sábado, 16 de junho de 2007

Confusão e falta de informação marcam evento-teste no Riocentro

15/06/2007 - 17h01, Bruno Doro/No Rio de Janeiro

O primeiro evento-teste do Riocentro, uma das instalações mais importantes do Pan-Americano do Rio de Janeiro, começou com o pé esquerdo nesta sexta-feira. O Desafio Internacional de Handebol está sendo disputado no Pavilhão 3 do complexo e, em seu primeiro dia, foi marcado pela confusão.

Com 9 pavilhões, o Riocentro é um complexo gigante na Zona Oeste carioca. Apesar do tamanho, a sinalização nas ruas que cercam o complexo não indicam quais os portões para se chegar ao local da disputa de handebol. A reportagem do UOL Esporte perguntou para dois seguranças em diferentes pontos do local e foi enviado ao portão 8.
Na entrada, porém, mais um problema da organização. Um dos voluntários na porta informou que a entrada seria feita no portão 4, do outro lado do complexo. Questionado sobre a possibilidade de informar aos vigias do complexo sobre essa informação, o voluntário disse que "quando você passar por lá, você mesmo avisa".
A segurança do Riocentro também estava falha. Ao lado do Portão 8, bastava uma caminhada para chegar a um portão aberto, sem seguranças ou checagem de credenciais de acesso. Ao entrar pelo local, a reportagem conseguiu chegar aos locais de competição sem ser revistada ou sem validar sua credencial, como os outros repórteres tiveram de fazer.


Problemas marcam o primeiro dia de testes no Riocentro

Portal Estadão, 15 de junho de 2007 - 18:41, Michel Castellar, da Agência Estado

Falta de informação e sinalização e o ar-condicionado desligado são destaques negativos em evento de handebol
RIO - Dentro da quadra funcionou tudo perfeito mas, fora dela, o primeiro dia do evento-teste de handebol para os Jogos Pan-Americanos mostrou que será um risco para Comitê Organizador (CO-Rio) realizar a competição continental com poucas simulações nas instalações esportivas. Nesta sexta-feira, no Centro de Convenções Riocentro, em Jacarepaguá, foram evidenciados vários problemas que normalmente ocorrem pela falta de experiência.
Um dos principais problemas foi a falta de informação. Os responsáveis por indicar o caminho ao estacionamento e outras dependências, por exemplo, erraram no auxílio e fizeram profissionais envolvidos na cobertura do evento e convidados perambularem por todo o centro de convenções em busca de uma vaga ou do local exato onde deveriam entrar no pavilhão quatro, sede dos confrontos.
As informações desencontradas, além da falta de sinalização, contribuiu para a confusão. E até pela quantidade de pessoas que vão passar pelo local nos Jogos do Rio era esperado que a sintonia entre os trabalhadores contratados pelo CO-Rio e voluntários fosse maior. Principalmente porque o Desafio Internacional de Handebol masculino é um evento fechado ao público e, durante o Pan, o Riocentro abrigará um total de 12 modalidades esportivas.
O ar-condicionado desligado foi outro fator negativo, já que dentro do pavilhão, o calor foi intenso. A falta de opções para a refeição também foi uma queixa dos convidados. Afinal só poderiam se alimentar de cachorro-quente, água ou refrigerantes vendidos pela empresa oficial do Pan.

Nenhum comentário: