segunda-feira, 16 de julho de 2007

Esportes em alta entre os brasileiros

http://www.consumidormoderno.com.br/web/interna.asp?id_canais=4&id_subcanais=5&id_noticia=12481&pg=

13 de julho de 2007 às 11h39

O consumo e a prática de esportes devem receber um grande impulso no Brasil com a realização dos jogos Panamericanos, mas seu impacto será diferenciado entre a população. Esta é uma das conclusões do relatório “Os consumidores de esportes no Brasil”, realizado pelo IBOPE Mídia com foco nos brasileiros que assistem e/ou praticam esportes no País. A análise, cruzando a frequência e variedade da prática esportiva com o consumo de mídia sobre o assunto, dividiu a população em 6 grupos diferentes: Superativos, Sports Fans, Esportistas de sofá, Saudáveis, Sedentários e Desinteressados.
“Estes grupos representam desde os que praticam intensamente esportes e também consomem muita mídia esportiva, até aqueles que não se interessam nem pela prática e nem pela audiência. De forma geral, 72% da população entre 12 e 64 anos se interessa de alguma forma por esportes, o que dá uma idéia do potencial deste mercado. São cerca de 45 milhões de pessoas”, explica Roberto Lobl, diretor do IBOPE Mídia. Apenas 18 milhões de brasileiros nesta faixa etária não se interessam de forma alguma pelo assunto.
O relatório mostra que 64% da população assiste esportes na TV, e 38% pratica alguma atividade física, ainda que de forma ocasional. Futebol e Caminhada se destacam entre os mais praticados, enquanto o Automobilismo, ao lado de Futebol, aparece entre os mais assistidos. “É interessante notar as diferenças de prática de acordo com o sexo. Enquanto homens preferem os esportes em grupos e de competição, as mulheres têm maior afinidade com esportes relacionados aos cuidados com o corpo”, afirma Lobl.
Além de dados sobre a prática e audiência esportiva no Brasil, o relatório oferece um perfil de cada grupo encontrado por meio de características sócio-econômicas, análise de opiniões, contato com a mídia, consumo de alimentos e artigos esportivos, entre outras. Também apresenta alguns dados comparativos com o resto da América Latina, mostrando que em relação a mídia esportiva os brasileiros têm um consumo sensivelmente maior que os outros países e, no tocante à prática, estão um pouco acima dos demais. “A combinação destes dois fatores faz com que o Brasil seja o país mais vinculado a esportes na América Latina”, finaliza o diretor do IBOPE.
O relatório “Os consumidores de esportes no Brasil” foi realizado com base no Target Group Index, um estudo contínuo de consumidores representativos da população brasileira residente nos principais centros de consumo do Brasil e aplicado pelo IBOPE Mídia, em parceria com a Kantar Research Media.

Nenhum comentário: