sexta-feira, 29 de junho de 2007

O entorno do palácio

Jornal do Brasil29/06/07

http://averdadedopan2007.blogspot.com/2007/06/gente-humilde.html

Rodrigo Aör
Quem passa pelo Engenhão às vésperas de sua inauguração dificilmente deixa de notar o contraste entre a grandiosidade e sofisticação do estádio e a simplicidade das pequenas casas que o cercam. Olhando com atenção, as diferenças são notáveis. De um lado, uma impecável construção, o maior legado do Pan. Do outro, o retrato de uma comunidade esquecida: ruas estreitas projetadas há décadas e cheias de pedras e entulho da obra.
Um arsenal que torcedores violentos podem usar para estragar a festa que anuncia-se inesquecível.
O estranho cenário, de aparente tranquilidade, esconde a apreensão dos moradores com a iminência da anunciada invasão de torcedores de Fluminense e Botafogo, amanhã. Muitos dos que moram na região vêem na construção do Estádio Olímpico Municipal João Havelange uma oportunidade de negócio ou apenas de desfrutar de uma bela paisagem. Outros sentem medo e indignação ao imaginar as consequências que a presença de grandes torcidas pode causar.
Este é o sentimento de Marcos Barros ao mostrar as pilhas de entulho ainda não retiradas das calçadas e de um terreno baldio a poucos metros da entrada Norte do estádio.
- Tenho muito receio. É muita pedra para retirar em um dia. Podem usar como armas. A verdade é que o Engenhão nos foi imposto - conta.

Nenhum comentário: