quinta-feira, 12 de julho de 2007

Torcedor protagonista

Coluna

http://www.finalsports.com.br/03/comando/headline.php?n_id=54221&u=0%5C

10/07/2007 - 15:16:55 - por Evandro Krebs
A profissionalização e globalização do esporte têm proporcionado aos torcedores de futebol o amadurecimento social e a conscientização cultural de valores que agregam ideologia, poder, capacidade de crítica e transformação e influência política.

Foi-se o tempo do atropelo coronelista. Hoje, com a informação real e instantânea, todos integram um contexto de discussão e de contraditório amplo, transparente e democrático.

A objetividade e vigilância do torcedor moderno atropelam a subjetividade e romantismo do torcedor tradicional. Mais do que um processo de interação e entretenimento, o futebol tornou-se um negócio-espetáculo de visibilidade e, conseqüentemente, de interesses amplos e diversificados, refletindo o poder material e ideológico das sociedades e expressando sentimentos de rivalidade e de oposição como nenhum outro esporte.

O desconforto e a desarmonia aparecem quando as duas culturas colidem com jogos de interesses que significam a dissolução dos vínculos sociais, políticos e institucionais entre clube e comunidade.

As afinidades entre clube e torcedores podem, às vezes, ser expressas politicamente durante lutas em cima de objetivos coletivos, jamais personalistas ou individualizados.

Não restam dúvidas de que os clubes ajudam, sim, a promover formas mais profundas de identidade compartilhada e de solidariedade, entretanto, imprescindível, hoje e cada vez mais, a preservação de símbolos e princípios que garantam aspectos de ética e transparência, além da responsabilidade pela manutenção da chama interior e do encanto daquelas pessoas que garantem a sobrevivência do futebol: o torcedor

O Grêmio que vivemos consagra uma torcida apaixonada, madura, consciente e que não se deixa enganar ao primeiro flerte. Este torcedor desempenha o justo papel de agente protagonista da própria história. E que bela história!

Evandro Krebs.
evandro.krebs@final.com.br

Nenhum comentário: