sexta-feira, 27 de julho de 2007

Ingressos Pan VII

26/07/2007 16h54 Pan-americano

http://www.pernambuco.com/esportes/nota.asp?materia=2007726165434&assunto=222&onde=1

MP investiga falta de público com bilhete esgotado

Os espaços vazios nas arquibancadas, em partidas cujos ingressos se esgotaram, continuam um mistério. A explicação do CO-Rio é que 300 mil do total de 1,7 milhão de ingressos foram distribuídos para União, estado e prefeitura, e cerca de 30% vendidos para patrocinadores, agências de turismo e comitês olímpicos. Ocupar ou não esses lugares fica a critério de quem comprou ou recebeu as entradas, diz o CO-Rio.

A Promotoria de Defesa do Consumidor, do Ministério Público, poderá investigar o assunto. O promotor Ricardo Zouen ficou surpreso ao ver pela TV a partida entre as seleções femininas de basquete do Brasil e de Cuba, válida pelas semifinais do torneio, segunda-feira. Embora os ingressos estivessem esgotados há semanas, as arquibancadas da Arena Multiuso estavam praticamente vazias."Pelas imagens, havia 10% de público apenas", diz.

O promotor Rodrigo Terra, da 2ª Promotoria de Defesa do Consumidor da capital, já tem ação na Justiça contra o CO-Rio por conta de problemas na numeração dos ingressos. Ele também encaminhou representação à 26ª Promotoria de Investigação Penal para apurar um suposto crime de propaganda enganosa cometido pelo CO-Rio, devido à falta de ingressos nas bilheterias. Apesar de a venda em bilheterias ter sido anunciada, boa parte das entradas esgotou-se pela internet. O inquérito está em tramitação.Autoridades se eximem de culpaO governo federal, a prefeitura e o governo do estado garantem que os espaços vazios nas arquibancadas não ocorrem por sua culpa. Consultor de Política Social da Secretaria-Executiva do Comitê de Gestão Federal para o Pan 2007, do Ministério dos Esportes, José Ribamar Pereira Filho explica que os ingressos da União foram distribuídos para programas sociais:"Recebemos poucos ingressos de modalidades de maior apelo comercial e de público".

O governo do estado, por sua vez, alega ter optado por distribuir os 88 mil ingressos para a população de baixa renda. Foram montados cinco postos de troca em locais de grande movimentação, como a Central do Brasil, para os interessados trocarem um quilo de alimento por uma entrada. Os ingressos acabaram anteontem.

A prefeitura também garante que nada tem a ver com espaços vazios nas arquibancadas. Os cerca de cem mil ingressos foram repassados às secretarias, que os distribuíram para programas sociais, alunos da rede municipal e servidores.

Da Agência O Globo

Nenhum comentário: