terça-feira, 5 de junho de 2007

Torcedores do futuro e Seleção Brasileira

http://oglobo.globo.com/opiniao/mat/2007/06/05/296031305.asp

Publicada em 05/06/2007 às 13h55m, Por Floriano Camargo

Mundialmente, todos sabem que no Brasil pratica-se um dos melhores futebol do planeta. Os jogadores brasileiros são unanimidade quanto a suas qualidades técnicas, por isso, cada vez mais cedo são atraídos por inúmeros clubes do exterior. Temos um dos maiores campeonatos - Campeonato Brasileiro -, que com 380 partidas está mostrando toda a pujança dessa atividade em nosso território. Entretanto, é lamentável que, ano após ano, a Seleção Brasileira esteja cada vez mais distante do que nós torcedores aqui assistimos.
Sempre foi, e não é agora que isso vai mudar, ainda mais por razões outras que ninguém sabe ou se arriscaria a dizer, que o torcedor brasileiro vai se empolgar e estar ligado a uma Seleção que mais parece de outro país. Vejam bem; ao acompanhar a Seleção, estamos na expectativa de ver uma extensão de nosso clube, de nosso estado. Com uma formação composta de jogadores dos quais nunca se viu notícia, não sabemos em que clube joga e nem mesmo lembramos mais em que clube jogou no Brasil, perdemos o elo, o estímulo, por mais que gostemos de futebol.
[...]
Quem tem assistido às transmissões dos jogos em nossos estádios deve estar observando que a cara dos expectadores hoje é outra. Portanto, não vamos frustrar e acabar com o visual maravilhoso de jovens, crianças e famílias reunidas para assistir a uma partida de futebol. Vamos, sim, trazer de volta aqueles torcedores afastados, desestimulados a colocar a camisa do clube, levantar a bandeira e gritar de alegria pela vitória ou chorar de tristeza pela derrota.
O futebol precisa voltar a transformar os domingos em dia especial em face de uma partida, seja de final de campeonato ou não. Faz algum tempo que o que se via nas arquibancadas era apenas violência, trazida pela falta de atenção maior ao que rolava no campo, pois os espetáculos eram fracos. Mas isso mudou muito e cada um dos envolvidos no contexto fez a sua parte, trazendo outro clima e visual aos estádios.
[...]

Nenhum comentário: