quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Coritiba se declara "vítima" e culpa a torcida organizada

Folha de São Paulo, quarta-feira, 09 de dezembro de 2009

Clube, que já teve o estádio Couto Pereira interditado, promete recorrer de qualquer punição imposta pelo STJD

Em entrevista cercada por segurança, presidente diz que foi alvo de ameaças de torcedores na semana que antecedeu o rebaixamento

DIMITRI DO VALLE
DA AGÊNCIA FOLHA, EM CURITIBA

Fora da capital por questões de segurança, a direção do Coritiba fez ontem sua primeira manifestação oficial após os tumultos de domingo e se eximiu de culpa em relação aos confrontos causados por torcedores no estádio Couto Pereira.
O clube se diz "vítima" de uma torcida organizada e promete recorrer contra qualquer punição que seja imposta pelo STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva) -anteontem, o estádio foi interditado.
Enfurecidos com o rebaixamento do time após o 1 a 1 com o Fluminense, torcedores invadiram o campo, agrediram policiais e depredaram instalações.
O presidente do Coritiba, Jair Cirino dos Santos, candidato à reeleição em disputa marcada para a próxima segunda-feira, afirmou que o clube não pode ser responsabilizado "pelas atitudes de baderneiros travestidos de torcedores".
Pelo menos 18 pessoas foram feridas no confronto, e quatro continuam internadas. O caso mais grave é de Anderson de Moura, 19, que foi ferido na cabeça e corre risco de morte.
Cirino afirmou ter recebido ameaças de membros da organizada Império Alviverde na semana que antecedeu o jogo.
"A caixa postal do meu celular serve como prova. Está cheia de ameaças gravadas e por escrito de integrantes da torcida", disse o dirigente.
A Secretaria de Segurança Pública informou que o número de policiais (cerca de 700) era três vezes superior ao efetivo de partidas anteriores.
Para Cirino, a interdição do Couto Pereira pode ser derrubada ou "minimizada" pela defesa que o clube está preparando. O prazo para apresentar a contestação vai até amanhã.
O presidente da Império Alviverde, Luiz Fernando Corrêa, defende-se dizendo que "a Império tem mais de 10 mil integrantes, mas 200 invadiram o campo". "Quer dizer agora que toda a torcida é culpada?"
O pronunciamento de ontem foi cercada de cuidados com a segurança e só foi anunciado meia hora antes de acontecer. Segundo a direção, a estratégia era evitar que a notícia chegasse aos integrantes da torcida.
O local da entrevista, uma chácara no município de Quatro Barras, a 20 km do estádio Couto Pereira, também ajudou.
Pela entrada do local, em uma área rural guardada por seis policias militares e outros seguranças, passavam somente profissionais credenciados.

Nenhum comentário: