpíada.
"A vantagem da Copa é que, na Fan Fest, a multidão se reúne nos 90 minutos de um jogo e algumas horas antes para socializar", aponta Jefferson.
"Já os telões olímpicos devem se focar em eventos pontuais e dar flexibilidade para as pessoas entrarem e saírem. Isso pode dar certo para competições como a final do basquete ou dos 100 m, mas e o resto dos eventos? Como serão acompanhados pela multidão?"
Outro ponto que demonstra o quanto a Fifa se adapta melhor às inovações é o fato de que, na Copa de 2010, haverá pela primeira vez a transmissão ao vivo em celulares. Segundo a entidade, os vídeos serão produzidos especificamente para telas pequenas, sem imagens panorâmicas que tornem os jogadores muito pequenos.
Além disso, a Fifa produzirá conteúdo exclusivo para celulares em diversos idiomas de acordo com o cliente. (EO E MB)

Nenhum comentário: