sexta-feira, 8 de junho de 2007

Um clássico sem álcool

SEGURANÇA, 08/06/2007 01:36

http://www.opovo.com.br/opovo/esportes/702096.html

998 policiais militares atuarão na segurança do clássico entre Ceará e Fortaleza. No interior e no entorno do Castelão será proibido o consumo de bebidas alcoólicas

Na tentativa de evitar a violência entre as torcidas do Ceará e Fortaleza no clássico de hoje, a Polícia Militar(PM) proibiu a venda e o consumo de bebidas alcoólicas no interior do Castelão e no entorno do estádio. O Comandante do Policiamento da Capital(CPC), coronel Carlos Alberto Serra, afirmou que a fiscalização estará sendo feita pelos próprios policiais. "Aquela área do entorno pertence ao Castelão e por isso podemos atuar lá. Também pedimos o apoio da (Secretaria Executiva)Regional da área( a SER V)".
De acordo com o coronel Serra, também será proibida a entrada no estádio de torcedores portando faixas, tambores e fogos de artifício. "Tudo que sirva para incitar a violência vai ser proibido". Com as medidas de segurança, a Polícia Militar quer evitar que se repita as cenas de violência vistas na última terça-feira, no clássico entre as equipes de futsal de Ceará e Fortaleza. Na oportunidade, um PM acabou ferido por uma pedrada na cabeça.
O comandante do CPC afirmou que 998 policiais militares trabalharão durante o clássico de hoje, distribuídos pelo Castelão, o entorno do estádio e as principais vias de acesso. Segundo ele, parte deste efetivo também atuará nos sete terminais de ônibus de Fortaleza e em alguns pontos da cidade onde normalmente há confronto entre os torcedores, como as sedes dos dois Clubes, entre outros. "Nós também solicitamos o apoio da Polícia Rodoviária Federal para fazer a segurança da BR 116, nas proximidades do (supermercado) Makro".
O coronel Serra afirmou que a operação da PM para o clássico começará a partir das 13 horas. Mas, segundo ele, a população também precisa colaborar com a polícia, para que seja possível garantir a segurança do evento.
Para a partida de hoje não haverá ônibus extras. Na semana passada, a Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Ettufor) conseguiu derrubar a liminar judicial que a obrigava a disponibilizar ônibus extras em eventos de futebol no Castelão. De acordo com o chefe de operações da Ettufor, Raimundo Rodrigues, os torcedores serão atendidos pelas 10 linhas de ônibus regulares, num total de 127 veículos, que fazem o transporte para a área do estádio.
Já a Autarquia Municipal de Trânsito, Serviços Públicos e de Cidadania de Fortaleza (AMC) destacará 30 agentes de transito para atuarem no entorno do Castelão, a partir da 18h30min. Ao final do jogo, os agentes implantarão temporariamente o sentido único na avenida Alberto Craveiro na saída dos torcedores em direção à Aldeota, para facilitar o escoamento de veículos.

Dicas de segurança

Antes do jogo
- Chegar o mais cedo possível no estádio;
- Quando estiver no seu carro nas vias próximas ao estádio, trafegar com janelas fechadas e portas travadas;
- Seja no ônibus ou no carro, não deixar passageiros colocar a cabeça ou os braços para fora da janela;
- Prefira estacionar o carro em locais com vigias e não parar em locais pouco iluminados e com pouco movimento;

Durante o jogo
- Famílias devem evitar as torcidas organizadas. Elas têm todo o movimento próprio (coreografias, gritos, etc);
- Pais com filhos devem dar preferências às cadeiras inferiores. É mais tranqüilo.
- Não deixar crianças andando sozinhas no estádio. Nem para ir ao banheiro ou à lanchonete;
- As crianças devem ser orientadas a manter a calma e falar com policiais, caso se percam dos pais;
- As crianças devem portar um documento e um papel com informações como nome dos pais, celulares de contato e endereço;
- Não ficar escorado nas alças de proteção das arquibancadas. Já ouve caso de morte de torcedor após queda;

Depois do jogo
- Antecipar a saída em 10 minutos antes do apito final. Outra opção é esperar 20 minutos para o fluxo do trânsito diminuir;
- Não dar carona a estranhos; Para lembrar
- Qualquer dúvida ou ocorrência, procurar o policial mais próximo ou ligar para o número 190
- Não portar cordões, relógios, cheques ou cartões de crédito;
- Levar apenas um documento de identidade (carteira nacional de habilitação, por exemplo, serve como identidade);
- Levar apenas o dinheiro necessário para o consumo imediato;

Fonte: Banco de Dados

Nenhum comentário: