domingo, 10 de junho de 2007

O bom torcedor pede socorro

UTB: Atenção! O seguinte artigo é preconceituoso, superficial e mal colocado.

http://www.gazetaesportiva.net/ge_noticias/bin/noticia.php?chid=215&nwid=262

09/06/2007, de Flavio Prado, nomundodabola@gazetaesportiva.com.br

São Paulo (Sp) - Vergonhoso o que ocorre há muito tempo com o torcedor brasileiro. A inversão de valores está bem clara nos estádios. Os uniformizados, que afastam cada vez mais as famílias, têm tratamento de estadistas. Os demais, que só querem se divertir e fugir de confusões, são atirados para qualquer canto, sem direito ao menor respeito ou conforto.
No Palestra Itália chegou-se ao extremo de se separar um grande espaço da arquibancada para esses bandos. Eles deveriam estar cadastrados, porém não se deram a esse trabalho, em muitos casos pelos antecedentes criminais que eles precisam esconder. Mesmo assim têm 5000 lugares reservados. Uns 800 os ocupam, com toda comodidade, enquanto o restante do bando mistura-se ao torcedor comum, que fica mais apertado, mal acomodado ou até mesmo fora do estádio.
É mais uma postura ridícula, daqueles que deveriam prender os baderneiros, criando assim condições para que as pessoas de bem pudessem se divertir em paz. No entanto, tudo é feito ao contrário. Os vândalos são escoltados, recebidos em gabinetes com cafezinhos e ar condicionado, ganham ingressos e facilidades para entrar e sair. Já os de bom comportamento tem que se submeter a todo tipo de humilhação se quiser ver seu time jogar.
Esses uniformizados tiraram as pessoas de boa índole dos clássicos, obrigadas a fugirem das guerras de gangues que se repetem. Agora parece que o torcedor decente terá que deixar de frequentar também os jogos comuns, mais ainda no Palmeiras, pela falta de cuidado mínimo com o melhor consumidor.
Sei que a culpa, nesse caso, não é da direção do clube, porém está na hora de alguém sair em defesa dos bons palmeirenses, sob pena de, em breve, as arquibancadas ficarem restritas apenas a esses grupelhos, que representam o que há de pior na nossa sociedade.

UTB: E aí Flavio Prado, precisou pensar muito para escrever este texto? Eu queria viver em um mundo tão simples entre o bem e o mal como o seu. Acho muito pretensioso de sua parte se autodeclarar um torcedor do bem. E, louvado seja ! Você também já sabe quem é o mal, quem tem a culpa de tudo: as torcidas organizadas.
É curioso, que o setor reservado para os cadastrados das torcidas organizadas seja percebido agora como uma ‘área VIP’ (termo do artigo:
http://torcedoresbrasil.blogspot.com/2007/06/palestra-sofre-tentativa-de-invaso-e.html ), o que ele não é. As pessoas, destinadas à esta ‘área VIP’ foram obrigadas a deixar seus dados como, carteira de identidade, impressões digitais e até sua voz gravada, ou seja, foram tratados como suspeitos sem nada ter feito. Este projeto significa uma transgressão aos direitos básicos civis. Será que o senhor Flavio Prado aceitaria este ‘tratamento VIP’?
Alías Flavio Prado reclama da violência, das torcidas organizadas e da ‘área VIP das organizadas’, exige iniciativas das autoridades a respeito destes problemas, mas não apresenta propostas. Será sua proposta o extermínio das torcidas organizadas e da ‘área VIP’ e assim acabar com a violência? Acabar com as torcidas organizadas é uma atitude fascista, intolerante e pouco sábia. A ‘área Vip’ é uma iniciativa das autoridades, ainda que mal elaborada, e acabar com violência é uma ilusão. Podemos somente reduzí-la neste momento a um nível aceitável.
A criação de setores para famílias, separados de setores para torcidas organizadas, pode ter sido uma decisão acertada, porque os dois grupos tem maneiras diferentes de assistir a um jogo. Mas o cadastramento é algo repugnante, ou seja a UTB rejeita o cadastramento, mas não os setores.

Ao contrário de Flavio Prado temos sugestões:

- Renovação dos estádios para garantir a segurança arquitetônica e o conforto para todos os torcedores em qualquer setor, sejam eles organizados ou não, de famílias ou não.


- Divisão dos estádios em setores de no máximo 5.000 pessoas. Cada setor deve ser equipado de forma adequada ao seu público alvo. Ou seja: precisamos setores para as torcidas organizadas, onde se fica em pé para poder dançar, tocar e comemorar, precisamos de outros setores para famílias com assentos e outros setores para outros grupos de torcedores. Todos eles merecem conforto como banheiros e lanchonetes limpos e outros.

- Venda de ingressos para um setor específico e entrada para o setor só com este ingresso. Dessa forma deve ser evitada a superlotação dos setores e assim a segurança garantida.

- Os clubes podem vender ou dar os ingressos dos setores de ficar em pé para as torcidas organizadas. Isso é o direito de cada clube.

- Se aparece em algum setor seja das torcidas organizadas ou não uma pessoa ou um grupo com comportamento violento ou ilegal a segurança do estádio deve intervir especificamente na direção destas pessoas, poupando dessa forma a grande maioria dos torcedores.

- Criminalização das torcidas organizadas não nos leva a lugar algum, só cria frentes.

Nenhum comentário: