quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Curitiba aprova lei para cadastrar torcedores

16/12/2009 - 09h01

Dimitri do Valle
Da Folhapress
Em Curitiba (PR)

http://esporte.uol.com.br/futebol/ultimas-noticias/2009/12/16/curitiba-aprova-lei-para-cadastrar-torcedores.jhtm

A Câmara de Vereadores de Curitiba aprovou nesta terça-feira, em primeiro turno, um projeto que torna obrigatória a identificação de torcedores em partidas de futebol nos estádios da cidade com capacidade superior a 15 mil pessoas. O prefeito de Curitiba, Beto Richa (PSDB), já anunciou que irá sancionar a lei. A segunda e última votação do projeto está prevista para esta quarta.

A iniciativa surgiu depois do tumulto no estádio Couto Pereira, há dez dias, quando o Coritiba foi rebaixado para a Série B do Campeonato Brasileiro. A confusão, por sinal, rendeu ao time paranaense a perda de 30 mandos de campo, além de uma multa de R$ 610 mil. Na ocasião, centenas de pessoas invadiram o gramado, o estádio foi destruído e 18 pessoas ficaram feridas, após confronto entre integrantes da facção Império Alviverde e policiais.
Pela proposta, o cadastro do torcedor terá de ser feito no ato da compra dos ingressos. O torcedor deverá apresentar documento de identidade e comprovante de endereço.
O projeto também determina que os estádios da cidade tenham monitoramento por imagem nas catracas e prevê a instalação de equipamentos de gravação fotográfica.
Caso seja aprovada, a lei entrará em vigor no prazo de 90 dias. Único contrário à proposta, o vereador Professor Galdino (PSDB) disse que a proposta "vai criar um estado policial totalitarista, onde as pessoas são o tempo todo vigiadas".
Em meio a essa discussão, o governo federal tenta realizar uma licitação para a instalação de equipamentos de monitoramento e acesso aos estádios.
Em São Paulo, a Polícia Militar e a federação já realizam o cadastramento de integrantes de torcidas organizadas. Os torcedores já registrados são encaminhados para os mesmos setores dos estádios paulistas.

Nenhum comentário: