quinta-feira, 26 de abril de 2007

Co-Rio tenta educar torcedores com Guia do Espectador

A UTB se pergunta porque torcedores sempre precisam de educação.
Os visitantes de eventos de esporte precisam utilizar um serviço de orientação nos eventos esportivos, seja onde for que se realizem. Para tanto o Guia do Espectador é um serviço necessário em qualquer mega-evento de esporte, presente na Eurocopa e na Copa do Mundo de Futebol. Os torcedores mereçem este serviço. Segue a matéria do Estadão:

http://www.estadao.com.br/esportes/pan2007/noticias/2007/abr/25/388.htm

Estadão, 25 de abril de 2007 - 22:14

Manual será entregue a todos os torcedores que assistirem aos jogos e tem a intenção de prevenir problemas

RIO - O brasileiro terá que se adaptar a um novo estilo de torcer para evitar problemas durante os Jogos Pan-Americanos, de acordo com a prévia do Guia do Espectador, divulgado nesta quarta pelo Comitê Organizador (Co-Rio). O manual segue os padrões internacionais e visa acabar com cenas freqüentemente vistas nos estádios do País, como consumo de alimentos e bebidas que não sejam oficiais e a presença de ambulantes comercializando produtos.
O Guia do Espectador trará todas as informações necessárias para quem for aos Jogos evitar aborrecimentos desde dicas sobre como se divertir no Rio a telefones e endereços úteis. O Co-Rio evidenciou que combaterá os cambistas, ambulantes ou ações de marketing não autorizadas - como o uso de camisas com a logomarca de um empresa não patrocinadora da competição.
Conselhos para o torcedor também foram dados. Enfatizou a necessidade de beber muito líquido e vestir roupas “confortáveis” e recomendou o uso de pulseiras de identificação em todas as crianças.
Dois alertas são feitos no guia: o espectador não poderá entrar nas instalações portando garrafas, latas, animais e alimentos. Exceções apenas para produtos e remédios sob prescrição médica e cães-guia.
Evitar levar bolsas ou sacolas foi uma recomendação para não atrapalhar o andamento das filas. Todas as entradas para as instalações esportivas terão postos de checagem.
Constam ainda do guia, todas as informações necessárias para a aquisição de ingressos, que começarão a ser vendidos a partir da meia-noite, no site www.ingressosrio2007.com.br. As entradas para o Pan serão numeradas e o público poderá escolher seus lugares dentro das instalações.
No Pan-Americano carioca, além de um ouvidor-geral, todas as instalações terão um responsável por receber do público críticas e sugestões. Assim como uma equipe que organizará as filas, setor de achados e perdidos e programas de entretenimento, que distribuirão brindes e oferecerão shows de música e dança nos intervalos das partidas.

Aliás o próprio CO Rio não está falando em educação, mas em serviço, facilidades e esclarecimentos. Segue a informação à imprensa do CO Rio.

http://www.rio2007.org.br/pan2007/portugues/noticias_html_13.asp

UMA NOVA EXPERIÊNCIA PARA O ESPECTADOR
O Comitê Organizador colocará à disposição dos espectadores um conjunto de facilidades que tornará a ida ao local de competição um momento diferenciado.Entre as facilidades preparadas para os espectadores está o auxílio dos mais de 3.500 integrantes da equipe de Serviços ao Espectador do CO-RIO, que fará um serviço inédito na história dos Jogos Pan-americanos. O público será recebido por orientadores, que organizarão as filas e indicarão os melhores acessos; e por localizadores de assentos, que ajudarão os espectadores a encontrarem seus lugares. Para implantar os Serviços ao Espectador, o CO-RIO conta com consultoria internacional especializada.Em todos os locais de competição haverá balcões de informação, onde o espectador poderá tirar dúvidas e procurar por pessoas e objetos perdidos. A organização dos Jogos contará com uma ouvidoria para onde serão encaminhadas sugestões e reclamações dos espectadores.Em vários eventos o espectador poderá se divertir com vários entretenimentos programados antes e nos intervalos das competições. Sorteios, distribuição de bolas autografadas e outros brindes, música e dançarinos animarão ainda mais o ambiente dos Jogos Pan-americanos Rio 2007. Para esclarecer as dúvidas do espectador, o CO-RIO oferecerá o Guia Oficial do Espectador. Trata-se de uma ação inédita na história dos Jogos. A publicação, que está sendo finalizada, trará as principais informações sobre os Jogos Pan-americanos Rio 2007 e a cidade do Rio de Janeiro. Estrutura e sinalização das instalações, segurança, transporte, direito de imagem, acessibilidade e atendimento médico são alguns dos tópicos abordados. A partir de 20 de junho, data do início da entrega dos ingressos para aqueles que fizerem a compra pela internet, uma versão eletrônica do guia será enviada por email a todos os compradores. Além disso, o Guia também será disponibilizado no site do CO-RIO. Ao comprar seu ingresso nas bilheterias das instalações, a partir

Nenhum comentário: