sexta-feira, 22 de junho de 2007

Vizinhos afirmam que Engenhão é "bonito de se ver, difícil de se conviver"

http://averdadedopan2007.blogspot.com/2007/06/bonito-de-ver-difcil-de-conviver.html

DA SUCURSAL DO RIO, Folha de São Paulo, 22/06/07

Amanhã, a menos de três semanas do Pan, o estádio João Havelange, construído para os Jogos, será alvo de uma passeata/carreata de protesto feita por moradores do Engenho de Dentro (zona norte do Rio). Para criticar o Engenhão, que abrigará atletismo e futebol, a Amete (Associação de Moradores do Entorno do Engenhão) adotou um lema: "É bonito de se ver, difícil de se conviver".

Uma parte feia de se ver -e ruim de sentir o cheiro- é um lixão que cresce diante da bilheteria da ala norte, que é alimentado até pela própria prefeitura. Pedaços da antiga calçada da rua das Oficinas, que está sendo trocada, foram para o terreno.

A Secretaria Municipal de Obras informou que irá apurar se os entulhos são dos serviços ao redor do estádio. Segundo a secretaria, as obras trarão melhorias significativas na drenagem da região, além da urbanização.A favela Belém Belém se expande pelo terreno, sem saneamento básico. Moradores dizem que ratos e mosquitos são fartos no local.

Na rua Henrique Scheid, o piso de muitas casas ficou abaixo do nível das calçadas, o que dificultará o escoamento da chuva. Por causa das obras, os moradores enfrentam quedas de energia."Falam que nossos imóveis vão valorizar em 20%. Só vejo desvalorização", diz Marcos Barros, 46.Anteontem, a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) confirmou que 18 ruas do entorno serão interditadas durante o Pan. Moradores sem garagem terão de estacionar longe de casa.

Ainda há o medo de violência nos jogos de futebol e a frustração com a não-realização, até agora, de uma série de projetos, como um novo sistema viário.

"Não recebemos nenhum benefício prometido. Não houve estudo de impacto de vizinhança", diz o presidente da Amete, Anibal Antunes.

"É sempre assim com todas as obras grandes. Os moradores tentam tirar vantagens para seu bairro. Isso é democrático. Assim como fazer passeata", disse o prefeito do Rio, Cesar Maia.

Diana: Como sempre, declarações factolas de um prefeito (?) vazio. E o pior é que a imprensa sempre o deixa com a última palavra. Os moradores do entorno do Engenhão estão sendo muito prejudicados com as obras, e serão ainda mais. Benefício mesmo, nenhum. E pior, durante o PAN, o direito de ir e vir dessas pessoas estará cerciado, e ainda acham que eles devem reagir de cara alegre.Sabem o conselho da Ministra? Cheguei à conclusão que esse é o mote dos políticos, todos eles, para nós, o povo idiota que os sustenta. Até quando?

Nenhum comentário: