terça-feira, 5 de junho de 2007

Platini quer que clubes impeçam que torcida viaje sem ingressos

Comentário UTB: No estádio de Athenas cabem 64.000 torcedores. Significa que cada time recebe 32.000 ingressos para suas torcidas, certo? Ledo engano, cada time recebeu 17.000 ingressos. O restante foi para patrocinadores e a “familia UEFA”, enfim “torcedores de verdade”. As associações de futebol deveriam distribuir os ingressos aos torcedores ao invés de atacar direitos básicos, como neste caso o direito de ir e vir. A Europa finalmente derrubou as fronteiras e a UEFA quer levanta-las de novo?

http://esporte.uol.com.br/futebol/ultimas/2007/06/05/ult59u122481.jhtm

05/06/2007 - 15h05, Das agências internacionais, Em Bruxelas (Bélgica)

O presidente da Uefa, Michel Platini, quer que os clubes impeçam os torcedores sem ingresso de viajar para tentar assistir às partidas internacionais, após os atos de violência vistos na final da Liga dos Campeões, duas semanas atrás."
Precisamos dizer aos clubes que eles devem proibir pessoas sem ingresso de viajar para acompanhar jogos porque isso criará problemas", disse Platini nesta terça-feira. Para o dirigente, é impossível para os organizadores lidar com milhares de torcedores que viajam sem ter seus ingressos. Platini se retratou pelo relatório de William Gaillard, da Uefa, que divulgou na segunda um documento que descrevia a torcida do Liverpool como a pior da Europa, na esteira de acontecimentos como roubo e falsificação de ingressos para a final da Liga dos Campeões, dia 23 de maio em Atenas, vencida pelo Milan.
Platini disse que "alguns torcedores sim, mas não toda" a torcida do Liverpool cometeu os atos ilícitos naquela ocasião.O co-proprietário do Liverpool Tom Hicks chamou Gaillard de "palhaço" por dizer que os torcedores do clube eram frequentemente associados a comportamento inapropriados em jogos europeus.Para Platini, esse é um problema endêmico. "
Se esses torcedores ingleses, espanhóis ou franceses tentam ir às cidades sem ingressos, o que nós podemos fazer?", perguntou o dirigente.Platini discutiu medidas de segurança com o ministro dos esportes britânico Richard Caborn, em Bruxelas nesta terça, e concordou em criar um grupo de trabalho para cuidar do assunto.


http://br.today.reuters.com/news/newsArticle.aspx?type=sportsNews&storyID=2007-06-05T185216Z_01_N05227818_RTRIDST_0_ESPORTES-UEFA-PLATINI-ISENTA-LIVERPOOL-POL.XML :

Perguntado se os torcedores do Liverpool teriam causado a confusão nos portões de entrada da decisão no estádio Olímpico, Platini respondeu: "Não podemos dizer isso, não podemos apontar o dedo."
[...]
O presidente da Uefa acrescentou: "Essa é uma história antiga. Sabemos disso, simplesmente porque mais torcedores ingleses seguem seus clubes do que os de outro países."
"Não podemos dizer que um torcedor é melhor comportado que o outro, essa não é a questão."
Platini, contradizendo comentários atribuídos a dirigentes da Uefa na semana passada, também disse que os torcedores do Liverpool "não são os de pior comportamento da Europa. Isso é oficial, eles não são os piores da Europa."

http://globoesporte.globo.com/ESP/Noticia/0,,MUL47506-4843,00.html :
O ministro dos Esportes da Inglaterra, Richard Caborn, mostrou seu apoio ao Liverpool em meio à polêmica com a Uefa, que divulgou na última segunda-feira um relatório apontando a torcida do clube inglês como a pior da Europa.
[...]
- A Uefa deveria deixar de jogar a culpa nos outros e apontar pessoas - disse Caborn à "BBC".

Nenhum comentário: