terça-feira, 30 de outubro de 2007

A Copa e os vira-latas

http://futepoca.blogspot.com/2007/10/copa-e-os-vira-latas.html

Daqui a pouco (agora são 11h20, o anúncio está previsto para 12h30), vão anunciar o escolhido para sediar a Copa de 2014, e deve ser o Brasil. Essa história tem me incomodado nos últimos tempos. Não necessariamente o fato, que muito me agrada, mas pela repercussão que tem acontecido na mídia. O tom geral do discurso (salvo viagens de minha parte) é que nós não temos condições de organizar o evento.
Ora, o que a África do Sul tem que nós não temos? Nós temos estádios em estado questionável, gestores bandidos, organizadas violentas e outros bichos, é tudo verdade, mas será que, depois desse tempo todo jogando bola por aí, não dá pra organizar um torneio que "nem tem segundo turno", citando Garrincha? Há 57 anos, ainda que por falta de opção, o Brasil fez sua Copa e, salvo engano, não foi nenhum desastre. Em 70 e, mais recentemente, 86, foi a vez do México, essa potência do futebol e da economia. Em 2002, Japão e Coréia do Sul, com toda sua tradição futebolística, seguraram o rojão.
Na Inglaterra não tem torcida violenta? O mesmo na Itália, que ainda teve recentemente um baita escândalo de manipulação de resultados, além, é claro, do governo Berlusconi (dono do Milan), que enfrenta dúzias de acusações de corrupção e favorecimento. Aposto que ninguém questionaria uma Copa nesses países.
Nada contra nenhum dos supracitados, ao contrário. Mas se eles têm condições, por que não nós? Menos complexo de vira-latas, por favor.

Nenhum comentário: