quinta-feira, 30 de agosto de 2007

Índice de Fidelidade de Torcida

http://blogdojuca.blog.uol.com.br/

Por ANTONIEL CAMPOS

É possível medir, com precisão matemática, a fidelidade de uma torcida pelo seu clube de coração?
Bem, pelo menos no futebol, parece que isto agora é possível, segundo um estudo recentemente desenvolvido, que leva em conta o comportamento desta torcida, nas vitórias e nas derrotas do seu clube, e o quanto esta mesma torcida desembolsa para viver essas emoções.O IFT - Índice de Fidelidade da Torcida, é uma proposta, em nível nacional, de se medir o quanto uma torcida é fiel ao seu clube.
Não é seu objetivo apontar qual a maior torcida do país, mas sim a forma como cada torcida acompanha o seu clube, nos bons e nos maus momentos, ou seja, aquela que está presente nas derrotas, mas que também sabe valorizar as vitórias.
Para medir tal fidelidade, o estudo leva em conta três indicadores, que são:
1º) um indicador para a "má campanha" (MC) do seu clube, que é o histórico da presença da torcida nas derrotas durante o campeonato;
2º) um indicador para a "boa campanha" (BC), que é o reflexo da presença da torcida no conjunto de vitórias e
3º) o dispêndio (custo) financeiro que o torcedor tem para acompanhar os jogos do seu clube, expressado pelo valor médio do ingresso (VI).
Uma particularidade deste último indicador, o VI, é que o mesmo leva em conta, também, o peso do custo desse ingresso de acordo com a renda per capita do município-sede do clube mandante, pois, para um torcedor de determinada cidade que desembolsa o mesmo valor de ingresso que um torcedor de uma cidade com renda per capita maior que a sua, o peso daquele seu ingresso é maior, o que lhe confere, conseqüentemente, maior grau de fidelidade para com o seu clube, pois desembolsa, proporcionalmente, mais que aquele.
Na apuração desses três indicadores, há sempre a presença de uma parcela determinante para a boa ou má performance do IFT de um clube, que é a média de público pagante (mp), apurado, sempre, na casa do clube mandante de cada jogo, como forma de se medir, de fato, a presença de sua torcida.
Desta forma, desaparece o mito de que as grandes torcidas do país seriam, necessariamente, as mais fiéis aos seus clubes, pois o que passa a ser levado em conta, agora, é a presença de fato destas torcidas nas arquibancadas, nas derrotas e nas vitórias, nas alegrias e nas tristezas.

Ranking do IFT, após a 21ª rodada do brasileirão

- Série A :

1º......América............18.719

2º......Sport.................17.572

3º......Flamengo............6.981

4º......Fluminense.........5.778

5º......Cruzeiro..............5.378

6º......Grêmio...............5.229

7º......Náutico...............4.616

8º......Goiás..................4.392

9º......Internacional......4.261

10º.....Corinthians.......4.126

11º.....Botafogo.......... 3.703

12º....Atlético/MG......3.603

13º.....Palmeiras..........2.074

14º.....Atlético/PR.......1.122

15º.....Vasco...................805

16º.....Figueirense..........693

17º.....Paraná..................641

18º.....São Paulo............640

19º.....Santos..................284

20º.....Juventude............195

*Antoniel Campos é engenheiro civil

Nenhum comentário: