domingo, 28 de outubro de 2007

Americanos preparam protesto inusitado

Sexta-feira, Outubro 26, 2007

http://futepoca.blogspot.com/2007/10/americanos-preparam-protesto-inusitado.html

Torcedores do já matematicamente rebaixado América-RN, que ainda não ultrapassou o União São João de 1995 como o pior time da história recente do Brasileirão (o aproveitamento hoje é de 16,67%), farão um protesto diferente no próximo jogo do clube, que é nesse domingo, contra o Flamengo, em Natal.

Eles querem reunir a maior quantidade possível de camisas dos times do "Sul" - Flamengo, Corinthians, São Paulo, etc. - para queimar ou rasgar os referidos uniformes no estádio.

O alvo dos americanos não são exatamente os times "sulistas". E sim os chamados "torcedores mistos", aqueles que torcem para um time do estado onde moram mas também são devotos de outra agremiação maior e de outro canto no Brasil.

O fenômeno, como se sabe, é muito comum no Nordeste. Com exceção de Bahia, Pernambuco e talvez o Ceará (Marcão Palhares que morou por lá me corrija), os habitantes desses estados torcem maciçamente para os times do Sudeste - Rio, principalmente - e deixam os clubes locais em segundo plano. O que já vem de anos, bem de antes da Rede Globo estender seu monopólio: o pai desse que vos escreve, piauiense de nascimento, torcia para o América do Rio quando morava em Teresina.

Não tenho opinião formada sobre o protesto dos americanos. A primeira reação é dizer algo como "eles têm que se preocupar com o time ridículo que colocaram no campeonato e não inventar desculpas!". Mas às vezes penso que a falta de cobrança típica dos torcedores não-fanáticos - aqueles para os quais "futebol é festa", e não coisa séria - pode mesmo prejudicar e até mesmo desmotivar os jogadores.

Vejam sobre a idéia do protesto na comunidade do América no Orkut.

Nenhum comentário: