sexta-feira, 27 de julho de 2007

Impasse sobre veto de alimentos continua

26/07/2007 - 23h52m - Atualizado em 27/07/2007 - 00h12m

Torcedores jogam lanche próprio no lixo, já que não podem consumi-lo

http://pan2007.globo.com/PAN/Noticias/0,,MUL78159-3853,00.html

Priscilla Ribeiro Do GLOBOESPORTE.COM, no Rio de Janeiro

O impasse sobre a permissão ou não da entrada de comidas e bebidas nos locais de competição dos Jogos Pan-Americanos parece não ter fim. Nesta quarta-feira, foi anunciada novamente a liberação do consumo de alimentos nos jogos, mas isto não aconteceu.
O Comitê Organizador dos Jogos Pan-Americanos (CO-Rio) afirmou, por meio de sua assessoria de imprensa, que não recebeu notificação sobre o assunto, e, portanto, continuava proibida a entrada de lanches levados pelo público. O CO-Rio comunicou ainda que somente depois de ser notificado formalmente sobre o assunto poderá atender à Justiça.

Torcedora critica a medida
A pedagoga Marcia Cristina Carrera, de 46 anos, conta que isto está causando diversos transtornos aos torcedores, e que é complicado descobrir como está a briga judicial, já que, em apenas uma semana, a decisão mudou várias vezes. Ela levou a família ao Maracanãzinho para ver o jogo de vôlei masculino, na quarta-feira, e se irritou com a postura dos voluntários. Marcia conta que os alimentos estavam dentro da mochila e ela só entrou com eles porque imaginava que estivesse liberada a entrada.
- Isso é muito desagradável. Foi anunciado que o consumo de lanches próprios estava permitido. Por isso, levei um pacote de biscoito recheado e um saco de batata frita.
Marcia conta ainda que tanto o voluntário quanto o agente da Força Nacional de Segurança foram grosseiros.
- Eu não quis forçar uma situação, só não queria jogar o biscoito fora. Quantas pessoas passam fome diariamente? Eles foram mal-educados e chegaram a dizer que não entrariam nem eu nem os biscoitos, revolta-se Marcia que sugere que nestes casos haja um local para doar os alimentos.

Mais problemas
E a crítica da pedagoga não para por aí, ela falou ainda que senhoras foram impedidas de entrar com guarda-chuva, e que depois de 40 minutos de jogo foi comprar um refrigerante e um outro voluntário a impediu de passar sem apresentar o ingresso. Já nesta quinta-feira, Marcia conta que, apesar de saber que a liminar já permitia a entrada de alimentos, ela preferiu não levar lanche próprio para o Parque Aquático Maria Lenk para não se aborrecer.

Entenda o caso
Nos ginásios e estádios que abrigam os jogos do Pan, muitos torcedores consumiam lanche próprio do lado de fora antes do início das competições. A liberação do consumo ocorreu no dia 19, com a decisão da 11ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Rio, que aceitou a liminar do Ministério Público Estadual. Na sexta-feira, no entanto, o CO-Rio conseguiu cassar a liminar.
A decisão desta quarta-feira liberou o consumo nos locais de competição, mas proíbe a entrada de recipientes de vidro. A desobediência da norma pode resultar em prisão em flagrante.

Nenhum comentário: