quarta-feira, 26 de setembro de 2007

Arena da Copa ou da Idade Média?

Da Redação do FutebolPR

Blog do Juca, 26.09.07 , http://blogdojuca.blog.uol.com.br/

CURITIBA - A Arena da Baixada é o estádio paranaense que compete para conseguir sediar jogos da Copa de 2014. Em apresentação aos fiscais da Fifa, no início deste mês, o Atlético a mostrou como um pedaço do paraíso. No entanto, se os mesmos fiscais estivessem no palco do clássico de domingo, teriam observado uma frestra do inferno. Pelo menos na área reservada ao Paraná Clube.
No local, todos os conceitos apregoados pela Fifa, para um estádio sediar jogos de uma Copa, foram jogados no lixo. A começar pela entrada dos tricolores na Arena. O acesso virou um corredor polonês, com torcedores sendo agredidos por seguranças particulares do Atlético e por policiais militares.
Além disso, o Estatuto do Torcedor foi rasgado. Por lei, 10% da capacidade do estádio deve ser destinada à torcida do time visitante. Com fitas e cordas, o Atlético demarcou um quadrilátero para fechar o cerco aos torcedores do Paraná, que não chegavam a mil presentes na Arena.
Dentro do estádio continuaram as transgressões ao fair play - filosofia difundida pela Fifa. Os tricolores não tiveram acesso aos banheiros da Arena. Foram instalados três banheiros químicos para os torcedores visitantes. Também lhes foi proibido acesso aos bares do estádio. Um quiosque para venda de bebidas substituiu a praça de alimentação.A intimidação também acompanhou os tricolores enquanto eles estiveram na Arena. Policiais armados com revólveres - a Fifa recomenda uso de armamento apenas no entorno dos estádios - e seguranças monitorando a torcida visitante fizeram parte do espetáculo oferecido pelo Atlético aos rivais.
Não é de hoje que torcedores adversários enfrentam métodos medievais na Arena. Nas decisões estaduais de 2004 e 2005, os do Coritiba também tiveram problemas, assim como os do Paraná em duelos recentes. Da mesma forma, não se trata de um privilégio exclusivo do estádio do Atlético. Outras praças esportivas pelo Paraná e pelo país afora tratam mal seus visitantes. A diferença é que elas não são candidatas a sediar uma Copa. A Arena da Baixada é.

Nenhum comentário: