sexta-feira, 5 de outubro de 2007

Blog: Fim de Jogo

Fim de Jogo

Acompanhe o que acontece nos arredores do Maracanã em dias de jogos. Veja também o que aconteceu durante o Pan 2007
http://www.fimdejogo.com.br/blog/

Sobre o Blog
Cansada de ver tantas brigas e confusões na saída dos jogos, resolvi parar de ser uma mera espectadora e fazer algo de útil. Foi assim que no dia 1 de fevereiro de 2004 surgiu o blog Fim de Jogo. Desde então conto tudo o que vejo da janela do meu apartamento. Para fazer isso juntei algumas peças interessantes: sou jornalista, moradora do bairro há mais de 30 anos e ex-freqüentadora assídua do Maracanã.
No início o slogan do blog era “acaba o jogo, começa a transmissão”, mas o blog foi crescendo e as necessidades aumentando. Passei então a falar, também, de lugares para estacionar, engarrafamentos, chegada dos torcedores, além das obras do Maracanã.
Meu marido Celso Pupo, que é fotógrafo, também trabalha comigo e meus filhos, também, seja quando vão ao estádio ou quando estão em casa. Afinal não dá para escrever e olhar ao mesmo tempo em algumas vezes. Recentemente passei a receber contribuições de colegas jornalistas, que ao passarem por perto do estádio, me ligam para contar algum detalhe.Esperamos poder contar aqui só sobre comemorações e alegrias, pois esse é o espírito do futebol, ou deveria ser.
Depois de muito trabalho conseguimos fazer a migração total dos textos do início do Fim de Jogo - que ficava no Blog-se, comunidade associada ao Comunique-se (Fim de Jogo - Blog-se). Agora só faltam algumas fotos de momentos marcantes, como as finais da Copa do Brasil, entre Flamengo e Vasco. Além destes jogos, confrontos de torcidas também estarão aqui na Galeria de Fotos.
http://www.fimdejogo.com.br/blog/sobre/

Já Virou Rotina
Mais uma vez, voltamos a ligar para a CBF para saber notícias a respeito da venda de ingressos para o jogo das Eliminatórias da Copa do Mundo - Brasil e Equador. Obtivemos a mesma resposta de todas as outras ligações: “Ainda não há informações a respeito”. Estamos tentando, mas está difícil. Fique ligado.
http://www.fimdejogo.com.br/blog/

Primeiro Jogo
Esse espaço é destinado há pessoas que irão ao Maracanã pela primeira vez e, por isso, não sabem dos detalhes que freqüentadores assíduos já estão acostumados. Também nesse tópico, você encontrará informações que são comuns em jogos, mas muita gente desconhece. Se você lembrar de itens que podem ser acrescidos, envie para o site – contato@fimdejogo.com.br .

Entradas e localização das arquibancadas:
Existem dois acessos. Um pela Avenida Maracanã, conhecido como Estátua do Belini, e outro pela Avenida Radial Oeste, conhecido como rampa da Uerj.
As torcidas do Flamengo e do Vasco têm locais fixos no estádio. A do Rubro-Negro, o acesso é feito pelo Belini e se localiza à esquerda das cabines de imprensa. A do time de São Januário, a entrada é feita pela Uerj e fica a direita das cabines.
As torcidas do Botafogo e Fluminense não tem local fixo em clássicos regionais. Elas se posicionam de acordo com a localização das torcidas do Vasco ou do Flamengo. Por exemplo, em caso do jogo entre Flamengo e Fluminense, a torcida do tricolor ficará a direita das cabines. Em caso de Vasco e Fluminense, os tricolores ficarão na esquerda das cabines. O mesmo vale para o Botafogo. Nas partidas entre Fluminense e Botafogo, a torcida alvi-negra fica no lugar da torcida do Vasco, ou seja, a direita das cabines e a do tricolor na esquerda, porém a entrada será feita pela Uerj, para a torcida do Fluminense e pelo Belini, a torcida do Botafogo .
Se o jogo ocorrer entre um time carioca e um de outro estado, haverá um espaço designado pela polícia para a torcida visitante. É muito importante observar as entradas para não acabar caindo em lugar errado.

Cuidado onde ficar!!
Preste atenção nas seguintes informações. Nas arquibancadas verdes ficam localizadas as torcidas organizadas, ou seja, não é aconselhado aos torcedores que nunca foram ao Maracanã ficarem nesse local. Procure o setor branco ou amarelo. No setor amarelo também se localizam torcidas organizadas, porém com um número menor de integrantes e com uma filosofia mais pacífica.

Entrada e localização das cadeiras comuns (inferior):
Há duas entradas para as cadeiras comuns. Uma fica na Avenida Radial Oeste e outra na Rua Professor Eurico Rabelo, ambas conhecidas como “bigode” devido ao seu formato. Normalmente, os torcedores ficam do mesmo lado da sua torcida da arquibancada, já que o setor é na parte inferior do estádio e abrange toda área da arquibancada.

Cuidado onde ficar!!
Embaixo das grandes torcidas organizadas é desaconselhável. Muitas vezes, por brincadeira (de mau gosto) bebidas, copos, etc (e outras coisas não muito agradáveis) são arremessados pelos torcedores na direção das cadeiras.

Entrada e localização das cadeiras especiais:
Há apenas uma entrada para as cadeiras especiais de todos os times. Se localiza na Rua Professor Eurico Rabelo, próximo a entrada das cadeiras comuns. Não é uma local, onde são registradas confusões, mesmo com a mistura das torcidas. É um setor muito tranqüilo da arquibancada, porém é a área do estádio com o maior preço do ingresso. Fica em cima das cabines de imprensa.

Venda de Ingressos:
A venda de ingressos é de responsabilidade dos clubes e não da Suderj, como muita gente imagina.
Para a venda antecipada, cada clube tem seus pontos de vendas. O preço também varia de acordo com a partida, já que são os clubes que definem isso. No dia do jogo, a compra de ingressos só é feita no Maracanã, com o número de bilheterias variando com o tamanho do jogo.
No Plano de Jogo, publicado aqui no Fim de Jogo, sempre antes de cada partida essas informações pode ser obtidas. Normalmente, a venda antecipada dos ingressos ocorre entre 11h e 17 h, já no dia do jogo os horários variam, então fiquem ligados no Plano de Jogo de cada partida.

Gratuidades:
Idosos, menores de 12 anos, ex-combatentes e deficientes têm acesso livre nas cadeiras comuns. Leve um documento comprovando. Por exemplo, carteira de identidade ou certidão de nascimento da criança menor de 12 anos ou do idoso.

Estacionamento:
Em primeiro lugar, vale ressaltar que é preciso atenção e cuidado para quem pretende vir de carro. Atender as orientações dos flanelinhas pode ser o início de um grande problema. Por muitas vezes, vimos carros sendo rebocados graças às informações erradas dessas pessoas. Há muitas vagas ao longo da Rua Professor Eurico Rabelo e Rua Professor Manuel de Abreu. As pequenas ruas transversais também são uma boa opção. Ainda existe o estacionamento da UERJ, mas é preciso chegar cedo para conseguir uma vaga. Para usar este estacionamento venha pela Av. Radial Oeste e entre logo depois de passar pelo estádio (à esquerda).

Conselho de Amigo
Mesmo depois de ler todas essas informações, é aconselhável ir ao jogo acompanhado de alguém que já freqüente o estádio. Evite chegar em cima da hora ao Maracanã para não pegar tumulto. Na saída, principalmente em jogos muito grandes, cuidado na descida da rampa das arquibancadas. Procure andar pelas laterais, evitando o centro. Muitas vezes só é possível ver o problema quando estamos dentro dele.
Ou seja, é só ter um pouco de atenção e bom senso para aproveitar a partida. Curta o jogo e respeite o adversário. Isso é uma lição de cidadania.
http://www.fimdejogo.com.br/blog/primeiro-jogo/

Maracanã do Futuro. Será?
Com certeza vamos ficar na torcida para que os projetos saiam do papel e aconteçam de verdade. Para matar a curiosidade, vejam as fotos, liberadas pela Suderj. Também fico viajando e pensando em como estará o Fim de Jogo em 2014, acompanhando de tão perto tudo o que vai acontecer por aqui.
Entre as novidades está a cobertura de todas as áreas onde o público estiver e a infra-estrutura em torno do estádio.
Fotos: http://www.fimdejogo.com.br/blog/?p=1458

Nenhum comentário: