sexta-feira, 8 de junho de 2007

Atirei o pau nos coxas

http://www.furacao.com/materia.php?cod=22424

07/06/2007 - 14h08, Reportagem: Furacao.com

“Atirei o pau nos coxas / E mandei tomar no c* / Coxarada, filhos da p*** / Chupa a r*** e dá o c* / Hey, Coxa, vai tomar no c*”
Apesar de alguns palavrões, a música cantada há 17 anos pela torcida atleticana é uma das canções mais tradicionais e populares de torcida organizada no Brasil. Adaptada de The Wall, da banda Pink Floyd, hoje a canção virou uma espécie de segundo-hino da torcida do Atlético, numa “homenagem” ao Coritiba, tradicional rival do Rubro-negro no futebol do Paraná.
[...]

Para saber mais sobre a história da origem da música “Atirei o pau nos coxas”, a Furacao.com entrevistou o atleticano André Luís Gonser no Slaviero Braz Hotel. Confira a entrevista exclusiva com o pai da homenagem à coxarada:

Como que surgiu a idéia de fazer uma música para “homenagear os coxas?
Eu apresentei a música no dia 17 de março de 1990, depois de ter levado uma surra da Império. O pessoal da torcida (os Fanáticos, organizada do Atlético) queria ir lá bater neles, eu falei que não adiantava. Aí tocava na rádio “atirei o pau no gato”, verão inspirada no “The Wall” (da banda Pink Floyd), daí eu comecei a mudar: “atirei o pau no coxa e mandei TNC”. Levei no dia 17 na Sinal Verde, que era a lanchonete que tinha na esquina da Baixada, e eu tocava violão, levei lá e comecei a tocar. A torcida estava indo para Foz do Iguaçu, o Atlético ia jogar em Foz, tinham dois ônibus que viajaram, mas também tinha bastante gente no dia que criamos a música.
[...]

A música estreou quando no estádio?
O primeiro jogo que a gente cantou foi no Pinheirão, contra o Paranavaí (no dia 21 de março de 1990). A gente foi cantando em todos os jogos, até todo mundo pegar. O pessoal se atravessava, muitos erravam a música. Teve também adaptações que foram feitas nas arquibancadas. Na parte do “coxarada” era “torcidinha fdp”. Aí na arquibancada foi adaptando, até que o coxarada que pegou. A própria galera foi mudando, adaptando
[...]

Hoje a música é a mais tradicional da torcida do Atlético, virou quase que um segundo hino do time. Você imaginava tudo isso quando criou?
Eu não gosto dessa música sendo cantada em todos os jogos. Eu acho que a gente tem que esquecer que eles (o Coritiba) existem. Eles são bem inferiores a nós, temos que esquecer que eles existem. A música foi feita para cantar para os coxas. Quando o Atlético joga contra o Cianorte, por exemplo, a torcida canta essa música e eu não acho legal. Não acho legal porque tudo que é demais enjoa, desgasta, estraga. Eu acho que tem que cantar só quando a gente pega eles, ou quando eles se dão mal, uma data especial. Agora, todos os jogos eu não concordo. Eu quando vou em jogo e não é Atletiba sou um cara que não canto essa música. Eu não fiz a música para cantar para o Fluminense, por exemplo.

O que você acha de outras torcidas copiarem a música e adaptarem para a rivalidade local de cada estado?
É normal, a torcida aqui também já copiou um monte de música dos outros. Eu acho que ficaria mais legal se ficasse só para nós, mas se copiaram é porque ficou boa. Eu só achei uma falta de criatividade os coxas fazerem uma resposta usando a mesma música. Pô, se querem fazer uma resposta, peguem outra música, criem uma música. Agora copiar, fazer um plágio da música que foi feita para eles, eu achei falta de criatividade, ridículo.

Muita gente diz que a torcida antigamente era mais vibrante do que hoje. Você concorda com isso?
Falar em vibração não tem como comparar como era na nossa época. Até porque hoje na torcida está cheia de restrições, tem dia que não pode usar instrumento, depois pode, aí não pode mais usar bandeira, não pode usar faixa, chega clássico e não pode mais usar camisa. Nós já fomos para Atletiba uma vez, no Porco Pereira (estádio Couto Pereira, do Coritiba), com 200 bandeiras. É diferente a empolgação com bandeira, o povo levantava junto.
[...]

Como você avalia a relação atual entre a torcida organizada, diretoria do clube e os demais torcedores?
Hoje tem um radicalismo meio forte. Está faltando alguém que saiba dialogar melhor, até com a diretoria do Atlético. A própria guerra que há entre a Fanáticos e a diretoria do Atlético gera também uma guerra com o restante da torcida. Eu acho que é tudo por excesso de radicalismo, de todas as partes.

Qual é a música que hoje você mais gosta de cantar no estádio?
Hoje é o hino do Atlético. Também hoje eu vou pouco nos jogos, não é sempre que eu vou, fico mais com as minhas filhas. O meu atleticanismo hoje está menor, primeiro são as minhas filhas, depois o Atlético. Mas eu gosto do hino. Antigamente, quando era mais novo, gostava de tudo, cantava de tudo, sem preferência nenhuma. Agora em Atletiba, aí dá gosto cantar a música para eles.

Um comentário:

Leonardo Lovo disse...

Acho um absurdo que uma matéria tão cretina, parcial, mal produzida, apológica à violência e preconceituosa tenha sido publicada num blog que tem os objetivos que este aqui tem. O site COXAnautas, como representante da torcida do Coritiba na internet, repudia ações e matérias com esse conteúdo, de modo que sua republicação é tomada como uma afronta aos coritibanos. O Coritiba e sua torcida não apóiam condutas violentas ou apológicas a elas, de modo que fica aqui o voto de Repúdio à presente matéria!